TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA DA VIRTUDE

Por:   •  10/4/2019  •  Abstract  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Aluna: Gabriela Gempka Carvalho

Curso: Engenharia Civil – 2A

Como se relacionam os conceitos de felicidade e de virtude, tendo em atenção a ética de Aristóteles?

Aristóteles, em seu livro, sustenta que as ações humanas são justificadas pela busca da felicidade, a qual considera como um bem maior, um bem supremo. Acreditava que quem age visando o bem comum, é feliz. Também aponta os bens relativos e os bens intrínsecos, em que o primeiro é necessário para a vida cotidiana do homem e o segundo são os bens supremos e no qual se a felicidade se encaixa.

O filósofo ainda aborda três modos de vida: o prazer, que depende das circunstâncias, a política, que depende dos outros e a contemplação, na qual se encontra os homens livres com vida ativa e tempo livre. Ter prazer não pode substituir o conceito de felicidade, pois como sempre depende das circunstâncias pode ocorrer rapidamente. Aristóteles afirma que a melhor maneira de ser feliz é ter uma vida de contemplação, na qual o homem tem o tempo livre para fazer o que quiser (isso acarreta numa atividade com propósito de criar algo que traga a felicidade). Para ele, ser feliz implica em uma transformação interior de cada um, no sentido de se tornar independente das coisas que ele considera como “vícios”. Considerava, ainda, que a felicidade é a finalidade última (o bem que se justifica por si próprio) de todos os homens, a qual era o fruto do saber viver.

As virtudes, para ele, estão associadas com ações que por sua vez podem vir acompanhadas com o prazer ou com a dor. A virtude se estabelece na prática de boas ações, como por exemplo, agindo com justiça e coragem, tornando-a assim uma qualidade. Expõe ainda que a virtude adquirida pelo autocontrole possibilita a ação correta do homem.

Conclui-se, a partir da definição da felicidade para Aristóteles, que a felicidade é um “ato da alma” segundo a virtude. Para Aristóteles, a virtude é a conduta virtuosa que procura o bem primordial, o qual chamou de felicidade individual, e consequentemente de todos da sociedade. Relata que a virtude é o que garante a felicidade ao homem, e ainda declara que “a felicidade é a realização do exercício da virtude”.

 Assim segundo Aristóteles o ser humano só alcança seu fim, bem supremo, se agir segundo a sua virtude que considera como sendo a Razão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com