TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ferramentas de Big Data

Por:   •  18/11/2018  •  Dissertação  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Aluno: Everton A. V. Avelino                        Matrícula: 03557

Aluno: Weliton Pereira Vieira                        Matrícula: 03556

BIG DATA

As ferramentas de Big Data são de grande importância para as empresas, pois ajudam a interpretar com velocidade, grande volume de dados e de grande variedade, pois analisa dados estruturados(ligados) e não estruturados(independentes) e também as novas informações geradas nessas correlações.  Com elas é possível ter uma, e  traçar melhores estratégias, tomadas de decisões, reduzir custos, aumentar a produtividade em uma empresa construindo um banco de dados com informações confiáveis para melhorar a experiência com o cliente.

O Big Data é amplamente aplicado, voltado não apenas para negócios, mas para qualquer área/segmento, saúde, entretenimento, educação,ele também  pode ser usado de diversas outras maneiras, como por exemplo: Uma startup brasileira usa o Big Data para armazenar movimentações que são captadas por um conjunto de câmeras, sensores de movimento e roteadores. Logo em seguida esses dados são enviados para uma plataforma em nuvem e convertidos em relatórios que analisam os hábitos de compra do consumidor. Os indicadores incluem tempo de permanência, horários de pico,taxas de retorno e fatores que levaram o cliente a comprar. Essas informações podem ser aplicadas em diversas áreas do varejo, tais como acompanhar o retorno de uma ação de merchandising, desenvolver o layout da loja de acordo com os produtos que os clientes mais compram, desenvolver treinamentos para equipes comerciais.

De forma bem comprovada, o Big Data pode ajudar os empreendedores a melhorar o desempenho do negócio, existem pelo ao menos quatro usos de Big Data no apoio a eficácia empresarial: Previsões de Mercado e prognósticos, operações, gestão de talentos, identificação de problemas.

Outro exemplo de uso de Big Data nos negócios citado no site do SEBRAE é quando um pequeno restaurante pode cruzar informações meteorológicas com o histórico de consumo dos clientes. Com a análise dessas informações, a empresa pode desenvolver um método de sugestão de cardápio baseado na previsão do tempo para a semana. Se houver um período frio e seco, a empresa pode oferecer caldos e massas, enquanto em épocas de altas temperaturas, promoveria opções de refeições leves e sobremesas geladas.

O conhecimento em Big Data é um dos mais solicitados pelos postos de trabalho em grandes empresas. O cientista de dados deve ser capaz de mergulhar em um imenso oceano de informações para identificar padrões de comportamento humanos ou mecânicos e, assim, ajudar grandes empresas a tomar decisões importantes.

Até recentemente, esse perfil profissional era praticamente exclusivo para matemáticos, estatísticos e especialistas em TI, mas as necessidades do mercado mudaram o campo de estudo e se abriram para perfis mais diversos, como estudantes de negócios, marketing ou publicidade.Essa democratização também permitiu que muitos empresários e pequenas empresas usassem essa tecnologia para evitar riscos econômicos que poderiam levar ao fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com