TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e a Inovação na Computação

Por:   •  9/7/2021  •  Ensaio  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 5

As teorias de administração são tão antigas quanto as grandes sociedades de certa forma, datando desde os antigos povos mesopotâmicos até os dias de hoje. Apesar disso, como em muitas outras áreas, a administração se desenvolveu consideravelmente nos últimos séculos, quando surgem várias das escolas que fundamentam os sistemas atuais. Apesar de contemporâneo, o mercado de tecnologia da informação (TI) compartilha diversas técnicas de administração com indústrias tradicionais, e herda muitos conceitos de mercados já bem estabelecidos.

Cada teoria de administração foi originada em um meio e em uma época diferente, visando solucionar diferentes problemas. Sendo assim, suas aplicações, naturalmente, têm diferentes cenários nas quais podem ser implementadas. É preciso analisar e compreender o problema em mãos antes de adotar um modelo de administração. O texto tem como objetivo uma breve discussão e análise sobre alguns dos modelos aplicáveis às empresas de tecnologia.

A quebra e padronização dos processos, por exemplo, permeia o desenvolvimento de software e permite tanto funcionários melhor especializados como facilidade no treinamento de novos funcionários. Nas empresas de TI, a busca por pessoal qualificado e a preocupação com boa remuneração e bom ambiente de trabalho remontam os primeiros esforços em busca de alta produtividade na indústria.

É notável que nem todos os conceitos são intercambiáveis entre uma montadora de carros e uma fábrica de software: um processo de desenvolvimento de software muitas vezes não é quantificável ou previsível, e o estudo de tempos e movimentos pode ser impreciso. Por outro lado, as teorias de qualidade total, decorrentes do enfoque sistêmico e desenvolvidas por Deming, Feigenbaum e Ishikawa, são bem aplicáveis no caso de empresas de tecnologia da informação.

O ciclo PDCA, proposto por Deming, também está muito relacionado com as empresas de tecnologia atuais. Cada vez mais, essas empresas buscam por métodos e ferramentas que facilitam o planejamento de tarefas (Plan) e a execução das mesmas (Do), como as metodologias ágeis (Scrum, Lean, Kanban, Smart, entre outras) ou os conceitos de DevOps e BizDev. Além disso, técnicas para o monitoramento de serviços e análise de dados (Check) são utilizadas para promover melhorias e novas funcionalidades (Act) contribuindo para um sistema de desenvolvimento contínuo.

Deming também indica a importância de ter um saber profundo sobre o sistema e do objetivo do mesmo. Isso porque buscar desempenho individual sem otimização entre as partes gera relações perde-ganha, que não são benéficas para o todo. Podemos pensar novamente nas interfaces BizDev e DevOps, que têm o papel de integrar setores antes disjuntos e que para isso precisam conhecer com propriedade ambas as partes com as quais interagem.

A valorização da opinião dos clientes e a utilização dela para entender a qualidade do produto também é um conceito de extrema importância na área de TI. Organizações que se preocupam com as áreas de Customer Happiness / Experience e conseguem desenvolver boas ferramentas para entender as necessidades, desejos e pontos de vista de seus clientes geram diversas oportunidades de crescimento, já que podem analisar a qualidade do produto percebida pelo público alvo e assim propor e desenvolver tarefas que aprimorem-o ainda mais.

Ainda relacionado à qualidade, temos outra virtude no desenvolvimento de software que é a teoria do conhecimento. Ter poder de previsão é estratégico dada a dinamicidade do mercado de TI, e entender as causas de sucessos e fracassos é de vital importância para a manutenção da qualidade dos sistemas. Tratar um problema de forma reativa e sem base teórica pode gerar mais variabilidade e atrapalhar o diagnóstico do mesmo. Além disso, o conhecimento e o controle do sistema permite que futuras alterações sejam precisas, mitigando a chance de efeitos colaterais inesperados.

A administração do produto em si também pode ser vital em alguns casos. Visto que a maioria dos produtos de TI são sistemas integrados que requerem manutenção e melhoria constantes, muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com