TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CATEGORIAS DAS MEMÓRIAS

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.770 Palavras (16 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE PRIVADA DE ANGOLA

FACULDADE DE ENGENHARIA

CURSO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA

Docente: Eng. António Pedro Correia António

LUANDA - ANGOLA

MAIO / 2017

UNIVERSIDADE PRIVADA DE ANGOLA

FACULDADE DE ENGENHARIA

CURSO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA

MEMÓRIAS

[pic 2]

NÚRIO CARLOS GOMES MIRANDA FIGUEIREDO

Nº 1017792

Trabalho Investigativo Nº 01 referente a disciplina

De Arquitectura de Computador, 2º Ano, Sala 28, Turma

EIM/2.1, Curso de Engenharia Informática da

Universidade Privada de Angola.

LUANDA - ANGOLA

MAIO / 2017

Índice

INTRODUÇÃO        4

BREVE HISTORIAL        5

ENIAC        5

Memória de núcleo de ferrite        5

Memória de semicondutor        5

DRAM        5

CATEGÓRIAS DAS MOMÓRIAS        6

UNIDADE BÁSICA DE MEMÓRIA        7

ORGANIZAÇÃO DA MEMÓRIA        7

TIPOS DE MEMÓRIA        8

        RAM        8

Figura 1:        8

Figura 2:        9

        ROM        9

        MEMÓRIA CACHE        10

Figura 3:        11

VELOCIDADE E FREQUÊNCIA        11

TEMPO        12

PERIFÉRICOS DE ARMAZENAMENTO        12

DISCO FLEXÍVEL        12

DISCO RÍGIDO        13

Figura 4:        13

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

Neste trabalho que me foi incumbido, falarei das Memórias (Definições, velocidades, tempo de frequência e os periféricos).

Vamos começar por definir o tema principal.

Memória: é um componente eletrônico do computador que pode receber, armazenar e fornecer informação. Ela é formada por grande quantidade de células que actuam como diminutos condensadores capazes de reter as cargas eléctricas recebidas e de indicar, graças a elas, cada bit de informação. Em geral, quando se fala de memória está se fazendo referência à memória RAM (Random Access Memory, memória de acesso aleatório), que constitui a zona de trabalho do microprocessador. Todos os programas e dados manejados pelo processador ficam temporariamente armazenados nessa memória, capaz de acessar de modo rápido e aleatório, e de conservar, qualquer dado.

Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado.

Em um computador, as memórias desempenham um papel tão importante quanto o da CPU. Uma CPU veloz só terá eficiência se a memória for também veloz e relativamente grande. Assim, quando a quantidade de memória RAM é pequena, o sistema é obrigado a usar o disco rígido como uma memória auxiliar, só que o desempenho cai muito.

Na informática, memória representa todos os dispositivos que podem armazenar informações, temporária ou permanentemente. Ou seja, são os componentes internos que armazenam informações (memória RAM, disco rígido, pendrive, cartão de memória, etc). A unidade básica de memória é o dígito binário (os famosos 0 e 1, que são os dados manipulados por todo o computador).

BREVE HISTORIAL

A computação começou nos anos quarenta e utiliza a melhor tecnologia disponível para armazenar dados; primeiro, válvulas, e mais tarde, fitas magnéticas. À medida que a tecnologia melhorou e se miniaturizou, estes dispositivos se tornaram cada vez menores ao mesmo tempo em que armazenavam cada vez mais informações. Dos anos sessenta até hoje, a tecnologia de memórias continua avançando, aumentando a velocidade e funcionalidade de computadores, telefones e outros aparelhos digitais.

ENIAC

No início dos anos quarenta, a última palavra em tecnologia era a válvula. Uma placa carregada mantinha uma corrente que era lida pela polaridade da placa, de forma que os dados retornados eram zero ou um. Este era o suporte de armazenamento de um único bit. Válvulas mais complexas possuíam várias placas internas e eram capazes de armazenar muito mais dados.

O Computador e Integrador Eletro-Numérico, ou ENIAC (sigla em inglês), usava 20.000 válvulas de base octal para calcular até vinte números de até dez casas decimais cada. Memória de núcleo magnético

No fim dos anos quarenta, memórias de núcleo magnético foram desenvolvidas em uma tentativa de capturar e armazenar dados enquanto a energia era desligada e as válvulas perdiam alimentação. Esta foi a memória não-volátil mais estável até que o transístor foi inventado.

Memória de núcleo de ferrite

A memória de núcleo de ferrite foi usada por um curto período de tempo durante a mesma época. Ela foi construída com uma matriz de anéis ou núcleos de ferrite envolvidos com fios que saíam para os lados. Cada anel ou núcleo poderia manter uma memória de uma carga magnética transmitida a ele por um certo tempo. Esta era uma tecnologia difícil de miniaturizar e por isso acabou fracassando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (470 Kb)   docx (230.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com