TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas de armazenamento

Por:   •  3/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Medidas de Armazenamento

Na informática também existe meios de calcular o tamanho de cada arquivo, a medida de armazenamento é muito importante, por isso precisa se prestar muita atenção na capacidade de cada unidade de armazenamento. Este meio de armazenamento nós permite guardar arquivos para posteriormente ser utilizados.

Assim como podemos medir o liquido através de litros, distancia através de metros, podemos calcular o tamanho de cada arquivo do computador. As medidas que podemos utilizar no computador são: bit, Byte, kilobyte, Megabyte, Gigabyte, Terabyte, pentabyte, hexabyte, Yotabyte.

Bit: É a menor unidade de medida da informática.

Byte: É a segunda menor medida da informática, ela equivale 8 bits, e com apenas 2 bytes é possível processar ou salvar uma letra.

Kilobyte: 1024 bytes é equivalente a 1 kilobyte.

Megabyte: É equivalente a 1024 kilobyte.

Gigabite: É equivalente a 1024  Megabyte, esta unidade de medida é a mesma que usamos em Pen drives, Smarphone, cartões de memoria entre outros, esta unidade de medida é a mais usada atualmente.

Terabyte: É equivalente a 1024 Gigabyte, esta unidade de medida é muito utilizada em discos rígidos, HD´S externos e em alguns Pen Drives.

Pentabyte: È equivalente a 1024 Terabyte.

Hexabyte: é equivalente a 1024 Pentabyte.

As unidades de medidas mais utilizadas são: Byte, kilobyte, Megabyte, Gigabyte, Terabyte.

 Imagem ilustrada abaixo mostrando o numero de capacidade de armazenamento de caráter de cada unidade de medida. [pic 1]

A unidade de medida no passado tiveram muitas discursões, pois algumas fabricas, fabricavam aparelhos utilizando o sistema de calculo binário e outras decimais, por isso chegaram a um bom censo e hoje fabrica apenas aparelhos  com o sistema decimal. [pic 2]

Meios de Armazenamento

Os meio de armazenamento hoje são diversos e de diversos tamanhos, as escolhas dos clientes pode ser por preço, transporte, tamanho, velocidade, durabilidade, segurança. Estes utensílios nós ajuda a guardar informações ( dados), para que posteriormente seja utilizados.

Como exemplo temos o Disco rígido, Disquete, CD, DVD, Pen Drive, HD Externo, Cartões de memoria.

Disco Rígido: as informações salvas no computador, são salvas no disco rígido, estas informações não perdidas quando o computador é desligado, e fica disponível para ser manipulada. A capacidade varia temos Discos rígidos que ultrapassa 1000 GB[pic 3][pic 4]

Disquete: O disquete nos dias de hoje não são mais usados, pois a sua capacidade de armazenamento é muito baixa e também é muito sensível, as informações podem ser perdidas com muita facilidade, o disquete que tinha mais capacidade era o de 3  - inch EDS com 5.76 MB.[pic 6][pic 5]

CD e DVD: o CD e DVD: São muitos usados devido seu baixo custo de aquisição, a grande vantagem é que dependendo do arquivo salvo, pode ser utilizado tanto no computador quanto em aparelho de som, aparelho de DVD, entre outro. A capacidade media do CD é de 700 MB a do  DVD é de 4.7 GB.  [pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (262.8 Kb)   docx (286.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com