TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade Federal da Paraíba

Por:   •  1/3/2019  •  Seminário  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal da Paraíba

Questionário – 2ª Unidade

1.  a)         É notável que os avanços da tecnologia causam um impacto significativo no modo em que as empresas funcionam. No caso da Azul, ela teve que procurar um modelo que melhor se adequasse às suas necessidades naquela época.

Com a área de TI da empresa sempre atualizada, buscando novas estratégias e inovando, a consequência era estar sempre um passo à frente de seus concorrentes, gerando assim uma certa vantagem sobre as outras empresas, fazendo com que seu crescimento fosse rápido e exponencial, consolidando-se rapidamente no mercado.

 

     b)  - Permitiu a integração com diversos dispositivos de mercado, oferecendo mais         flexibilidade à Azul;

- O CaaS oferecia o serviço de tarifação centralizada, o que permitia a Azul a ter visibilidade das suas contas telefônicas sem perder o foco nos negócios;

- Contemplou também a aplicação de mensagens unificadas, permitindo ao usuário o acesso às mensagens de voz, e-mail, etc. pelo telefone ou computador;

- Era uma solução segura que possuía disponibilidade de quase 100%, otimizando assim os custos, já que o serviço era contratado sob demanda;

- Possuía atualização tecnológica constante, trazendo assim agilidade para que a área de TI acompanhasse o ritmo dos negócios.

2.  A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

Adaptar-se a mudanças é algo imprescindível no campo dos negócios. Com o mundo constantemente evoluindo, é de extrema importância que essa área também acompanhe essa evolução, sempre procurando melhorar, pois se algo fica ultrapassado, logo torna-se obsoleto e acaba perdendo mercado.

No caso da Azul, se ela não houvesse apostado nessa nova forma de tecnologia que foi implantada na empresa, haveriam grandes chances de existir erros futuros que poderiam comprometer o funcionamento da mesma. Além disso, o conceito SOA serviu para manter a área tecnológica da empresa sempre atualizada, trazendo assim a agilidade necessária para que a área de TI acompanhasse a área de negócios.

3. O papel do gestor de tecnologia é importantíssimo, pois como bem se sabe, a área de TI é o esqueleto de qualquer empresa. É imprescindível que o responsável por essa área tenha um espírito de liderança nato e saiba lidar com as adversidades que possam aparecer pelo caminho, como o exemplo da Azul.

A empresa ainda estava buscando se consolidar no mercado e possuía apenas um pequeno ramal disponível para seus usuários. A atitude do gestor de TI foi procurar uma solução que melhor se adequasse as carências da empresa naquele momento; foi quando ele encontrou o hBCS, uma solução flexível e que poderia crescer de acordo com a demanda. Essa ideia implantada foi um sucesso, e a Azul já vislumbra replicar essa estratégia para outras áreas da empresa.

Se o líder tivesse se omitido para solucionar os problemas que a empresa vinha enfrentando, provavelmente ela teria tomado outro rumo que desconhecemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com