TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo projeto de investimento

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 15

PROJETOS DE INVESTIMENTOS

Em uma economia internacional cada vez mais complexa e mais intrincada, onde o dinheiro precisa ser colocado, cada vez mais, a serviço da produção econômica, o planejamento e a realização de investimentos se caracteriza como o grande desafio do universo empresarial, envolvendo, também, os profissionais da área econômica, como os economistas, os administradores e os contabilistas. Ou seja, nunca como nos dias atuais foi tão complicada a tomada de decisões acerca da alocação de quantidades de dinheiro no desenvolvimento de atividades produtivas.

E, a dificuldade acima referenciada nasce do fato de que todo investimento produtivo, por mais simples que seja, demanda, nos dias atuais, a inversão de quantias muito significativas de dinheiro. Montar um barracão físico de atuação, comprar máquinas e equipamentos, treinar funcionários, tudo tornou-se extremamente caro. E, esta situação de alta exigibilidade financeira aconteceu em função de 02 (dois) movimentos distintos. De um lado pelo encarecimento do valor do dinheiro, a partir da valorização do dólar dos Estados Unidos da América e da utilização das moedas nacionais como ferramentas de combate à inflação; de outro, pelo aumento da complexidade técnica das máquinas e dos equipamentos. Tudo, hoje, é tecnologizado, computadorizado, mas tudo é muito caro. Em 1990, uma colheitadeira agrícola, para conformação de colheita de soja e milho, custava por volta de USD$ 100,000.00 (cem mil dólares norte-americanos), hoje um equipamento de mesmo gênero custa por volta de USD$ 550,000.00 (quinhentos e cinquenta mil dólares norte-americanos). É verdade, porém, que o equipamento atual é imensas vezes mais produtivo e, por isto, se paga. Mas, é preciso reconhecer que ficou bem mais difícil adquiri-lo.

Vale destacar, também, que além de as demandas financeiras dos investimentos terem sido grandemente aumentadas, é importante destacar, ainda, que os bancos e os fundos de investimentos ficaram bem mais exigentes e passaram a exigir contingentes mais expressivos de garantias, sobretudo de garantias colaterais financeiras, visando garantir o pagamento dos financiamentos e das inversões de investimentos, o que tornou o cenário dos investimentos ainda mais complicados de serem executados. De outro lado, é preciso citar, também, que surgiram clubes e estruturas organizadas outras especializadas em descobrir e consolidar investimentos produtivos considerados de alta capacidade de geração de lucros financeiros. E, as realidades constatadas, ao mesmo tempo em que dão mais efetividade aos projetos de investimentos bem concedidos, exigem que os mesmos sejam calcados em planos técnicos efetivamente bem construídos e dotados de visão profissional. Daí a necessidade de construção dos chamados PROJETOS DE INVESTIMENTOS.

- Projetos de Investimentos

Os Projetos de Investimentos são mecanismos técnicos por meio dos quais se dá total conformidade técnica às propensões de alocação de recursos para quaisquer das 04 (quatro) efetividades de negócios, quais sejam: dar conformidade inicial a uma empresa ou a um negócio econômico; ampliar uma empresa ou um negócio econômico; modernizar uma empresa ou um negócio econômico; conformar adequação técnica ou tecnológica de uma empresa ou de um negócio econômico. Ou seja, o Projeto é um mecanismo que dá conformidade técnica às propensões de investimentos, permitindo que os referidos – investimentos – sejam efetuados com o mínimo de desperdício de dinheiro ou de recursos financeiros. Afinal, a grande preocupação dos analistas e dos gestores de investimentos é fazer com que não se gaste um único centavo além do efetivamente necessário em cada investimento realizado. E, quanto mais próximo desta meta, mais eficiente será o investimento efetivado.

É importante mencionar, ainda, que os projetos ou planejamento técnicos de investimentos, para merecerem a conformação de elementos técnicos, precisam conter:

a) previsões efetivas de qual(is) o(s) investimento(s) a ser(em) executado(s);

b) previsões efetivas de qual(is) o(s) montante(s) financeiro(s) necessário(s);

c) previsões acerca das necessidades temporais e materiais do(s) investimento(s);

d) previsão(ões) do(s) montante(s) financeiro(s) a ser(em) investido(s);

e) previsões acerca do(s) período(s) temporal(is) de maturação econômica do(s) investimento(s) a ser(em) realizado(s);

f) previsões efetivas de receitas ou recebimentos financeiros e despesas e/ou de saídas financeiras;

g) previsões efetivas do(s) teor(es) de lucratividade econômico-financeira que o(s) investimento(s) pretende(m) conformar;

h) referenciação da real capacidade de pagamento do(s) investimento(s) projetado(s).

Há que se destacar, ainda, que quando se fala em conformação projecional da capacidade de pagamento de um investimento projetado, é preciso que se referencie, com o maior teor possível de precisão, não somente o que irá ocorrer, pretensamente, em termos de recebimentos, de gastos e de lucratividade operacional, mas também o Ponto de Equilíbrio Financeiro, a Margem de Segurança e o Tempo de Retorno previsto do investimento, até mesmo porque, quando existem demandas de financiamento, é preciso verificar se o tempo concedido de pagamento, por parte do organismo financiador é compatível com o tempo referenciado no projeto.

É importante que se referencie, ainda, que existem situações que são tão lógicas e tão normais que nem precisariam ser explicitadas, mas é bom que todos os fatores a serem configurados sejam suficientemente apresentados e mencionados, sob pena de alegações futuras de que algo não fora solicitado. Assim, é preciso que se referencie, desde logo, que o projeto financeiro necessita ser acompanhado dos seguintes elementos de complementação:

a) Projetos Executivos, que delineiam todas as edificações civis que farão parte do(s) investimento(s), destacando-se que o mencionado deverá ser acompanhado das plantas baixas, os orçamentos financeiros, dos cronogramas temporais de execução das obras, bem como de todas as licenças e documentos legais que se fizerem necessários;

b) Termos de Orçamentação de Máquinas e Equipamentos, que referencia quais serão as máquinas e os equipamentos que comporão o spread de conformação do(s) investimento(s), lembrando que será necessária a anexação dos documentos que especificam as condições de funcionamento dos elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com