TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o Software Livre pode Auxiliar na Arte

Por:   •  30/5/2019  •  Artigo  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 9

Como o Software Livre pode Auxiliar na Gestão do Ambiente Corporativo e na Segurança de Dados.

Resumo: Através de pesquisas, este artigo abordará alguns Sistemas Operacionais e suas respectivas participações no mercado, e como empresas e órgãos estão aderindo a sua utilização. Abordaremos também a eficiência dos Sistemas Open Source quando se trata de segurança de dados, e alguns tipos de vírus atualmente circulando na Internet.  

Palavras-Chave: Segurança; Sistemas Operacionais; Ambientes Operacionais; Segurança de Dados; Gestão de Empresas; Vírus; Software; Sistema Open Source; Linux; Windows; Android; iOS; Mac OS; Software-livre; Free Software; GNU/Linux; Android; BrOffice; OpenOffice; Richard Stallman.

Abstract: Through research, this article will address some Operating Systems and their respective market share, and how companies and agencies are adhering to its use. We will also address the efficiency of Open Source Systems when it comes to data security, and some types of viruses currently circulating on the Internet.

Objetivo: Desta forma, este artigo tem como objetivo demonstrar alguns benefícios para as organizações, ao optarem pela modalidade de Softwares Livres, a segurança da informação é um dos fatores preocupantes para as empresas; com isso a possibilidade de contar com uma comunidade que está constantemente em busca de falhas, trazendo um sistema mais estável e seguro, é uma grande vantagem. E também temos o fator custo benefício, pois, a compra de softwares e aquisição de licenças é considerada um dos maiores gastos de TI dentro das empresas. Deste modo, quando se opta por Softwares Livres, é possível reduzir grande parte destes gastos, sendo necessário investir somente na implementação destes softwares.

 Introdução

Em tempos o desenvolvimento de softwares vem se modificando com o objetivo de compartilhar conhecimento e ajudar os sistemas a serem mais seguros e eficazes, de sistemas proprietários, esses programas, cada vez mais, passam a ser livres.

Há algum tempo, o desenvolvimento de softwares vem se modificando com o objetivo de compartilhar conhecimento para uma determinada comunidade. De sistemas proprietários, esses programas, cada vez mais, passam a ser livres.

É com essa ideia pautada que surgem os diversos tipos de Software Livre aos mais variados segmentos, que permitem seu estudo, modificação, execução e distribuição em benefício dessa mesma comunidade de usuários.

Como característica, grande parte dos Softwares Livres permitem sua utilização e execução para mais de um usuário, sem o custo de sua licença. Ou seja, sua instituição pode utilizar o recurso sem que haja um custo adicional a cada usuário, temos também outro ponto a favor dos Softwares Livres é que este sistema operacional, se mostra mais eficiente no quesito segurança. Como o sistema é open source, a velocidade de correção de bugs é maior.

Com isso, é possível gerar maior economia em uma instituição, sem perder qualidade e agregando mais segurança as informações no ambiente corporativo.

O objetivo é trazer um pouco de conhecimento sobre Softwares Livres, suas utilizações no ambiente corporativo, e como ele se sai em relação a segurança de dados.

 O Software Livre

Antes de falar sobre como podemos utilizar o Software Livre nas organizações e sua segurança da informação, falaremos um pouco sobre o que é o Software Livre, porque desenvolver e usar programas Livres e de onde veio o Software Livre. O termo Software Livre vem do inglês “Free Software”. O Free neste caso não significa gratuito, e sim, livre, free, de Freedom. Software Livre se refere a todo e qualquer software que o programador crie e deixe disponível para que outros programadores possam modificar e melhorar de acordo com suas necessidades. Isto é o Software Livre: Poder criar um código e permitir que outras pessoas o melhorem e corrijam suas falhas também implementando novos recursos.

O termo Software Livre surgiu em 1983 quando Richard Stallman quis dar o benefício da liberdade aos computadores. Naquela época o mundo da Informática era dominado pelos programas e sistemas operacionais proprietários, todos eram obrigados a usar um software estático e imutável onde somente a própria empresa que o fez pudesse mudar algo ou corrigir uma falha ou adicionar recursos. Em 1985, Stallman fundou a Free Software Foundation ou, em uma tradução espontânea, Fundação do Software Livre. A Free Software Foundation tem como objetivo organizar a publicação de programas de código aberto. Desde então, o Software Livre vem ganhando força, e avançado de forma significativa, principalmente nos últimos 5 anos.

O uso de Software Livre possui uma grande vantagem em relação ao Software Proprietário quando falamos de empresas que é o não pagamento de licenças, por exemplo. E quando se pensa nas vantagens do Software Livre, a primeira coisa que vêm à mente, realmente, é o preço. Entretanto, esse não deve ser o fator decisivo na escolha de um software. O importante é que ele funcione de maneira eficiente, e é nesse ponto que o software livre se destaca frente ao software proprietário. Devido ao seu modelo de desenvolvimento, onde qualquer pessoa tem acesso ao seu código-fonte, os softwares livres são analisados por milhares de pessoas ao redor do mundo, de modo que erros e brechas de segurança são detectados muito mais rapidamente, e corrigidos num espaço de tempo muito menor, uma vez que qualquer pessoa pode corrigir o problema e publicar na Internet a correção. Por isso mesmo, ele vem se difundindo cada vez mais nos últimos anos, e muitas organizações e órgãos públicos optam por sua utilização.

Os Sistemas Operacionais

Quando falamos de Software Livre logo falamos de Sistemas Operacionais que nada mais são, que os conjuntos de programas que viabilizam a interatividade do usuário com a máquina – seja este um computador ou smartphone/tablet. Windows, Android, Linux, Mac OS X e iOS são os nomes que mais dominam o mercado.

Estes atendem a maioria das necessidades corporativas, auxiliando no armazenamento e compartilhamento digital de informações (por vezes confidenciais) das empresas. Dispensam, assim, a maioria das documentações impressas, que antes eram aglomeradas nas mesas e gavetas de escritório.

Por outro lado, todos os Sistemas Operacionais estão sujeito a falhas. No caso, os arquivos podem ser apagados repentinamente e isto causaria um efeito catastrófico para uma companhia, principalmente se não houver backup destes documentos.

No entanto, principalmente no meio empresarial, o ideal seria tomar medidas preventivas. Grandes corporações não podem negligenciar o armazenamento dos seus documentos confidenciais. E até mesmo pequenas empresas devem refletir sobre o tipo de tecnologia utilizada pelos funcionários e administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com