TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Novas Tecnologias

Por:   •  17/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.998 Palavras (12 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE SERIGY                  

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

 

 

KARINNE ROCHA QUEIROZ MENEZES

UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS SEUS BENEFÍCIOS

Aracaju – SE

2012

KARINNE ROCHA QUEIROZ MENEZES

UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS SEUS BENEFÍCIOS

Artigo apresentado a Faculdade Serigy, como um dos pré- requisito avaliação da disciplina Metodologia e didática do ensino superior do curso de pós-graduação “lato sensu” especialização em docência do ensino superior, sob orientação do Prof.M.Se José Adelmo Menezes de Oliveira

Aracaju – SE

2012

1 INTRODUÇÃO

Na década de 80 surgiram os computadores mais modernos com a sua interface gráfica, desta forma, a interação com os usuários ficou melhor e também houve uma baixa nos preços tornando-os mais acessível. Foi o início dos computadores em sala de aula, algumas dessas experiências não surtiram efeitos positivos ou por falta de infra-estrutura por ser algo novo, ou simplesmente por distinguir a diferença entre informática na educação e educação em informática.

Assim, usar o computador sem interface gráfica era complicado porque necessitava entender um pouco de programação e sobre o funcionamento da máquina.

Nessa época, era muito difícil distinguir informática na educação de educação em informática já que a primeira implicava necessariamente numa prévia passagem pela segunda. A interface gráfica juntamente com o computador pessoal trouxe para sociedade uma forma simples de como utilizar os computadores.

Podemos verificar que a informática não é mais só uma ferramenta de trabalho, já faz parte do dia-a-dia das pessoas de uma forma expressiva, podemos falar de cibercultura, ciberespaço (LEVY, 2001, p. 85).

Dessa forma, podemos dizer que estamos diante de um novo século, com uma nova sociedade, a sociedade da informação, com novo formato de receber e transmitir informação, e de uma busca interminável de conhecimento. As pessoas hoje em dia têm acesso às informações com muita mais eficácia e rapidez que antes.

Então, hoje com as novas tecnologias, tendo como fator principal o computador, os professores e escolas têm adotado uma postura mais adequada ao processo ensino aprendizagem, pois há necessidade de interação entre o professor, o computador e a escola.

Isso não quer dizer que o ensino tradicional vai ser substituído, devemos disparar mecanismos que englobem a educação básica, composta por crianças, adolescentes, jovens e adultos. Os meios de comunicação, tais como a televisão, o rádio, a internet, dentre outros, trazem diversas informações que são inseridas neste contexto de novas tecnologias e que devem estar interligadas nesse novo processo de ensino e aprendizagem.

Dessa forma, podemos verificar que a presença das novas tecnologias nas mais diversas áreas da educação é imprescindível, e que os professores devem ser orientados para o uso correto das novas tecnologias. Devemos promover também a inclusão digital, ou seja, não é só ter o computador e internet é preciso sabe utilizar os programas de computador.

Podemos notar que o mundo mudou e que um único campo do conhecimento, sozinho, não comanda mais o nosso destino. A tecnologia permite que qualquer ser humano esteja em sua comunidade e tenha acesso às mesmas oportunidades. A infra-estrutura é a chave para conectar pessoa e idéias, pois a tecnologia fortalece os indivíduos, mas não é uma solução por si só, há-se a necessidade de governos e empresas criar o ambiente perfeito para que cada economia possa prosperar.

Dessa forma, para que cada economia possa prosperar é necessário que passe pela educação, não a educação formal, convencional e sim para a educação e para economia do conhecimento, porque o futuro que chega cada vez mais depressa com os avanços tecnológicos. Essas transformações ocorridas nas últimas décadas criaram uma economia global do conhecimento.

Isso nos faz crer que a presença das novas tecnologias nas mais diversas áreas da educação é imprescindível e que os professores devem ser orientados para o uso correto das novas tecnologias, sobretudo as tecnologias interativas, bastante adequadas para o emprego em projetos sociais e pedagógicos, tanto no seu desenvolvimento contínuo, quanto na sua prática em sala de aula.

Levy (2001) afirma que a informática é um campo de novas tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e, parcialmente, indeterminado. Com isso, a questão do uso das novas tecnologias na educação, ocupa posição principal e, por isso, é importante refletir sobre as mudanças educacionais provocadas por essas tecnologias, propondo novas práticas docentes e buscando proporcionar experiências de aprendizagem significativas para os alunos. Cabe à escola não só assegurar a democratização do acesso aos meios tecnológicos, mas ir além e estimular, dar condições, preparar as novas gerações para a apropriação ativa e crítica dessas novas tecnologias, tanto na vida escolar quanto na vida social.

Contudo, faz-se necessário investir na produção de novos conhecimentos, tecnologia, manejo de informação, e, sobretudo, profissionais capacitados para a mediação dos conhecimentos. Dessa forma, resta pouca dúvida que a educação vem se transformando num elemento de importância capital, mas que precisa ser firmada em pilares não desprovidos de valores morais e éticos, visto que vive implícito nesse processo de inclusão tecnológica, uma luta contra a exploração injusta da classe dominante sobre a classe menos privilegiada.

2 A EDUCAÇÃO E A INFORMÁTICA

Sem sombra de dúvidas uma das mais importantes contribuições dos filósofos da educação do século XX foi a idéia da construção de um conhecimento que faça parte do dia a dia das pessoas (FREIRE, 1987; 44. ).

Segundo Paulo Freire (2005), a educação sozinha não transforma o mundo, mas transforma as pessoas e, essas sim, transformam o mundo. A necessidade de formar professores autônomos comprometidos, que insiram em sua prática pedagógica a busca constante de informação e atualização profissional para realizar um bom trabalho, é urgente e imprescindível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com