TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM III

Campo Largo

2018

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM III

Thiago Stocco

RA: 1657799

Campo Largo

2018

RESUMO

Tem como objetivo apresentar um projeto de uma LAN incluindo, endereços de IP e servidores, ou equipamentos físicos, assim fazendo um devido cálculo dos custos para implementação desta rede, com a finalidade de definir os aspectos éticos e legais referentes ao uso da Internet.

Assim tendo como base a ideia que a prefeitura de uma cidade identificou o aumento da população idosa, e resolveu criar um projeto de implantação de um Centro de Inclusão Digital para Idosos, onde a importância é tornar mais fácil o acesso às Tecnologias atuais para o acesso à Internet em geral, e também com intuito de incentivar a inclusão digital para a população idosa.

Palavras-chave: Inclusão Digital para Idosos, Tecnologia, internet.


ABSTRACT


       

It aims to present a project of a LAN including, IP addresses and servers, or physical equipment, thus making a proper calculation of the costs to implement this network, in order to define the ethical and legal aspects regarding the use of the Internet.

Based on the idea that the city hall of a city identified the increase of the elderly population, and decided to create a project to implement a Center for Digital Inclusion for the Elderly, where the importance is to make it easier to access the current technologies for access to the Internet in general, and also to encourage digital inclusion for the elderly population.

Keywords: Digital Inclusion for the Elderly, Technology, internet.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        SERVIÇOS DE PREPARAÇÃO        8

2.1.        DESCRIÇÃO DA REDE DO LOCAL        8

2.2.        O PROJETO GERAL – DIAGRAMA INICIAL        9

2.3.        EQUIPAMENTOS        9

3.        CENÁRIO CIDI        11

3.1.        ADMINSTRATIVO        11

3.2.        CADASTRO        11

3.3.        INFORMÁTICA        12

3.4.        LABORATÓRIO DE ACESSO À INTERNET        13

3.5.        ESPAÇO LEGAL        13

4.        ORÇAMENTOS        14

4.1.        EQUIPAMENTOS        14

4.2.        PAGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS        16

4.3.        CUSTO TOTAL DO PROJETO        16

5.        UTILIZAÇÃO DA INTERNET        16

5.1.        USO DE EQUIPAMENTOS        16

5.4.        UTILIZAÇÃO DA INTERNET        17

6.        CONCLUSÃO        18

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19


  1. INTRODUÇÃO

A estrutura da população brasileira já passou por várias mudanças. Houve alguns momentos em que tivemos crescimento acelerado, com número de jovens bem maior que de idosos. Em outras ocasiões tivemos queda no crescimento, a partir deste momento não teve mais como ter um “Controle” sobre qual faixa etária estava se sobrepondo.

A partir de 1970, as taxas de natalidade diminuíram muito, tudo pois as mulheres começaram a entrar no mercado de trabalho, que passaram a não ter mais tempo para cuidar de filhos, sendo assim a população foi envelhecendo ao mesmo tempo em que não tinha muita natalidade.

O aumento da população que compõe a terceira idade é uma realidade, e já pode ser percebida no cotidiano da sociedade brasileira. Em 40 anos, a população idosa irá triplicar no País e passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%).  As estimativas são de que a isso acontecerá em 2030, quando o número absoluto e o porcentual de brasileiros com 60 anos ou mais de idade vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos. Daqui a 14 anos, os idosos chegarão a 41,5 milhões (18% da população) e as crianças serão 39,2 milhões, ou 17,6%, segundo estimativas do IBGE.

[pic 1]

Figura 1 – População por grupo de idade - Brasil – até 2050

Se tratando desse assunto faz sentido a busca por soluções que permitam um envelhecimento normal e saudável e é claro, sem perder a conexão com o mundo, onde hoje é basicamente digital.

De acordo com o SDH (2017), existe novas necessidades onde são explicitadas pela pessoa idosa, como mobilidade, acesso a informações, serviços, segurança e saúde preventiva. Com o intuito de atender a essas novas expectativas foram engenhados nos últimos trinta anos instrumentos legais que garantem proteção e ampliação de direitos às pessoas idosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (386.9 Kb)   docx (577 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com