TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e Organização de Computadores

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

As memórias de múltiplos níveis (MLC) são mais baratas e suportam uma densidade de dados maior, já as memórias de único nível (SLC) duram mais, suportam uma faixa de temperatura operacional mais ampla, consomem menos energia e o procedimento de remoção ou gravação de dados é mais rápido. Em se tratando das características dos novos tipos de memória semicondutoras não-voláteis do tipo flash, explique com detalhes as diferenças e comparações nos modos de leitura e gravação dos dados entre os métodos SLC (single-bit cell) e MLC (Mult-Level Cell).

Os dispositivos de armazenamento SSD, intitulados como discos de estado sólido são produzidos hoje com memória flash e utilizam as tecnologias single-level cell (SLC) e multi-level cell (MLC) onde possuem a mesma finalidade. Independente da mesma finalidade, elas têm características diferentes de seu uso em suas aplicações.

Nos chips do tipo SLC o armazenamento de cada circuito é feito através de um bit de informação, enquanto que nos chips do tipo MLC em cada circuito é armazenado mais de um bit de informação podendo chegar até quatros vezes mais no nível 3, em comparação ao tipo SLC. Isso torna o custo dos chips do tipo MLC mais viáveis em relação ao tipo SLC, devido a possibilidade de um volume maior de gravação de informação. Por essa razão os dispositivos SSD que possuem os chips MLC são mais baratos no mercado. Contudo essa opção não torna o modelo MLC mais vantajoso em alguns aspectos como a vida útil, armazenamento lento de informação, maior taxa de erro, maior consumo de energia e elevados níveis de temperaturas geradas pelo armazenamento de mais bits. Geralmente os chips SLC permitem aproximadamente até 100.000 ciclos de informações, enquanto que os chips MLC permitem algo em torno de 10.000 ciclos de informações.

Com essas características diferentes, a tecnologia SLC mesmo sendo de custo elevado, é indicada para aplicações que necessitem de mais confiabilidade na gravação e na vida útil, como utilizado no ambiente corporativo, pois suportam altas temperaturas e consomem menos energia.

Já a tecnologia MLC é indicada para aplicações que não demandam de tanta confiabilidade, como os pen-drives, cartões de memórias, entre outros itens de uso mais comercial ou pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (79.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com