TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações de Gerenciamento de Redes

Por:   •  28/10/2017  •  Artigo  •  4.644 Palavras (19 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 19

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB

APLICAÇÕES DE GERENCIAMENTO DE REDES

Marcos de Sousa Bezerra [1]

Resumo

A gerência de redes atualmente é um tema de alta relevância nas vertentes da tecnologia da informação, mesmo com sua ampla gama de ferramentas de suporte, não existe uma abordagem estrita de como e qual ferramenta é a certa para maior efetividade com sua aplicação em um ambiente de trabalho. Qual é a forma mais indicada de se obter uma solução mais clara e objetiva para algum evento na rede? Qual é a ferramenta que mais se torna apta para se fazer isso? Qual desses softwares oferece melhor eficiência e é mais completa para determinada situação? Este artigo científico propõe-se a esclarecer com clareza as questões supracitadas e outras possíveis ao decorrer dele. O principal foco é demonstrar ao profissional dessa área, e a quem a almeja, qual é a mais indicada para se obter uma solução ideal em suas aplicações em gerência de redes. É de suma importância explanar que, visando à economia de recursos financeiros, será abordada como principal meta o uso de ferramentas baseadas em software livre, ou seja, produtos isentos de custos para o profissional que a irá utilizar e os que mais se adequam aos questionamentos acima. O maior desafio dos técnicos dessa área é prover uma redução significativa nas taxas de erros e imprecisões que acontecem nas redes em situações, lugares e até pessoas com perspectivas de uso distintas, tentando-se, assim, promover homogeneidade nas aplicações e efetividade na utilização dos mesmos.

Palavras-chave: Redes. Gerenciamento de Redes. Software Livre.

1. Introdução

Para que essas ações sejam executadas com eficácia e segurança, torna-se necessário o gerenciamento e inspeção de cada camada da rede utilizando ferramentas de monitoramento, que serão responsáveis por verificar a todo instante a disponibilidade dos equipamentos e dos serviços oferecidos pelas redes. Tais ferramentas podem conter custos ou não, acarretando um investimento adicional no orçamento empresarial.

A principal motivação e razão de escolha do tema deste artigo está em demonstrar que é possível um gerenciamento eficaz e funcional nas redes utilizando-se softwares livres, o que contribui para que as empresas possam obter isenção/redução de custos neste âmbito sem deixar de levar em conta a qualidade dos serviços.

Tem-se como objetivo geral analisar as ferramentas com base em software livre para evidenciar sua eficiência com relação ao custo/benefício nas empresas e repartições. Para que isso seja possível será feita uma avaliação de suas características, funcionalidades e desempenho; identificando-se os aspectos que influenciam na gerência e também as características do gerenciamento que levam a uma maior eficiência no monitoramento das redes.

A metodologia aplicada a este artigo será uma pesquisa exploratória e é de cunho bibliográfico, ou seja, os conceitos, enumerações, características e dados em geral serão extraídos por coleta de dados sejam eles físicos ou eletrônicos.

O seguinte artigo se divide da seguinte maneira:

O capítulo 2 trata de forma geral os conceitos relativos às redes de computadores e seus principais tipos. O capítulo 3 aborda conceitos sobre software livre. O capítulo 4 mostra uma síntese acerca do gerenciamento de redes e quais os principais protocolos utilizados para o provimento da mesma. O capítulo 5 e suas ramificações descrevem algumas características de cada ferramenta de gerenciamento de redes bem como uma comparação entre elas. E, por fim, no capítulo 6 e 7 serão elucidadas os resultados e a conclusão de acordo com os dados explicitados.

2. Redes

As redes de computadores foram criadas com um objetivo, o compartilhamento de informações, o que não se esperava, era como outros dispositivos além de computadores fariam uso dessa arquitetura, na atualidade nossos celulares televisões até carros, também usam esse meio para realizar a comunicação, como monitoramento de câmeras, impressoras, telefone ip e outros dispositivos que usam a internet, o conceito de maquinas e equipamentos locais conectados compartilhando e utilizando serviços e recursos; é muito importante, entender como essa comunicação é feita quais são os meios de transmissão, interfaces, topologias física e logica, saber como são estruturada as redes e uma fator importante para se manter esse serviços;

A Arpanet foi a primeira rede de internet que se iniciou em 1960 essa foi a mãe da internet hoje conhecida, o departamento de defesa americano criou a primeira rede composta por quatro maquinas que se comunicavam entre si pela rede telefônica utilizada para fins militares para realizar a Comunicação por correios eletrônico assim surgiu a ideia de redes de computadores.Na evolução das redes o primeiro modelo de quatro maquinas ligadas ente si apresentam algumas características negativas, se um ponto entre elas parar de se comunicar todo a rede é comprometida, não existe a possibilidade se um serviço dedicado pois a rede depende de outros computadores específicos, logo a arquitetura de rede precisou criar modelos de redes para se ter performance na disponibilização de serviços e recursos assim dois modelos de redes com suas características, rede ponto a ponto e rede cliente servidor

2.1. Redes Ponto-a-Ponto

TANENBAUM (2011) as define como conexões entre conjuntos de máquinas individuais. Para ir da origem ao destino, um pacote nessa topologia de rede talvez tenha que visitar primeiro uma ou mais estações intermediárias.

[pic 1]

Figura 1: Rede Ponto-a-Ponto.

Fonte: http://vivermaisredes.com.sapo.pt/imgs/tipologiasdasredes/pontoaponto.jpg

2.2. Redes cliente-servidor

TORRES (2009) elucida que neste caso existe o servidor, um computador que produz recursos para os demais computadores da rede. Essa modalidade de rede tem como maior finalidade ser aplicada em conjuntos com mais de dez computadores regidos pela máquina citada acima, abaixo temos um figura que ilustra o conceito.

[pic 2]

Figura 2: Rede Cliente-Servidor.

Fonte: http://www.angelfire.com/my/jimena/so2/com_guia2.htm

3. Software Livre

Já ouvimos falar muito em software livre, mas o que realmente significa essa expressão, todo software livre é de graça? e porque fazem tanta diferença para a gerencia de redes. Todo programa de computador é desenvolvido com linguagens especificas e na maioria dos casos o desenvolvedor não fornecer o código fonte do seu programa e tem seu código protegido pelos direitos autorais. Mas essa pratica vem mudando ao longo dos tempos, em meado dos anos 80 na faculdade Massachusetts um programador iniciou o projeto GNU, uma plataforma de software livre onde o usuário pode executar alterar e distribuir sem cobrar qualquer valor para uso do software, um outro conceito de software livre é desenvolvimento em comunidades que compartilham seus códigos fontes, o trabalho coletivo favorece todos, assim mais de uma pessoa e beneficiada, hoje muitas empresas grandes são parceiras do software livre um bom exemplo são o Google, RedHat; o software livre é uma realidade que não se pode negar. O Linux e o maior exemplo de software livre com muitas aplicações, um bom exemplo é sistema android presente na grande maioria dos celulares, muitos se beneficiam dos avanços conquistados, o software livre caminha para substituir boa parte dos programas com código fechado, nesse conceito cresce o número de defensores do software livre em todos os seguimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (294.1 Kb)   docx (839.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com