TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADS - 1 Semestre - 100% online - Portfólio I

Por:   •  13/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 desenvolvimento 5

3.1 INTERFACE 5

3.2 INTERAÇÃO 6

3.2.1 DESIGN DE INTERAÇÃO 6

3.3 CONCEITO DE USO 7

3.3.1 USABILIDADE 7

3.3.2 COMUNICABILIDADE 8

3.3.3 APLICABILIDADE 8

3.4 NORMAS ISO 9126, ISO 9241 E ISO 13407 9

3.4.1 NORMA ISO 9126 9

3.4.2 NORMA ISO 9241 9

3.4.3 NORMA ISO 13407 10

4. SISTEMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO 10

4.1 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO 11

5. POLÍTICAS DE SEGURANÇA E AUDITORIA 13

6 CONCLUSÃO 18

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o tema Sistemas Computacionais desde a sua pesquisa inicial até a sua utilização pelos usuários finais, passando pelas etapas de prototipação, criação, testes e implementação;

Trata também das questões éticas envolvidas em todas as etapas, especialmente no que tange a questões de confidencialidade de assuntos internos das empresas clientes.

2 OBJETIVO

Nesta atividade pretendemos mostrar a importância dos sistemas computacionais para o desenvolvimento sólido das empresas, uma vez que estes auxiliam diretamente nos resultados ao permitir que as tarefas sejam automatizadas e ao mesmo tempo facilitam em tomadas de decisões mais acertadas pois permitem que dados até então desconexos sejam analisados de forma mais coerentes e completas;

Também será tratado sobre questões éticas que envolvem os sistemas computacionais, tanto na sua fase de criação, implementação e utilização por usuários finais e clientes;

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 INTERFACE

Podemos entender por interface qualquer elemento que proporciona uma ligação entre dois sistemas diferentes e que não poderiam ser ligados diretamente.

Segundo o dicionário, interface é o “conjunto de meios planejadamente dispostos sejam eles físicos ou lógicos com vista a fazer a adaptação entre dois sistemas para se obter um certo fim cujo resultado possui partes comuns aos dois sistemas, ou seja, o objeto final possui características dos dois sistemas.”

Podemos identificar interfaces em tudo o que promove algum tipo de interação, seja ela na área de TI ou em qualquer outra área do nosso cotidiano.

Um exemplo que podemos citar, não relacionado a TI, é o outdoor. Neste, não temos utilização direta de tecnologia e, através do mesmo, consegue-se fazer uma conexão entre uma empresa e um cliente, gerando assim uma possível negociação entres estes.

Como exemplos também temos a televisão, o carro, um fogão residencial, um mural de empresa; enfim, tudo o que faz qualquer tipo de ligação entre dois ou mais elementos;

Relacionado a informática, podemos citar como exemplos de interface o computador pessoal, o smartphone, a internet, uma linguagem de programação ou qualquer outra tecnologia que serve para integrar e viabilizar a comunicação entre usuários e usuários ou entre sistemas e usuários.

É de extrema importância, e por isso não podemos deixar de falar neste trabalho, a questão do design de interface uma vez que, tendo esta o objetivo de fazer a interação entre elementos diferentes, é fundamental que ela seja de fácil entendimento para ambas as partes, bem como que permita fácil interação e mantenha o usuário no controle.

3.2 INTERAÇÃO

Podemos definir interação por qualquer ação entre dois elementos, em que seja gerada ou não uma alteração de estado.

Se falando de Interação Homem-Computador, um dos grandes desafios que podemos citar é a tentativa de garantir a facilidade de uso do sistema sem que isso comprometa a sua segurança e sua funcionalidade, uma vez que esta interação precisa necessariamente ser simples para o usuário, segura para garantir a integridade e em muitos casos a confidencialidade dos dados e apesar disso, precisa dar acesso a todas as funções que o sistema oferece.

Falamos que uma boa interação homem-computador têm-se em uma interface em que o usuário consegue realizar suas ações (atividades) com facilidade e que este não consiga, ou não precise enxergar e entender a tecnologia envolvida para a realização desta atividade;

3.2.1 DESIGN DE INTERAÇÃO

Design de Interação é a atividade prática e criativa, cujo objetivo final consiste em desenvolver um produto que ajude os usuários a atingir as suas metas.

Normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema, design de interação é a configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato.

É especializada em projetos interativos como websites, jogos eletrônicos e softwares e tem foco nas relações humanas feitas através de meios interativos que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.

Os Modelos de Ciclo de Vida mostram como as atividades estão relacionadas umas com as outras; são ferramentas de gerenciamento;

Existem diversos modelos de ciclo de vida para design de interação, dentre os quais destacam-se: cascata, espiral e JAD/RAD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com