TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Unidade de Aprendizagem: Metodologias e Projetos de Software

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância 1 (AD1)

Unidade de Aprendizagem: Metodologias e Projetos de Software – AD1

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o texto a seguir:

Visão Geral do Sistema

A empresa a 10 anos no mercado “Flores S.A “realiza a venda de flores ornamentais e artigos voltados ao processo de jardinagem. O dono da floricultura pretende com o sistema obter um melhor controle de seu estoque e de suas vendas aumentando a eficiência no atendimento.

Requisitos Funcionais

1. O sistema deve permitir a manutenção (inclusão, alteração e exclusão) de clientes da floricultura. Os atributos para cada cliente são: nome, endereço, cidade, estado, telefone, e-mail, documento de identificação (CPF ou RG), data de nascimento.

2. O sistema deve permitir a manutenção de todos os produtos vendidos na floricultura com os seguintes atributos: código do produto, descrição, custo, data de recebimento do produto, prazo de validade, quantidade, fornecedor.

3. O sistema deve permitir o controle de vendas dos produtos emitindo cupom fiscal, controle do caixa, relatórios estatístico dos produtos mais vendidos dentro do período informado.

4. É fundamental para a floricultura o controle de produtos que estão com sua validade vencida ou ainda a vencer dentro de um período.

5. O sistema deve permitir o controle da entrega do produto no cliente. A empresa possui 4 entregadores que se revezam nas entregas ao cliente sendo que o mesmo realiza a cobrança fazendo o acerto no caixa no momento de seu retorno à loja. O cliente ao receber a entrega assina o canhoto de recebimento. É fundamental para a floricultura o controle da hora de saída, hora de recebimento da entrega para o cliente. Ao sair, o atendente informa ao sistema que entregas foram destinadas a cada entregador. Ao retornar o entregador informa ao sistema o seu retorno, a data e a hora em que a entrega foi realizada.

6. O sistema deve permitir o pagamento por cheque, cartão e dinheiro. As entregas poderão ser pagas por cheque ou cartão somente no ato da compra ou no ato da encomenda. Produtos a serem pagos no ato da entrega, serão faturados somente em dinheiro. Serão aceitos cheques somente de clientes previamente cadastrados e aprovados pelo gerente.

7. Caso ocorra problemas na entrega (não encontrou o endereço do cliente) o sistema deve permitir a baixa do produto e sua reentrada no estoque.

Requisitos não Funcionais

Confiabilidade

  • O sistema deve ter capacidade para recuperar os dados perdidos da última operação que realizou em caso de falha.
  • O sistema deve possuir senhas de acesso e identificação para diferentes tipos de usuários: gerente, funcionários da floricultura.

Eficiência

  • O sistema deve responder a consultas on-line em menos de 5 segundos.

Portabilidade

  • O sistema deve ser capaz de executar em sistema operacional Windows XP e Linux.

Usabilidade

O projeto de interfaces deve ser centrado no usuário sendo que o mesmo será modelado a partir da modelagem das tarefas.

1. Após a leitura utilizando seu conhecimento sobre análise estruturada identifique as entidades externas, processos e depósitos de dados para o estudo de caso da “Floricultura Flores S.A.” conforme estudos vistos no decorrer da disciplina. Para cada item identificado complemente com sua descrição. (3,5 pontos)

Resposta da Questão 1:         Acho que em entidades externas poderia entrar o atendente da floricultura que digita os dados dos pedidos...

Entidades Externas

Descrição

1. Floricultura Flores S.A.

O sistema deve ser capaz de executar em sistema operacional Windows XP e Linux

2. Função de Segurança do Sistema cadastrados pelo Usuário.

O sistema deve possuir senhas de acesso e identificação para diferentes tipos de usuários: gerente, funcionários da floricultura.

Depósitos de Dados

Descrição

1. Manutenção de dados de clientes da empresa

O sistema deve permitir a manutenção (inclusão, alteração e exclusão) de clientes da floricultura. Os atributos para cada cliente são: nome, endereço, cidade, estado, telefone, e-mail, documento de identificação (CPF ou RG), data de nascimento.

Processos

Descrição

1.Controle de Produtos

É fundamental para a floricultura o controle de produtos que estão com sua validade vencida ou ainda a vencer dentro de um período.

2. O sistema deve permitir o pagamento por cheque, cartão e dinheiro

O sistema deve permitir o pagamento por cheque, cartão e dinheiro. As entregas poderão ser pagas por cheque ou cartão somente no ato da compra ou no ato da encomenda. Produtos a serem pagos no ato da entrega, serão faturados somente em dinheiro. Serão aceitos cheques somente de clientes previamente cadastrados e aprovados pelo gerente.

2. No decorrer da disciplina você estudou diferentes modelos de desenvolvimento de software. Faça um comparativo entre o modelo tradicional incremental e o modelo ágil Extreme Programming (XP) identificando suas principais diferenças. (1,5 pontos)

Resposta da Questão 2:

Modelo Incremental

Modelo Extreme Programming (XP)

  • Combinação entre os modelos linear e de prototipação
  • Desenvolvimento é dividido em etapas uma a uma até a finalização e em cada etapa é realizado um ciclo completo de desenvolvimentos e novas funcionalidades são adicionadas ao sistema.
  • Cada etapa praticamente produz uma versão diferente de software.
  • Baseado em requisitos vagos e que se modificam rapidamente, ágil para pequenas e médias equipes
  • O conhecimento do problema evolui à medida do desenvolvimento e as novas funcionalidades também.
  • As iterações produzem constantes versões que são analisadas diretamente pelo cliente que produz comentários e opiniões que servirão para a próxima iteração.
  • O objetivo do XP é tornar o projeto flexível, diminuindo o custo a possíveis mudanças. O código produzido é tomado como indicador de progresso do projeto.

                Principais diferenças entre os modelos incremental e Extreme Programming

  • Abordagem incremental
  • Feedback constante

A comunicação entre as pessoas é encorajada. Metodologias tradicionais, por exemplo, se preocupam muito em se adiantar ao aparecimento de problemas, o que causa o seu desenvolvimento cansativo e desgastante para seus colaboradores. As metodologias ágeis pregam a adaptação aos problemas ao meio do ciclo de desenvolvimento, ou seja, uma forma de projeto muito mais flexível e produtiva. Para uma metodologia ser realmente ágil ela deve aceitar as mudanças e não prever o futuro. Sabendo que metodologias tradicionais se fazem proveitosas em projetos que os requisitos de software são estáveis e requisitos futuros são previsíveis, e que este modelo de desenvolvimento é muito difícil de ser atingido, o uso das metodologias ágeis na grande maioria dos projetos se faz muito mais proveitosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (395 Kb)   docx (412 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com