TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE PONTOS POR FUNÇÃO

Por:   •  24/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

IUESO – INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO

CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – 2º PERÍODO

ALUNOS: MATHEUS SOUSA SILVA E RUBENS ALMEIDA COSTA DA SILVA

DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ANÁLISE DE PONTOS POR FUNÇÃO

Estimativas de Software

Goiânia, 10 de outubro de 2019

Análise de Pontos por Função (APF)

É uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, visando a estabelecer uma medida de tamanho, em Pontos de Função (PF), considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário. A medida é independente da linguagem de programação ou da tecnologia que será usada para implementação. A APF mede o que o software faz, independentemente de como ele foi construído.

A técnica de APF consiste em atribuir um índice numérico a cada uma das funcionalidades do software, conforme a sua complexidade, a partir de um conjunto de critérios padronizados. A partir desses índices é determinada uma medida inicial de tamanho, a qual é normalizada através da incorporação de um conjunto de fatores relacionados ao software como um todo. Como resultado tem-se a quantidade de Pontos de Função do software. A técnica compreende todas as atividades relacionadas à construção e entrega dos requisitos funcionais, desde a especificação dos requisitos, passando pela análise e modelagem, até a codificação e testes, incluindo também artefatos tais como manuais de utilização.

Seus principais objetivos são:

• Medir a funcionalidade dos sistemas independentemente da tecnologia

• Identificar um padrão de medida para a produtividade e qualidade

• Fornecer ferramenta para auxiliar nas estimativas de desenvolvimento de software;

• Possibilitar o uso por diferentes projetos, em diferentes empresas e ambientes variados, demonstrando consistência na comparação;

• Ser compreensível pelo pessoal não técnico;

• Ser utilizável em todo o ciclo de desenvolvimento do software;

• Ser um processo simples de mensuração;

• Ser conciso e consistente

O processo de medição ou de contagem de pontos de função é baseado na avaliação dos requisitos funcionais do usuário, como descrito nos artefatos do projeto, cujo procedimento está descrito pelo IFPUG em seu Manual de Práticas de Contagem (Counting Practices Manual). É importante destacar que pontos de função não medem diretamente esforço, produtividade ou custo, sendo uma medida de tamanho funcional do software. Porém, à partir do tamanho funcional, correlacionando com outras variáveis torna-se possível identificar produtividade, estimar esforço e/ou custo de projetos de software.

Segue os tipos de função utilizadas na APF:

ALI (Arquivo Lógico Interno)

É um grupo logicamente relacionado de dados ou informação de controle cuja manutenção é feita pela própria aplicação. Sua função principal é armazenar dados mantidos dentro da fronteira da aplicação através dos processos da aplicação. Os ALI contribuem para o cálculo de pontos de função com base na sua quantidade e complexidade funcional relativa. As informações de controle são dados usados pela aplicação para garantir total conformidade com os requisitos das funções do negócio definidas pelo usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com