TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS





Melhoria da operação do helpdesk em ambiente de TI.










GUARATINGUETÁ

2013


Adriano Francisco Arezo Santos, Mat. 236791

Alex Silva Figueiredo, Mat. 236374

João Marcelo Barbosa Ferreira, Mat. 236376

Luana Lopes Ferreira, Mat.






Estudo dos problemas para redução da necessidade de suporte (Helpdesk)

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PROJETO DE AÇÃO PROFISSIONAL

2º PERÍODO










GUARATINGUETÁ

2013

RESUMO

A proposta desta atividade é montar um sistema de helpdesk com menor custo possível, motivo que levou à escolha de um software opensource, hardware com configuração simples para os usuários e equipamentos mais robustos como servidores para processamento mais complexos.

O sistema operacional GNU Linux (distribuição Ubuntu), é uma das distribuições mais simples de se utilizar, além de seguro e totalmente customizável. Para se garantir segurança, grupos de trabalhos serão criados com diversas permissões, assim o usuário terá apenas previlégios inerentes á sua função. Para a administração do computador e da rede somente os analistas de sistemas, evitando-se assim problemas na manutenção do Sistema Operacional / rede.

O software de helpdesk será gratuito e customizável de acordo com a necessidade do cliente, com a vantagem adicional de uma imensa comunidade de contribuidores deste software, que visam a melhoria continua do programa na busca de soluções de ordem prática, operacional e gerencial às áreas de suporte técnico, como Helpdesks e Service Desks.

Para uma melhor compreensão e visualização, a proposta será ilustrada através de diagramas de caso de uso - diagramas BPMN.






ABSTRACT

The porpouse of this activity is to make  a  helpdesk system with  lowest possible cost, this way make  us  to choice  a  opensource software,  hardware with  simple configuration to the final  users

and more robusts like a servers to the process more complex.

The operational system GNU Linux (Ubuntu distribution), is one of the most simple software to work, in addition to be secure and fully customizable. To ensure safety, work groups will be created with several permissions, in this way the users will have just permissions to their jobs. To administrate the computers and the network, just Systems Analysts, avoiding maintenance problems with the Operational System/network.

The helpdesk software will be free according to client need, with additional advantage to access a huge contributors of its software, aimed the continuing at improving the practice, operational and managerial solutions in product support, like Helpdesks and Service Desks.

To a better understanding and visualization, the porpouse Will be ilustrated using the diagrams of use cases – diagrams BPMN.
































SUMÁRIO

Configuração dos Servidores

        Hardware

SO

Softwares

Configurações das Máquinas dos Usuários

Hardware        

        SO

        Softwares

Backup

        Hardware

        Software Backup


Project Charter (Termo de Abertura do Projeto)


WBS - Work Breakdown Structure


Plano de Gestão de Riscos



Estudo de Caso

Questionário de pesquisa para funcionários da empresa quanto às suas necessidades e atuação da área de informática, especialmente no tocante às atividades de suporte e help desk.

        Apresentar os sistemas de informação existentes na empresa com breve descrição. Havendo um sistema de help desk, apresente que informações comuns estão presentes nas bases de dados deste e de outros sistemas da empresa. Não havendo um sistema desse tipo, diga quais informações essenciais ele deve ter e se essas informações estão presentes na base de dados de outros sistemas da empresa.


































  1. Introdução.
  1. Objetivo



Configuração dos Servidores

        Hardware

SO

Softwares

Backup

        Hardware

        Software Backup

Servidores

        

Configurações das Máquinas dos Usuários

A decisão por máquinas mais simples para os clientes foi devido ao fato de se utilizar equipamento mais avançado nos servidores, onde todo o processo “pesado”  vai ser processado. Concentrando todo o processamento nos servidores ainda nos dá o benefício de integridade dos dados, sendo que só existirão em uma única fonte.


Hardware

Abaixo segue os componentes de hardware e as justificativas da escolha:


Teclado ABNT PS2 com apoio ergonômico para pulso

        o atendente de help desk passará várias horas por dia em frente ao computador, é necessário que haja o apoio ergonômico para posicionar os punhos na altura ideal para digitação, evitando lesões e desconforto.


Mouse Óptico com mouse pad com apoio ergonômico para pulso

        o atendente de help desk passará várias horas por dia em frente ao computador, é necessário que haja o apoio ergonômico para posicionar os punhos na altura ideal para digitação, evitando lesões e desconforto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (368.3 Kb)   docx (153.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com