TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Novas Tecnologias na Educação

Por:   •  11/9/2015  •  Monografia  •  5.813 Palavras (24 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14]

GOMES, Cristiele Blaas. As Novas Tecnologias na educação . 2014. Número total de 35 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Educação a Distância – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Pelotas, 2014.

RESUMO

O momento histórico atual é marcado pelo fenômeno tecnológico de comunicação e informação, comumente tratado sob o termo de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ocasionando mudanças e influenciando o estilo de vida da sociedade. A nova era tecnológica afeta também a educação, trazendo novas possibilidades de aprendizado e expandindo o alcance do ensino através da Educação a Distância (EaD). A Educação a Distância vem sendo implantada como uma proposta de sistema de educação do futuro. As instituições estão buscando alternativas, substituindo formas tradicionais de ensino, bem como, os meios convencionais de formação acadêmica, buscando soluções mais eficazes com ajuda das novas tecnologias.

Palavras-chave: Informação.Tecnologia. Educação .Distância

5.LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

AABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas

UUNOPAR

Universidade Norte do Paraná

EEAD

Educação a Distancia

AAVAS

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

TTICS

Tecnologias de Informação e Comunicação

nNTICS

Novas tecnologias de informação e comunicação

MMOBRAL

Movimento Brasileiro de Alfabetização

SUMARIO

1.INTRODUÇÃO        

2.DEFINIÇÃO DE EAD        

3. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO .        

3.1ESTRATÉGIAS DE ENSINO E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS        

3.2INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS        

4. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM        

4.1 O MOODLE        

4.2 TELEDUC        

5.PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS X PLATAFORMAS        

6. CONCLUSÃO        

7.REFERÊNCIAS        



1.INTRODUÇÃO

A educação a distância vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e das Comunicações – TICs e por sua inserção em todos os processos produtivos, cada vez mais cidadãos e instituições veem nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida. Sendo assim a Educação a Distância têm algo a contribuir para o desenvolvimento educacional de um país.

O aluno tem a capacidade de gerenciar seu próprio aprendizado, pois pode estudar de qualquer local a qualquer hora, pois o aluno tem o seu material no computador, tablets, mídias portáteis , CDs . etc....

Nesse contexto, a Educação a Distância democratizou o acesso à educação de qualidade, alcançando localidades afastadas dos grandes centros.

Sendo assim se faz necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação essa modalidade pode ser empregado tanto na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.

Devemos pensar que uma educação de qualidade deve sempre preparar o indivíduo para intervir e compreender em prol de uma sociedade mais humana.

Para isso utilizamos as plataformas virtuais de aprendizagem, visto que a educação a Distância utiliza ferramentas tecnológicas para realizar o processo de aprendizagem e vamos analisar duas ferramentas de aprendizagem o moodle e Teleduc .

O objetivo deste estudo é analisar as políticas de educação utilizando as tecnologias da informação  (AVAs) e identificando quais  e como  são desenvolvidas na prática educacional das instituições do Brasil.


2.DEFINIÇÃO DE EAD

A EAD uma forma de ensino aprendizagem mediada por tecnologia onde permite que o professor e aluno possam estar em ambientes diferentes, ela permite que o aluno defina hora e local para estudar, pois geralmente as aulas são pela internet e onde aluno devera ir ao polo somente para uma aula tira duvidas ou prova presencial.De acordo com Maia e Mattar dentre os benefícios da EaD estão:

Em primeiro lugar, devemos lembrar das pessoas incapacitadas, por deficiências físicas ou mentais, de frequentar instituições convencionais de aprendizagem.

Além disso, a EaD traz um benefício direto a pessoas que moram em lugares isolados, afastados dos locais onde é possível estudar presencialmente. A EaD beneficia ainda pessoas que, por diversos motivos, não podem se deslocar até uma instituição de ensino presencial, ou as que trabalham em horários alternativos ou viajam constantemente, sem conseguir, por isso, se comprometer a frequentar uma instituição de ensino tradicional. (MAIA e MATTAR, 2007, p. 9)

A educação a distancia no Brasil e marcada por uma trajetória de sucessos em mais de cem anos de sua utilização onde foram criados excelentes programas que contribuíram para que a educação de qualidade chegasse às áreas menos favorecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (284.9 Kb)   docx (777 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com