TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Manutenção de Computadores

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

CETELBRAS Educacional

Curso de Manutenção de Computadores

Rodrigo Castilho Faria

Guaramirim, 2014


O que é bios?

A palavra bios é a abreviaçao da palavra Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída. Ele é responsabel por algumas atividades de rodtina de seu computador mas não menos importante. Se o BIOS para de funciona o computador também para.

Como funciona?

Ao ligar seu computador, A BIOSfaz uma verificação em seu computador, identificando todos os seu componentes conectados. Só depois que abios passa as informações necessárias para o sistema operacional.

É na BIOS que você pode visualizar e alterar algumas informações do seu PC, como ajustar o relógio do sistema, verificar a temperatura da placa-mãe e do processador ou conferir a velocidade com a qual o cooler está girando. Além disso, é por meio dessa ferramenta que você determina se o boot do PC será feito pelo disco rígido, drive de CD/DVD ou dispositivos USB.

Os famosos overclock e underclock, que nada mais são do que alterar a velocidade de clock do processador, também são feitos por meio da BIOS. Como você pode perceber, sem esse aplicativo é praticamente impossível iniciar uma máquina.

Mas a meios para garantir a integridade da BIOS, sua informações ficam gravadas em uma memoria ROM, ou seja, não podemos modificar suas características centrais. Você não pode, por exemplo, desinstalar a BIOS do computador, apenas atualizá-la ou modificar as opções permitidas.

Setup

Significa: configuração, instalação.

Bastante comum no mundo da computação, o setup, uma configuração que permite que o utilizador faça alterações em determinados programas, para que eles funcionem de forma mais adequada às suas necessidades. Programas como o Google Chrome, ou mesmo sistemas operacionais como o Windows 8 possuem diversas opções de setup.

O setup esta gravado dentro da memoria ROM do computador, essa memoria em especial é chamada de memoria de configuração.

Como essa memoria é do tipo RAM, seus dados são apagado quando o computador for desligado. Pra impedir que isso aconteça existe uma bateria que alimenta essa memória, essa bateria também é responsável pelo relógio real de tempo do computador. Todo micro tem esse relógio que é responsável por manter a data e as horas sempre atualizadas.

CMOS

O semicondutor complementar de óxido metálico, ou CMOS, refere-se a um chip de memória alimentado pela bateria no computador que armazena informações sobre a inicialização. O sistema BIOS do computador usa essas informações ao inicializar o computador.

As mensagens de erros relacionadas ao CMOS podem ser causadas por uma bateria descarregada ou defeituosa. A bateria poderá descarregar caso o computador fique desligado durante muito tempo.


Processadores Intel

Processador

Clock

Mhz

Data de fabricação

Especificação

4004

92.600 Mhz os

740

15/11/1971

Usado para especificamente para fazer cálculos

8008

0.2 a 0.8 Mhz os

800

Abril de 1972

Usado para a manipulação de dados, calculadoras gerais e manipulação de caracteres. Um pouco mais lento que o 4004 em termos de instruções por segundo, porem podia acessar a RAM mais rapidamente e podia acessar dados com 8 bits.

8080

2

Abril de 1974

Foi incialmente projetado para controlar misseis guiados

8086

4,77 a 10

5

1978

Veio atender as necessidades  de aplicações, que exigiam processamento de 16 bits, maior capacidade de memoria, modos de endereçamento mais sofisticado e suporte para sistemas operacionais multiprogramados

I3

1220 a 3.400 Mhz

2009

 O recurso Hyper-Threading estará ativado nesses modelos permitindo que o processador possa simular a existência de um maior número de núcleos, fazendo com que o desempenho do processador aumente significativamente.

I5

3 a 3,2 Ghz os

9/11/2009

Eleva o padrão de sua experiência com PC com visuais sofisticados e uma explosão automática de velocidade quando necessário. A 4ª geração dos processadores Intel® Core™ i5 oferece desempenho incrível, visuais impressionantes e segurança integrada para maior proteção.

I7

3,4 a 3,9 Ghz os

17/11/2008

Eleva o padrão de sua experiência com PC com visuais sofisticados e uma explosão automática de velocidade quando necessário. A 4ª geração dos processadores Intel® Core™ i5 oferece desempenho incrível, visuais impressionantes e segurança integrada para maior proteção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com