TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: ABC Motores

Por:   •  23/5/2021  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso: ABC Motores

Giuliano Pascoal

ABC Motores ABC Motores foi uma empresa pioneira na manufatura de um particular tipo de motor. A fábrica é localizada no litoral, porque a empresa originalmente produzia motores marinhos para barcos de pesca e lazer. Subsequentemente passou a produzir motores estacionários para pequenas usinas geradoras de eletricidade para pequenas comunidades, para uso industrial e em fazendas. Durante os primeiros anos de operação da empresa, seus motores eram todos feitos sob encomenda. Mesmo hoje, em torno de 60% de seus motores ainda são feitos sob encomenda. Tem havido, entretanto, em anos recentes, uma tendência no sentido da padronização de peças e componentes e até mesmo da redução da variedade de motores produzidos. O departamento de engenharia seguiu a linha de padronizar o uso de itens pequenos como porcas, parafusos, molas, entre outros, no sentido de permitir certo grau de intercambialidade entre os vários produtos. Os tamanhos de motores marinhos foram até certo ponto padronizados embora diferentes requisitos de diferentes clientes demandassem alguma diferença nos projetos para atendê-los. Nos motores pequenos para uso em agricultura, tem havido um esforço genuíno no sentido de concentrar as vendas em três tipos padronizados: 20, 40 e 60 HP. A empresa sempre foi avançada em termos de seu desenvolvimento de produtos. A fase de produção, por outro lado, não tem sido tão avançada. A herança de produção por “jobbing” ainda persiste, e, apesar da tendência por padronização, a manufatura ainda continua trabalhando na lógica “sob encomenda”. Altos custos de produção e baixo nível de serviço a clientes têm se refletido na perda de pedidos. Reclamações de clientes junto com pressões do departamento comercial fizeram com que um consultor em operações fosse contratado para fazer um diagnóstico do setor de operações e indicar um plano de ações de melhoria

Perguntas:

1. Apresente propostas de melhorias para no mínimo 3 situações críticas apresentadas acima e que fosse adequado para a ABC Motores.

2. Que informações você precisaria obter da empresa para implementar as suas propostas de melhoria?

3. Enumere as vantagens que suas propostas trariam à ABC Motores.

  • muitos funcionários de ordens apressando muitos pedidos ao longo do processo

produtivo por métodos baseados em pressão;

Propostas de melhoria:

  • Dividir o processo de atendimento de pedidos entre peças de manutenção e novos motores;
  • Criar um critério de priorização de atendimento e automatizado sem interferência direta de colaboradores;

Informações demandadas:

  • Informações sensíveis para priorização, tais como demanda de pedidos por categoria, segmentação de clientes, listagem dos produtos de maior valor agregado, tempo de manufatura de peças e motores.

Vantagens:

  • Priorização da produção dos itens mais estratégicos, melhor atendimento dos clientes em relação a prazos e confiança e melhoria do relacionamento interpessoal das equipes.

  • falta de definição de roteiros produtivos para uma dada peça. A responsabilidade pela definição dos roteiros é inteiramente do supervisor dos setores; estes funcionários são ferramenteiros experientes, mas têm de lidar com um excesso de detalhes, fazendo com que nem sempre sua memória garanta que cada peça é feita da melhor forma;

Propostas de melhoria:

  • Implantação do processo S&OP para melhorar desde o layout da fábrica, o controle de insumos, definição de roteiros produtivos das peças e demais manufaturas.

Informações demandadas:

  • Entrevista com os colaboradores de cada etapa do processo para definição do escopo para geração do roteiro produtivo; informações de controle de estoque e pedidos;

Vantagens:

  • Maior controle da qualidade do produto; fixar melhor o know-how do processo dentro da Empresa, eliminando desperdícios e evitando retrabalho.

  • todas as informações encontram-se na cabeça e só na cabeça das pessoas;

Propostas de melhoria:

  • Criar um banco de dados digital com dados de clientes, supply chain, projetos técnicos das manufaturas, guidelines, POPs.

Informações demandadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com