TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso tato motors

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 13

From: bianca.bsa@hotmail.com

To: lucian.luna@globo.com; sidney_negrao@yahoo.com.br; estagiario.jefferson@hotmail.com; bruno.salvador_1985@hotmail.com

Subject: QUESTÕES DIRCEU 1 e 14

Date: Wed, 16 Sep 2015 16:55:07 -0300

OBS:. FAVOR FORMATAR E ADICIONAR A CAPA, COM NOME DOS INTEGRANTES, RA, NOME DO PROFESSOR: DIRCEU AZEVEDO E NOME DA DISCIPLINA: TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

FALTA AS SUAS QUESTÕES, DO JEH, E DO BRUNO . NO TRABALHO SE ENCONTRA EM OBSERVAÇÃO O LUGAR CORRETO PARA AS QUESTÕES QUE FALTAM.

OBRIGADA.

Questão 1. (BIANCA)

Caso TATA MOTORS NANO

A Tecnologia Digital atende o objetivo da TATA MOTORS na medida em que a implantação da manufatura digital auxilie automatizando e agilizando processos relacionados ao projeto do produto e ao planejamento da engenharia de produção.

A Manufatura Digital tem o objetivo de aumentar a eficiência das empresas e identificar melhorias relacionadas a custos. Não é uma tarefa trivial, principalmente quando envolve a tomada de decisão para o investimento na estrutura produtiva.

Este trabalho é realizado por meio da simulação e análise dos processos de manufatura.

Questão 2. (BIANCA)

Qual o objetivo de implantar um sistema ERP como SAP?

Com a implantação do sistema ERP como SAP, o objetivo é reduzir tarefas manuais, e desta forma otimizar os processos, obter controle sobre as operações da empresa, alcançar disponibilidade imediata de informações seguras, sendo assim reduzindo custos e riscos da atividade empresarial, e obter informações, resultados que auxiliem na tomada de decisões permitindo total visibilidade do desempenho das áreas da empresa.

Questão 3. (BIANCA)

Por que da implantação de um sistema digital de manufatura integrado com o SAP?

Para unificar o processo, pois quando a empresa que compõe mais de uma estrutura, usa métodos e softwares distintos, para processar uma mesma tarefa, em cada uma das suas estruturas, isto gera um grande aumento no custo de produção e um aumento no tempo de execução das tarefas, diminuindo a produtividade da empresa.

A implementação de um sistema único em todas as estruturas favorece o fluxo de comunicação entre as mesmas, melhorando consideravelmente os pontos expostos acima.

Definição de um ERP

Segundo a definição da Prodel Informática, os sistemas ERP são sistemas de informação integrados, adquiridos na forma de pacotes comerciais de software com a finalidade de dar suporte à maioria das operações de uma empresa.

Considerando-se o modelo da cadeia de valor, pode-se entender que o sistema ERP propõe-se a cobrir as atividades empresariais que vão da logística de entrada até as relacionadas à logística de saída e parte das atividades de marketing e vendas. Sistemas integrados são sistemas capazes de tratar de forma desfragmentada todo um conjunto de processos, são a base mais sólida para projetos de reengenharia de organizações.

Então ERP nada mais é do que um termo genérico que pretende identificar o conjunto de atividades executadas por um pacote de software modular e tem por seu principal objetivo, o auxílio dos processos de gestão de uma empresa.

Em sua essência, o ERP torna a troca de informação conveniente, para a pessoa certa, no momento ideal.

Questão 4. (BIANCA)

Estrutura de um sistema ERP

Os sistemas ERP são compostos por uma base de dados central e única, e por módulos e processos, como mostra a Figura 3, é preciso ressaltar a diferença entre módulos e processos:

Módulos

Armazenam somente informações sobre uma determinada área da empresa (por exemplo, financeira ou recursos humanos), e não possuem ligação direta com os outros módulos que compõe o sistema.

Processos

Os processos são os responsáveis pela troca de informação entre os módulos do sistema e também a base de dados central.

Para a implementação dos sistemas ERP’s geralmente são criadas equipes e cada uma destas equipes fica responsável pela criação de um determinado modulo do sistema, após a criação dos módulos é necessário realizar uma integração entre eles para haver um fluxo da informação através do sistema.

Empresas de Softwares de ERP's

Fornecedores Internacionais

SAP

A SAP AG é uma empresa de origem alemã e introduziu o sistema R/3 em 1993. Atualmente é líder de vendas de softwares de Gestão Empresarial no mercado mundial, com mais de 10 milhões de usuários. A principal vantagem do sistema parece ser o tratamento das partes financeiras das empresas, mas possui várias carências quanto ao tratamento das atividades de manufatura.

BAAN

A Baan é uma empresa de origem holandesa e comercializa o sistema BAAN IV, sucessor do Triton. O sistema que permite aos usuários não-técnicos definir os processos e o software configura automaticamente o sistema de acordo com os requisitos definidos. O BAAN IV é bastante forte no tratamento dos diversos cenários da manufatura.

ORACLE

A ORACLE passou de uma empresa que desenvolvia SGBD´s para uma empresa que também desenvolve ERP. O software apresenta mais de 35 módulos, porém ainda são necessários maiores desenvolvimentos. Seu ponto forte é a grande flexibilidade. Curiosamente a SAP opera seus softwares em base de dados Oracle em 80% dos casos.

PEOPLESOFT

Esta empresa surgiu a partir de um sistema para Recursos Humanos, evoluiu para outros módulos, apresentando o seu primeiro sistema integrado em 1996. Sua principal vantagem competitiva é no tratamento dos recursos humanos. Está também se direcionando a área de serviços, com produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com