TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Heurística conforme Método Nielsen

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Utilize a avaliação heurística de interfaces gráficas proposta por Nielsen para identificar violações na seguinte interface:

[pic 1]

Número

Heurística Violada

Problema

Severidade

1

1

Embora tenha uma barra de progresso, seria interessante mostrar uma previsão de quanto tempo falta para concluir a tarefa. Imagine uma situação em que um usuário copie uma grande quantidade de arquivos, ou que esteja copiando para um dispositivo muito lento, pode equivocadamente achar que a operação travou.

 2

2

2

Está ocorrendo uma cópia de arquivos entre o o PC e um Dispositivo, Device. Para os usuários, “PC” pode ser facilmente associado ao computador mas usuários que não tenham uma introdução apropriada aos termos técnicos, a maioria, podem achar estranho o termo dispositivo -  que mesmo assim pode ser de entrada, saída... O ideal seria o SO reconhecer qual o tipo de dispositivo, no caso um smartphone.

A mesma coisa em relação ao caminho da cópia. O uso das unidades de disco “C”, “D” remontam as interfaces de texto, poderia ser usado um nome mais amigável.

2

3

4

Podemos ver pelo caminho, de onde e para onde é feita a cópia dos arquivos que existe uma contradição com o título, uma inconsistência. O título informa que está sendo feita uma cópia de arquivos do PC para o dispositivo mas logo abaixo podemos ver que é uma cópia do dispositivo, que foi “montado” pelo SO e teve atribuída a letra “D:”, para o disco “C:”, ou seja, é uma cópia do smatphone para o HD principal do PC.

 

3

  1. Faça uma análise nos principais softwares que você utiliza no cotidiano e identifique algum tipo de violação das heurísticas de Nielsen. Você deverá apresentar a interface problemática, bem como sugerir uma solução para o problema.

Uso diariamente um aplicativo de gerenciamento de projetos que seria um prato cheio para esta atividade, mas infelizmente por ser de uso restrito e ter informações confidenciais não seria prudente. Cito esta informação pois é um exemplo de como a IHC não é levada em consideração nas fábricas de software nacionais.

Optei então, até como contribuição, fazer uma análise da principal ferramenta de EAD da CEUCLAR, o Sistema Gerenciador de Aprendizagem – SGA.


A – Tabela com análise

Número

Heurística Violada

Diagnóstico

Severidade

1

10 e 4

Se existe link para o “Fale Conosco” e “Acessibilidade”, deveria haver também um de ajuda pois embora na aula inaugural tenha uma introdução ao uso do SGA o ideal é que o usuário possa ter onde consultar um manual para tirar dúvidas à medida que usa o sistema. Existe um tutorial de uso, mas ele está junto com links técnicos para resolução de eventuais problemas de uso com navegadores e o Acrobat. Para acessa-lo deve se clicar em “sobre” e depois em um “aqui” (Aqui você encontrará algumas configurações para obter um melhor funcionamento do Sistema.) que, conforme se pode ler, não deixa claro que tem um link de ajuda.

Na tela inicial tem uma mensagem de boas vindas que linka tanto ao suporte técnico quanto aos tutoriais acima citados mas ela é prejudicada pelo pop-under de recados (abaixo) e pela diagramação pois acaba se confundindo no dia-a-dia por não ter uma cor diferente nem qualquer recurso que ajude a chamar a atenção.  

Existe um “Links úteis” que é o mesmo que o “Aqui...” do “Sobre”.

 

2

2

9

O site tem uma área de banners que poderiam ser agrupados em outras áreas. Por exemplo, a área de busca do Google Acadêmico e o da biblioteca poderiam estar em uma mesma área (junto com os ícones de “Biblioteca” e “livro-textos” do menu superior. Informações como data e hora são irrelevantes e somente contribuem com a confusão da interface.

Ter três áreas de menus, com um deles contextual, adiciona complexidade desnecessária ao sistema. Assim como as áreas de menu podem ser agrupadas em um único, os ícones também podem. “Início” é desnecessário, cito mais adiante. “Videoaula”, “Biblioteca” e “livro-textos” podem ser agrupados em um menu “Conteúdo”. Da mesma forma, os ícones “Boletim”, ”Meus Dados”, “Secretaria/Tesouraria” e talvez até o “Loja”, possam ser agrupados em um único menu.

 

3

3

8 e 5

Atualmente o site é confuso e forma de navegação induz ao erro e causa lentidão. Abaixo detalho uma proposta baseada em um layout pago (US$ 15) desenvolvido com o framework CSS Bootstrap.

3

4

6

Ás vezes aparecem mensagens de erro que são indecifráveis para os leigos. É possível capturar essas mensagens de erro do Servidor WEB e direciona-las a páginas com mensagens mais compreensíveis.[pic 2]

Abaixo um exemplo que encontrei, não muito bonito mas explica o que é e propõe soluções.

[pic 3]

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (950.9 Kb)   docx (842.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com