TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Programaçao C# etapa 1 e 2

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.606 Palavras (15 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 15

ANHANGUERA

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PROGRAMAÇÃO

ATPS

SÃO BERNARDO DO CAMPO 06/10/2015


Sumário

Relatório 01: Orientação a Objetos e Classes        

Classes        

Declarando classes        

Métodos        

Atributos        

Usando atributos        

Encapsulamento        

Modificadores de acesso        

Relatório 02: Implementação de Construtores, Sobrecarga e Herança.        

Implementação de Construtores        

Sobrecarga        

Sobrecarga em C#        

Herança        

Herança em C#        

Prints das telas da execução das classes        

Relatório 01: Orientação a Objetos e Classes

Classes

Uma classe é uma construção que permite que você crie seus próprios tipos personalizados, agrupando variáveis de outros tipos, métodos e eventos. Uma classe é como um modelo. Define os dados e comportamento de um tipo. Se a classe não é declarada como estática (STATIC), o código do cliente pode ser usado por meio da criação de objetos de ou de instâncias de que são atribuídas a uma variável. A variável permanece na memória até que todas as referências a ela saiam de escopo. Nesse momento, o CLR seleciona marca a variável como elegível para ser descartada. Se a classe é declarada estática (STATIC), apenas uma cópia existe em memória e o código do cliente só pode acessá-la por meio da classe propriamente dita, não por uma instância variável. Para obter mais informações, consulte Classes estáticas e membros de classe estáticos (guia de programação C#).

Ao contrário das estruturas, classes suportam herança, uma característica fundamental da programação orientada a objeto. Para obter mais informações, consulte Herança (Guia de programação C#).

Declarando classes

Classes são declaradas usando a palavra-chave classe, conforme mostrado no exemplo a seguir:

public class Cliente;

{

    // Campos, propriedades, métodos e eventos aqui

}

A palavra-chave class é precedida pelo nível de acesso. Como public é utilizado, neste caso, qualquer pessoa pode criar objetos desta classe. O nome da classe segue a palavra-chave class. O restante da definição é o corpo da classe, onde o comportamento e os dados são definidos. Campos, propriedades, métodos e eventos em uma classe são referidos coletivamente como membros de classe.

Métodos

Um método é um bloco de código que contém uma série de instruções. Um programa faz com que as instruções a serem executadas chamando o método e especificando quaisquer argumentos de método necessário. Em C#, todas as instruções são executadas por métodos. O método Main é o ponto de entrada para cada aplicativo C# e ele é chamado pelo CLR (Common Language Runtime) quando o programa é iniciado.

Métodos são declarados em uma classe ou struct, especificando - se o nível de acesso como public ou private, modificadores opcionais, como abstract ou sealed, o valor de retorno, o nome do método. Juntas, essas partes são a assinatura do método.

Obs: Um tipo de retorno de um método não é parte da assinatura do método para fins de sobrecarga de método. No entanto, ele é parte da assinatura do método ao determinar a compatibilidade entre um delegate e o método que ele aponta.

Os parâmetros do método são colocados entre parênteses e são separados por vírgulas. Parênteses vazios indicam que o método requer sem parâmetros. No exemplo abaixo a classe contém três métodos:

abstract class Motorcycle

{

    // Qualquer um pode chamar isso.

    public void StartEngine() {/* Declaração de método aqui */ }

    // Apenas as classes derivadas pode chamar esse.

    protected void AddGas(int gallons) { /* Declaração de métodos aqui. */ }

   // As classes derivadas pode substituir a implementação de classe base.   

    public virtual int Drive(int miles, int speed) { Declaração de métodos aqui */ return 1; }

    // As classes derivadas devem implementar isso.

    public abstract double GetTopSpeed();

}

Atributos

Os atributos fornecem um método eficiente de associar metadados ou informações declarativas ao código (assemblies, types, métodos, propriedades e assim por diante).

Atributos fornecem um método poderoso de associar metadados ou informações declarativas, com código (assemblies, tipos, métodos, propriedades e assim por diante).

Depois que um atributo estiver associado a uma entidade do programa, o atributo pode ser consultado em tempo de execução usando uma técnica chamada reflection. 

Atributos têm as seguintes propriedades:

Atributos adicionam metadados para o seu programa. Metadados são informações sobre os tipos definidos em um programa.
Todos os assemblies. NET contêm um conjunto de metadados que descrevem os tipos e seus membros. Você pode adicionar atributos personalizados para especificar qualquer informação adicional necessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (786 Kb)   docx (801.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com