TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura de Sistema Operacional

Por:   •  29/5/2015  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Arquiteturas de um Sistema Operacional

1 - Arquitetura monolítica

Nesta abordagem o SO inteiro é executado como um único programa no modo núcleo. A organização mais comum é aquela que estrutura o sistema como um conjunto de rotinas que podem interagir livremente umas com as outras.

Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários procedimentos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável.

- Grande desempenho.

- Uma falha pode paralisar todo o núcleo. O sistema pode parar por causa de um erro.

- As interfaces e níveis de funcionalidade não são bem separados nem estão unificados. O excesso de liberdade torna o sistema vulnerável.

2 - Arquitetura em camadas

Divide o sistema operacional em sistemas sobrepostos. Cada módulo oferece um conjunto de funções que pode ser usado por outros módulos. A vantagem da estruturação em camadas é isolar o sistema operacional, facilitando sua alteração e depuração, além de criar uma hierarquia de níveis de modos, protegendo as camadas mais internas.

O empilhamento de várias camadas de software faz com que cada pedido de uma aplicação demore mais tempo para chegar até o dispositivo periférico ou recurso a ser acessado, prejudicando o desempenho do sistema.

Não é óbvio dividir as funcionalidades de um núcleo de sistema operacional em camadas horizontais de abstração crescente, pois essas funcionalidades são inter-dependentes, embora tratem muitas vezes de recursos distintos.

3 - Arquitetura de mensagens

É uma arquitetura funcionalidades são quase todas executadas fora do núcleo, em oposição a um núcleo monolítico. Os processos se comunicam com um núcleo mínimo, usando o mínimo possível de "espaço do sistema". Neste local os aplicativos têm acesso a todas as instruções e a todo o hardware e deixando o máximo de recursos rodando no "espaço do usuário" (user-space) em que o software tem algumas restrições, não podendo acessar alguns hardwares, nem tem acesso a todas as instruções).

Uma tendência dos sistemas operacionais é tornar o núcleo menor e mais simples possível e para implementar esta ideia o sistema é dividido em processos.

Desta forma, sempre que uma aplicação deseja algum serviço ela solicita ao processo responsável, assim, a aplicação que solicita um serviço é chamada de cliente e o processo que responde a solicitação é chamado de servidor.

- O sistema operacional passa a ser de mais fácil manutenção.

4 - Sistema Operacional orientado a Máquina Virtual

Máquinas virtuais não são máquinas estendidas com arquivos e outras características convenientes.

São cópias exatas do hardware, inclusive com modos núcleo/usuário, E/S, interrupções e tudo o que uma máquina real tem.

- Cada VM pode executar qualquer SO capaz de ser executado diretamente sobre o hardware.

- Diferentes VMs podem executar direrentes SOs.

Richard Reis

Daniel Rodrigues

Adriel Soares

Wallison Henrique

Wallis Eduardo

Wagner Silva

Victor Hugo

Sarah Ketlen

Kamila Oliveira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com