TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de Sistema Operacional

Por:   •  16/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.628 Palavras (15 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 15

1-Noções de Sistema Operacional

        

Sistema Operacional (S.O.) é o programa responsável por manter o computador em funcionamento, responder às requisições do usuário e gerenciar os recursos de hardware da máquina para que trabalhem em “harmonia”. Todo computador deve ter um sistema operacional para funcionar corretamente. Não é possível um computador funcionar sem sistema operacional. O sistema operacional controla todo o funcionamento do computador.

 A maioria das bibliografias especializadas aponta que as funções básicas de um sistema operacional são:

 1. Gerenciar os recursos de hardware;

2. Controlar a execução dos programas;

3. Servir de interface entre o usuário e a máquina.

• Gerenciar os recursos de hardware: quer dizer que o sistema operacional controla os componentes físicos do computador de forma que a máquina trabalhe corretamente, desde o momento em que o usuário pressiona uma tecla até o aparecimento do referido caractere no monitor.

• Controlar a execução dos programas: um software qualquer (como o Word) só é executado com a permissão do sistema operacional e se mantém sob o controle do S.O. até que sua execução termine. Ou seja, enquanto você digita no Word, ele está o tempo todo se reportando ao Windows para acessar memórias, discos, periféricos etc.

• Servir de interface entre o usuário e a máquina: é justamente o que o sistema operacional realiza que podemos ver. Tudo o que está à nossa frente na tela, os ícones, as janelas, os comandos etc. Essas são as formas “bonitinhas” de termos acesso aos recursos do computador sem ter de usar a língua dele (binário – 0 e 1). O sistema operacional traduz nossas ações em comandos binários que são entendidos pelo computador e vice-versa, quando a máquina nos dá uma resposta.

1.1  Componentes do sistema operacional

Um sistema operacional é um programa que gerencia o computador, fazendo-o trabalhar corretamente, gerando ambiente de comunicação entre o usuário e a máquina em si. Essas funções são desempenhadas por dois subsistemas do sistema operacional:

1. Shell;

2. Kernel.

• Shell: parte do programa do sistema operacional que cria a interface de comunicação com o usuário. O Shell pode ser gráfico (como o Windows,), quando usa ícones, janelas e um dispositivo apontador (mouse). Nesse caso chamamos de GUI (Interface Gráfica com o Usuário). O Shell também pode ser textual, quando o usuário conta apenas com o teclado para interagir com o sistema operacional. (Era assim no DOS, e haja comandos para memorizar!)

• Kernel: é o núcleo do sistema operacional, eu diria até que Kernel é a “personalidade” do sistema. O Kernel guarda o funcionamento básico do sistema operacional. É seu componente mais importante. Todo o funcionamento do sistema operacional, desde a forma como se comunica com os dispositivos, até o jeito como armazena seus dados nas memórias e se comunica com o Shell, são definidos em seu Kernel.

1.2 Quanto à quantidade de usuários

 Um sistema operacional pode ser criado para ser utilizado em um micro doméstico, como os nossos, ou para ser instalado em computadores nas empresas, onde várias pessoas poderão utilizá-lo (inclusive ao mesmo tempo, através de “terminais”). Quando um sistema operacional é criado para uso pessoal, doméstico, em que, supostamente, será usado por apenas uma pessoa, dizemos que esse sistema é monousuário. Os Windows 95, 98, ME e XP Home são exemplos, e o DOS também era. Quando um sistema operacional é criado a fim de conseguir controlar a execução de tarefas simultâneas para várias pessoas ao mesmo tempo (isso ocorre, por exemplo, em um computador servidor nas empresas), esse sistema é chamado multiusuário. Nesses sistemas, normalmente há um recurso de identificação do usuário que está usando o computador: cada vez que um usuário liga o computador, o sistema operacional multiusuário lhe solicita uma identificação (o login ou nome de usuário) e exige uma autenticação (a senha) para que este possa acessar os recursos do computador. Depois da identificação do usuário, o sistema aciona seu Shell para mostrar ao usuário apenas aqueles dados a que ele tem direito (privilégio) de acessar. Sim, os sistemas multiusuário são muito mais seguros que os sistemas monousuário. O Windows 2000, o Linux, o Windows 2008 e o Windows 7 (este, embora para uso doméstico) são exemplos de sistemas multiusuário. Se um usuário tentar acessar um recurso que não lhe é autorizado, o sistema operacional não permite e avisa ao usuário sobre esse fato. Não é possível burlar a segurança de um sistema multiusuário (pelo menos para nós, meros usuários cotidianos). Normalmente, há uma pessoa encarregada de gerenciar todos os recursos de um sistema multiusuário que possui uma identificação própria (login e senha) que lhe dá acesso a todos os recursos e possibilidades do sistema. Essa pessoa é chamada administrador do sistema e comumente tem uma formação na área de informática.

1.3 Sistemas operacionais famosos

 Sem dúvida alguma, o sistema operacional mais usado hoje em dia é o Windows, desenvolvido pela empresa americana Microsoft, que conta com cerca de 70% do mercado mundial de computadores pessoais.

• UNIX: é um sistema operacional muito usado em ambientes corporativos e de pesquisa. Foi desenvolvido, inicialmente, em 1969, e passou por várias modificações no decorrer desse tempo. O UNIX não é recomendado para computadores de usuários finais, mas sua utilização é recomendada para computadores de grande porte e “grande responsabilidade”, como os servidores de redes. O UNIX foi originalmente criado com um Shell de texto, que permitia ao usuário interagir com o sistema sem o uso de um mouse, apenas digitando comandos específicos pelo teclado.

O UNIX serviu como base para a criação de diversos outros sistemas operacionais de empresas diferentes, devido a seu projeto arrojado e sério. LINUX, SOLARIS, FREEBSD e MacOS (dos computadores da Apple) são alguns dos sistemas operacionais criados com base no UNIX. O UNIX é um sistema operacional multiusuário, multitarefa e de servidor. Não é muito comum encontrá-lo em computadores pessoais como os que usamos, mas em computadores de grande porte. • DOS: Sistema operacional criado pela Microsoft em meados de 1980. Foi o grande estopim para alavancar as vendas dos computadores pessoais como conhecemos hoje. Veja a figura a seguir (e mate as saudades).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (259.4 Kb)   docx (100.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com