TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade em dispositivos móveis

Por:   •  17/1/2017  •  Monografia  •  3.282 Palavras (14 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 14

UFPR – Ciência da Computação

Aluna: Jaqueline Fernanda Borges Nande Simão

Tema: Acessibilidade em dispositivos móveis

"Para as pessoas, a tecnologia torna as coisas fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis." (Mary Pat Radabaugh)

Introdução

Uma das motivações deste trabalho é a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, que é denominada a lei da inclusão da pessoa com deficiência[1]. O capítulo 2 refere-se ao acesso à informação e à comunicação. Para o nosso trabalho, mais especificamente, no artigo 63 desta lei temos que “É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.".

Dado a obrigatoriedade da acessibilidade somado aos incentivos fiscais garantidos às empresas que investirem neste tema, a demanda de aplicação de acessibilidade em sites tem crescido. Há na literatura, muitas diretrizes para guiar programadores quando o requisito é acessibilidade em web sites. A mais importante dessas diretrizes foi proposta pela W3C na década de 90 com o projeto WAI (Web Accessibility Initiative)[3].

O cenário de acesso à internet com o crescimento de uso de aparelhos celulares mudou. Segundo o IBGE[4] em 2014, o número de pessoas que possuem mais de 10 anos que tem telefone móvel celular aumentou 142,8% em relação ao ano de 2005. Em números, em 2014 foram levantados na pesquisa 80,3 milhões de pessoas com aparelho móvel. A pesquisa do IBGE também levantou índices de acesso à internet através de dispositivos móveis. Investigando os domicílios com acesso à internet, 80,4% ou seja, 29,6 milhões deles fazem acesso através de celulares e mais de 20% dentre os domicílios pesquisados acessam à internet por meio de tablets. Ainda na mesma pesquisa podemos constatar que hoje o uso de dispositivos móveis ultrapassou o uso de microcomputadores para navegar na internet.

Dado o cenário apresentado, o desenvolvimento de aplicações móveis tem crescido e há pouca literatura para embasar os softwares produzidos para que sejam acessíveis visto que o crescimento da utilização dessa tecnologia é recente.

Problema

Falta de um guia prático para implementação de acessibilidade em dispositivos móveis.

Objetivo

Propor um novo conjunto de soluções baseados nas diretrizes já existentes, para que programadores com pouco ou sem conhecimento em acessibilidade possam desenvolver aplicativos acessíveis.

Metodologia de pesquisa usada para este trabalho

O tema deste trabalho surgiu durante o desenvolvimento de um aplicativo em uma empresa privada. O requisito 'acessibilidade' foi exigido durante o desenvolvimento de uma ferramenta que atualmente está no mercado.

Ao pesquisar sobre o assunto, pode-se perceber que há pouca literatura relacionada a acessibilidade em dispositivos móveis para usuários cegos, e quanto à literatura existente, poucas são claras e objetivas.

Partindo deste cenário, o método utilizado para basear a pesquisa foi primeiramente a busca por palavras-chave no site google.com e scholar.google.com. As palavras usadas foram: acessibilidade, acessibilidade android, acessibilidade móvel, acessibilidade mobile, diretrizes w3c, wai, acessibilidade usuários cegos, acessibilidade contexto mobile.

Trabalhos e artigos relacionados a acessibilidade no âmbito web sites em computadores pessoais foram excluídos. Os demais trabalhos que foram selecionados são os seguintes

Busca obtida através do Google scholar

Acessibilidade android:

http://www.tise.cl/volumen10/TISE2014/tise2014_submission_231.pdf

Acessibilidade móvel:

http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2393540

http://www.revistageintec.net/portal/index.php/revista/article/view/68

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wtdwebmedia/2014/004.pdf

Acessibilidade mobile

http://www.eati.info/eati/2013/assets/anais/artigo245.pdf

Diretrizes W3C:

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbsi/2009/007.pdf

Busca por palavras chave em www.google.com

Wai:

https://www.w3.org/WAI/

Acessibilidade usuarios cegos:

http://www.tise.cl/volumen10/TISE2014/tise2014_submission_231.pdf

Acessibilidade contexto mobile

http://www.eati.info/eati/2013/assets/anais/artigo245.pdf

http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/16869/1/Dissertacao%20de%20Agebson%20Rocha%20Facanha.pdf

A partir dos textos selecionados, foi feita a leitura integral dos documentos. Em todos podemos constatar o crescimento do uso de celulares por portadores de necessidades especiais. Para basear o trabalho em dados estatísticos sobre o uso de celulares, foi consultado o site do IBGE, buscando por palavra-chave: celular.

Após a compreensão dos textos, foi desenvolvido um novo conjunto para guiar os desenvolvedores quanto a cada componente do android.

Acessibilidade

Segundo Nicholl[2], acessibilidade é o termo geral usado para indicar a possibilidade de qualquer pessoa usufruir de todos os benefícios de uma vida em sociedade, entre eles, o uso da Internet.

O artigo [5] citando Rocha e Baranaukas diz que 'Acessibilidade, no âmbito dos dispositivos móveis, é a possibilidade de uma aplicação ser acessada por todas as pessoas, independente de suas limitações. O Slogan da SBC diz “possibilitar o acesso universal a essa nova computação e todo o seu potencial deve ser a premissa básica de qualquer futuro desenvolvimento” '.

Uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com