TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloud Computing

Por:   •  24/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

CLOUD COMPUTING

Ana Carla de Mello

Sistemas de Informação – UNIMEP – Piracicaba/SP

RESUMO

O artigo ira apresentar o conceito de Cloud Computing e como ele surgiu, buscando deixar claro ao leitor a forma como essa tecnologia funciona com o processamento e a armazenamento de dados que não precisam estar no computador do usuário. Veremos as formas que essa tecnologia já é usada hoje em dia e como o mercado de Cloud vem crescendo na medida em que as pessoas percebem a funcionabilidade sucesso que utilizam Cloud há algum tempo. De forma geral o artigo ira introduzir o leitor no conceito de Cloud e mostrar que mesmo que ele não saiba as chance de estar utilizando-o já são grandes.

Palavras-Chave: Cloud.  Armazernamento. Processamento.

1 INTRODUÇÃO

        Mesmo que você ainda não tenha percebido é muito provável que já tenha utilizado o processamento e armazenamento em nuvem o chamado Cloud Computing. Quando falamos em nuvem não nos referenciamos a uma nuvem física, mas sim uma analogia ao funcionamento dessa tecnologia.

Em 1970 o conceito de cloud começou a ser moldado com o surgimento das VM's (Maquinas Virtuais). Com a possibilidade de rodar sistemas operacionais diferentes no mesmo ambiente. O termo Cloud Computing só surgiu na década de 90.

Entendemos por computação em nuvem quando nossos dados estão sendo processados ou armazenados não em nossa maquina, mas em algum outro lugar que não podemos ver ou tocar, ou seja, algo como uma nuvem capaz de armazenar os dados, você ainda tem acesso a eles, ou ainda consegue executar programas, mas diferente do natural essas informações estão guardadas na nuvem.

A palavra nuvem da a errada impressão de que os seus arquivos ou serviços não estão armazenados em lugar nenhum, isso não é verdade, seus dados são guardados em servidores específicos mantidos com a função de ser uma nuvem.

Existem varias empresas que oferecem servidores para fornecerem serviços de cloud ao cliente de acordo com as requisições que chegam.

Chamamos isso de serviço on-demand self-services, ou seja, ela fornece o serviço assim que as requisições chegam. Um exemplo clássico disso seria o serviço de stream de filme e series conhecido como NextFlix, onde você assiste a vídeos que não estão armazenados em seu computador.

O computador de quem está requerindo o serviço se torna apenas uma entrada para a nuvem. O único requisito básico para se acessar esses serviços são conexão a internet e um computador compatível com a nuvem.

2 COMPOSIÇÃO DA NUVEM

Nossa nuvem de servidores é dividida em camadas e cada camada é responsável por oferecer um tipo de serviço diferente aos clientes, as mais famosas e utilizadas são: IaaS, PaaS e SaaS.

        Além das camadas citadas existem outras menos conhecidas como, por exemplo, o DaaS e o TaaS, que são banco de dados e um ambiente para teste respectivamente.

        Mas vamos falar um pouco mais das três camadas citadas anteriormente.

  1. CAMADA IaaS

A camada IaaS fornece a infraestrutura como serviço de cloud, ou seja, são oferecidos os equipamentos para guardar os seus dados na estrutura física da empresa que esta oferecendo o serviço de Cloud e isso poupa espaço e dinheiro para o cliente que não precisa investir em hardwares e toda a infraestrutura para os mesmo.

IaaS é a camada mais conhecida, quem nunca usou um serviço como DropBox, Onenote e Google Drive para guardar informações na nuvem e assim evitar que eles tomem muito espaço em seu computador?

  1. CAMADA PaaS

Paas é responsável pelo desenvolvimento de software na nuvem, ou seja, é uma plataforma para o desenvolvimento.

Um exemplo de Paas seria o BlueMix da IBM, onde é possível entrar em um ambiente online e desenvolver programas, banco de dados e muitas outras coisas apenas acessando a ferramenta e sem a necessidade de instalar algo em sua maquina.

2.3 CAMDA SaaS

Já a camada Saas significa o software na nuvem, isso quer dizer que o software que o seu computador/celular esta rodando não está instalado nele, mas sim em uma estrutura de Cloud e tudo o que o seu dispositivo tem que fazer é ter uma estrutura mínima que rode esse software.

Um exemplo de Saas seria o mundialmente conhecido Youtube e o mais recente fenômeno Spotify, onde você pode assistir e musicas sem que as mesmas estejam dentro de sua maquina.

3  NUVEM PRIVADA

        Apesar do que vem sendo dito até agora é completamente possível que uma empresa interessada em ter serviços de Cloud monte sua própria estrutura física assim criando uma nuvem privada para a utilização da empresa e de seus funcionários.

        No entanto as empresas normalmente preferem não utilizar nuvens privadas por todo o custo e manutenção que vem quando essa opção é escolhida, sem falar ainda que a grande vantagens de cloud é armazenar os dados sem precisar se preocupar com a infraestrutura e custos relacionados a isso.

        Apesar de tudo isso não é incomum uma empresa de grande porte optar por uma nuvem privada principalmente a fim de evitar problemas de segurança ou quando os dados/serviços que serão armazenados são considerados confidencias de mais para serem confiados a outras pessoas para armazena-los.

4  SEGURANÇA NA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Por tratar do armazenamento de dados e serviços uma das primeiras preocupações sempre que pensamentos em cloud é a segurança. Principalmente em um mundo onde cada vez mais os dados são o petróleo do mundo virtual.

É fundamental mostrar ao cliente que os dados que ele iria confiar à nuvem ou os serviços que estão sendo utilizados estão completamente seguros e não correm risco de vazarem ou serem perdidos/apagados.

        Dito isso fica explicito que o fornecedor do serviço de Cloud tenha uma metodologia de gerenciamento de risco eficiente e que passe confiança aos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (952.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com