TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM VII

Cursos Superiores de Tecnologia

Sistema para realizar o controle de matrículas de cursos livres

UNIP Jundiaí

2018


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM VII

Cursos Superiores de Tecnologia

Sistema para realizar o controle de matrículas de cursos livres

Nome completo do aluno: Pedro Bueno da Silva

RA: 177789-1

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 2º semestre 2018

UNIP Jundiaí

2018


Resumo:

Neste projeto é desenvolvido a fase de design para um sistema de controle de matriculas de cursos livres, seguindo as premissas que o projeto do sistema de controle de matricula já foi iniciado por um profissional que não o continua. Assim sendo a continuidade do projeto da fase de análise para a de design é de responsabilidade dos integrantes do projeto integrador multidisciplinar.

Palavras chaves: Sistema, controle, matricula, análise e design.


Abstract:

In this project, the design phase was developed for a free course registration control system, following the assumptions that the design of the registration control system has already been initiated by a professional who does not continue. Therefore, the continuity of the project from the analysis phase to the design phase is the responsibility of the members of the multidisciplinary integrating project.

Keywords: System, control, registration, analysis and design.


Sumário

Resumo        3

Abstract        4

Introdução        6

Fase de análise        8

Descrição dos requisitos        9

Diagrama de casos de uso        10

Diagrama de classes        11

Fase de design        12

Arquitetura MVC        13

Diagrama de classe de implementação        14

Diagrama de sequência de implementação        14

Diagrama de atividades        14

Diagrama de distribuição        14

Diagrama de classe de implementação – Manter Curso        15

Diagrama de classe de implementação – Manter Aluno        16

Diagrama de classe de implementação – Efetuar matricula        17

Diagrama de classe de implementação – Relatório matricula        18

Diagrama de classe de implementação – Login Aluno        19

Diagrama de classe de implementação – Consultar Curso        20

Diagrama de classe de implementação – Consultar Matrícula        21

Diagrama de atividade - Valor Curso        22

Diagrama de distribuição        23

Conclusão:        24

Referências bibliográficas        25


Introdução:

Para compreendermos quais as finalidades da fase de design, é necessário fazermos uma comparação com os objetivos da fase de análise. A fase de análise enfatiza a compreensão dos requisitos em seu caráter detalhado. Ou seja, busca-se detalhar os conceitos e operações relacionadas ao sistema. Em outras palavras, na fase de análise o que se busca é saber QUAIS os processos, conceitos, etc, relacionados ao software em desenvolvimento. Na fase de design, iniciamos o desenvolvimento de uma solução lógica baseada no paradigma da orientação a objetos. Ou seja, não mais nos satisfaz saber quais os processos, conceitos, etc. … relacionados com o software, mas saber COMO os processos, conceitos, etc… são implementados. Assim, diversos objetivos são esperados na fase de design. Dentre eles, temos:

• A aquisição de uma compreensão profunda dos fatores relacionados a requisitos não funcionais e restrições relacionadas a diversas características do sistema, tais como: linguagens de programação, reutilização de componentes de software, sistemas operacionais, tecnologias de distribuição e concorrência, tecnologias de bancos de dados, tecnologias de interface com o usuário, tecnologias de gerenciamento de transações, etc…

• A criação dos elementos lógicos necessários para as atividades de implementação subsequentes, por meio da definição de subsistemas, interfaces e classes

 • O planejamento do trabalho de implementação decomposto em pedaços que possam ser trabalhados por diferentes equipes de trabalho, possivelmente ao mesmo tempo

• Captura das principais interfaces entre subsistemas, úteis no projeto da arquitetura do software, principalmente para a sincronização entre diferentes equipes de trabalho

• Permitir a especificação de elementos lógicos a serem implementados por meio de uma notação uniforme

• Criar uma abstração objetiva da implementação do sistema, de tal forma que a implementação seja um mero refinamento do design, permitindo e.g. a geração automática de código.

Vemos, portanto, que a etapa de design corresponde a uma mudança de postura em relação à fase de análise. Enquanto na fase de análise a nossa preocupação era compreender bem o que o sistema deveria fazer, na fase de design já se começa um planejamento estratégico para a implementação do sistema que será desenvolvido. Analisando agora a etapa de design dentro do ciclo de vida de um software, ou seja, tendo em perspectiva a maturidade do desenvolvimento do mesmo em termos de iterações, veremos que o design é enfatizado nas iterações finais da fase de elaboração e o começo da fase de construção. Lembrando que as fases de especificação, análise, design, implementação e testes se repetem em cada iteração, com diferentes ênfases, veremos que somente a partir de um certo número de iterações a ênfase no design será maior. Entretanto, veremos que essa ênfase maior dura somente até o meio da fase de construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (645.4 Kb)   docx (584.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com