TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de FURPS

Por:   •  3/6/2017  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  1.443 Visualizações

Página 1 de 2

FURPS

O termos FURPS é um acronimo que representa um modeo usado para classificaçao de atributos de qualidade de software, requisitos funcionais e não funcionais.

O que são requisitos funcionais?

Em Engenharia de Software, um requerimento funcional define uma função do software. Uma função é descrita como um conjunto de entradas, comportamento e saídas.
Requisito Funcional pode ser um cálculo, detalhes técnicos, manipulação de dados, processamento e outras funcionalidades que definem o que um sistema deve fazer.

O que é um Requisito Não-Funcional?

Requisito não-funcional, por sua vez, é um requerimento que especifica critérios que podem ser usados no modo em que um sistema opera, e não em comportamentos específicos do mesmo.

De maneira geral, requisitos funcionais especificam O QUE um sistema deve FAZER. Enquanto requisistos não-funcionais especificam COMO um sistema deve SER.

A sigla significa:

F de FUNCIONALITY que significa FUNCIONALIDADE, representa os requisitos funcionais do sistema, ao quais devem, teoricamente, estar todos documentados. Essa categoria tem varias subcategorias, que variam de acordo com a aplicaçao.

U de USABILITY que significa USABILIDADE, representa a interface sistema-usuario, avalia prevençao de erros, estetica, design, ajudas, documentaçao, padroes, consistencia. Por exemplo, uma imagem que não carrega em um website pode ser considerado um erro de usabilidade.

R de RELIABILITY que significa CONFIABILIDADE, representa a eficiencia e o indice de falhas do sistema, refere-se a integridade, conformidade, interoperabilidade do software, disponibilidade, exatidao, poder de recuperaçao após falhas, mesmo aqueles mais proximos de serem inertes a falhas, devem ter poder de recuperaçao imediato após uma falha critica. De outra forma, o sistema ficaria indisponivel por tempo indeterminado, e causaria muitos transtornos ao seu usuario final.

P de PERFORMANCE que significa DESEMPENHO, representa tempos de resposta e capacidade de processamento do sistema, avalia basicamente desempenho do software sob varios aspectos, entre eles:tempo de resposta, consumo de memoria, utilizaçao da CPU, capacidade de carga, disponibilidade da aplicaçao.

S de SUPPORTABILITY que significa SUPORTABILIDADE, representa basicamente os esforços necessariso para manutençao e configuraçao do sistema. Por exemplo, possibilidade de testes no sistema, adaptabilidade, facilidade de manutençao do sistema, compatibilidade e portabilidade, facilidade de configuraçao e customizaçao, entre outros.

Alem disso temos ainda o FURPS+ que é uma evoluçao do FURPS. O “+” no final da sigla engloba outras categorias para classificar os atributos de qualidade do software, sendo elas:

- Restriçoes de design: especifica ou restringe o processo de design do sistema, como: linguagem de programaçao,  processo de software uso de ferramentas de desenvolvimento, biblioteca de classes, padroes de design, etc.

- Requisitos de implementaçao – especifica ou restringe o codigo ou a construçao de um sistema,  por exemplo: padroes obrigatorios,  linguagem de implementaçao, politicas de integridade de banco de dados, limites de recursos, ambiente operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com