TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de autodesenvolvimento

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

 Curso: Analise e Desenvolvimento de Sistemas

 4º Semestre

Disciplina: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)                 

Leonardo Moreira de Sousa – RA: 6393226032

Atividade de Autodesenvovimento

       São Paulo

           2014


CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

 Curso: Analise e Desenvolvimento de Sistemas 4º Semestre

Disciplina: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Atividade de Autodesenvovimento

Trabalho desenvolvido para disciplina Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) apresentado a Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na atividade de Autodesenvolvimento.

São Paulo

   2014

Sumário

Introdução        

Relatório        

Eficiência e Eficácia        

Web 3.0        

Modelos de e-Business        

Principais áreas de negócios que se beneficiam do e-Business:        

Benefícios e desafios que o e-Business pode trazer para a empresa Total SX Company        

Considerações finais        

Referências Bibliográficas        



Introdução

A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios. Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas. Foi apresentado um relatório para a empresa Total SX Company descrevendo como a implantação do sistema de informação pode gerar crescimento trabalhando com a informação em tempo real, melhorando o atendimento ao cliente e aumentando o lucro da empresa. Falamos sobre a inteligência artificial da web 3.0, modelos de e-business e as principais áreas que se beneficiam do e-business.


Relatório

É preciso mostrar aos colaboradores a importância e a diferença positiva que o sistema de informação (SI) pode fazer na empresa Total SX Company. A colaboração não vai acontecer de forma espontânea em uma empresa, em especial se não houver ema cultura que lhe dê apoio. Uma das maiores vantagens da implantação do (SI), é que, com o levantamento de dados e o processamento das informações podemos construir uma cultura colaborativa. A estratégia é descrever como podemos melhorar a empresa com a implantação dessa tecnologia.

Produtividade: pessoas trabalhando juntas podem concluir uma tarefa complexa mais rápido do que mesmo numero de pessoas trabalhando sozinhas. Haverá menos erros.

Qualidade: pessoas trabalhando colaborativamente podem comunicar erros e tomam medidas corretivas de forma mais rápida. Haverá uma redução no tempo de espera entre unidades de produção.

Inovação: trabalhando colaborativamente em grupos, podemos ter mais idéias inovadoras de produtos, serviços e administração.

Atendimento ao cliente: em equipes, podemos resolver problemas e questões relacionadas aos clientes de maneira de maneira mais eficiente.

Desempenho financeiro (lucratividade, vendas): como resultado desses benefícios, empresas colaborativas apresentam melhor desempenho em vendas, crescimento de vendas e lucratividade.

Eficiência e Eficácia

Excelência operacional: as empresas estão sempre tentando melhorar a eficiência de suas operações a fim de conseguir mais lucratividade

Novos produtos e serviços: as tecnologias e os sistemas de informação são a principal ferramenta que as empresas dispõem para criar novos produtos e serviços, assim como novos modelos de negócio inteiramente novos. Um modelo de negócios descreve como uma empresa produz, entrega e vende um produto.

Relacionamento com o cliente e fornecedores: com o processamento das informações é possível conhecer de verdade seus clientes e fornecedores e assim atender-los do jeito que eles querem ser atendidos, a reação típica deles é voltar a essa empresa e comprar mais. O mesmo se aplica aos fornecedores.

Melhor tomada de decisão: o sistema de informação tem permitido que os administradores tomem decisões fazendo uso de dados em tempo real, extraídos do próprio mercado.


Web 3.0

A Web semântica permitirá que as pessoas e computadores trabalhem em cooperação na exploração do conhecimento, uma vez que pressupõe a atribuição de significado aos conteúdos publicados na Internet e o desenvolvimento de tecnologias e linguagens que colocam esse significado ao alcance das máquinas. Ao mesmo tempo, o estabelecimento de significados e de linguagens compatíveis garante ambiente de maior interoperabilidade entre serviços. Tendo em conta essas características, não é de estranhar que os computadores possam, no futuro próximo, ser instruídos para fazer pesquisas tão complexas como apresentar uma lista de preços de televisores de alta definição, com écran superior a 70 cm, resolução de 1080p, à venda em lojas da cidade mais próxima, abertas até as 20H00 durante os fins-de-semana.

Ou seja, com um maior filtro de pesquisas dos clientes podemos saber exatamente o perfil do cliente e assim montar uma estratégia de vendas. Podemos planejar melhor sobre produtos preços e melhores locais para venda e negociações.

Modelos de e-business

  • Empresa- empresa (B2B)- A extensão territorial do Brasil favorece a aplicação deste modelo, uma vez que cria um quadro de demanda a ser explorado. Os setores de transporte e logística, por exemplo, podem ser potenciais, na medida em que a criação de sistemas de compras corporativo e compartilhados pode gerar uma redução nos custos

.

  • Empresa- consumidor (B2C)- Este modelo pode se posicionar como um dos mais adequados para a empresa, pois permite a expansão do negócio a um custo relativamente acessível, inclusive para médias e pequenas empresas. O B2C pode ainda ser uma alternativa para os empresários que desejam testar seu desempenho em um novo projeto ou segmento.

  • Consumidor- consumidor (C2C)- Nesse modelo a relação se caracteriza pela venda ou troca de bens e serviços pelos consumidores, mas, a empresa pode se beneficiar dessa plataforma para fazer marketing.

  • Consumidor- empresa (C2B)- Abre-se a possibilidade de que consumidor e empresa negociem em meio eletrônico de forma que as empresas busquem oferecer as melhores propostas para o consumidor

Principais áreas de negócios que se beneficiam do e-business:

Marketing/vendas:

  •  A divulgação dos produtos e serviços através da internet ganhou tal proporção que impulsionou as vendas diretas pela internet de pequenas, médias e grandes empresas, fazendo do e-business um sistema próspero e lucrativo. Os principais tipos de marketing e vendas na internet são:
  • • Anúncios on-line – que são links em formas de caixas e espaços em sites de grandes visitas, levando o usuário para o site de compra da empresa.
  • • Pop-up – uma página que surge sobre a página principal do site, se bem aplicado é um ótimo meio de divulgação.
  • • Programas de associados – algumas empresas pagam comissões para divulgação de produtos e serviços em outros sites.
  • • Blogs – são páginas na internet que podem tratar de assuntos específicos para um determinado público. 
  • • Podcasting – comercialização e divulgação de músicas e vídeos focando em usuários com esse tipo de preferência.
  • • Otimização de mecanismos de busca – estar sempre à frente ou o mais perto possível da primeira página de um site de busca. 

Serviços financeiros:

  • Vários tipos de serviços financeiros são oferecidos pela internet, entre eles destacam-se as operações bancárias, sites de financiamento, operadoras de cartão de crédito e sites especializados em intermediar compras entre consumidores (C2C).

 Aquisição:

  • A aquisição está concentrada na compra de suprimentos entre empresas (B2B) e ofertas de diversos produtos e serviços para consumidores por catálogos eletrônicos na internet.

Atendimento ao cliente:

  • Realizar uma compra ou uma transação na internet requer um certo cuidado e suporte ao cliente. Podemos encontrar o atendimento ao cliente em sites de vendas e compras, pelos órgãos governamentais que utilizam o código de defesa do consumidor e através de sites de relatos dos próprios clientes.

Intermediários:

  • São serviços na internet que podem intermediar negociação entre pessoas e empresas. Por exemplo: realizar serviços de digitação pela internet para uma determinada empresa ou pessoa.

Medição do sucesso do e-business

  • Quem acessa e quantas vezes são acessados os sites de e-business é fator fundamental para a criação de estratégias de marketing e tomada de decisão. Cada site tem o seu valor e a métrica de acesso define esse valor. Podemos citar algumas métricas para os sites: a quantidade de acessos e transações financeiras, quem são os clientes de acordo com cada perfil, o tempo que cada um ficou no site, a região dos clientes, os horários de acesso, o abandono dos carrinhos de compras e o cancelamento das compras.

Benefícios e desafios do e-business:

  • As empresas estão cada vez mais levando seus negócios para a internet. É importante não focar somente em espaços físicos, o perfil dos clientes está mudando, a dinâmica e a escassez de tempo das pessoas fazem dos sites de compras uma opção de grande relevância comercial. Sair de casa para comprar uma TV, um som, um celular e até mesmo um carro não é mais necessário, podemos usar esse tempo para outras finalidades. Antigamente precisávamos nos deslocar para realizar um negócio, hoje facilmente realizamos essas tarefas pela internet.

Novas tendências surgiram no e-business e, com elas, a criação de novos negócios e aplicações pela internet. É o caso do e-Government, que são sistemas on-line utilizados pelo governo que possibilitam levar aos contribuintes serviços específicos, como declaração de imposto, recolhimentos de tributos e serviços de apoio ao consumidor e à população em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com