TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deep Web

Por:   •  26/9/2016  •  Artigo  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

DEEP WEB: NAVEGANDO EM "ÁGUAS PROFUNDAS"

RESUMO

Este artigo visa desmistificar os preconceitos em torno da deep web. Com este objetivo em mente fomos a fundo em busca de conhecimento por meio de pesquisas e estudos em sites especializados e com pessoas que entendem do assunto  para que este "oceano" desconhecido, possa ser visto com uma nova visão por pessoas que buscam conhecer a utilidade de algo que por muito tempo foi considerado o lado obscuro da Web.

Palavras–chave: Rede Profunda. Obscura.


SUMMARY

This article aims to demystify prejudices around the deep web. With this goal in mind we were the bottom in search of knowledge through research and studies on specialized sites and people who understand the subject so that this " ocean " unknown , can be seen with a new vision for people who want to know the usefulness something that has long been considered the dark side of the Web .

Keywords : Deep Web. Darkening.

INTRODUÇÃO

                O outro lado da rede, conhecido pela maioria como deep web (rede profunda) por muito tempo foi considerado (pelos leigos no assunto) como um local somente para práticas ilegais. Surgiram então diversas lendas sobre o que é realmente a rede “inacessível” para o usuário comum. Este artigo tem a finalidade de apresenta-la como realmente é, seus pontos e contrapontos, e o que pode ser encontrado nela que pode ser considerado útil, e aplicável ao dia-a-dia baseando-se em pesquisa sobre opinião de especialistas e de usuários comuns que em algum momento já tiveram a curiosidade de se aventurar em mar aberto.

DEEP WEB: O QUE É?

                A deep web é todo o conjunto de conteúdos e sites que não podem ser encontrados ou acessados através da internet comum (surface ou superficie) que se utilizam de mecanismos de buscas como o google por exemplo, os links de seus sites são em sua maioria códigos alfa numéricos com o sufixo .onion que fazem parte da rede TOR (The Onion Router) uma das maiores deste lado da rede. Tem-se uma estimativa de que a deep web seja 500 vezes maior que a internet que a grande maioria conhece. Uma analogia comumente usada para descreve-la é compara-la a um iceberg (grande massa de gelo flutuante.  Somente 10% de seu tamanho total aparece na superfície e o restante fica escondido sob a água) os 10% do iceberg que aparece sobre a água seria a internet comumente utilizada, também conhecida por surface ou superfície, o restante do iceberg escondido sob a água e o que poderia se considerar como sendo a deep web. (ver fig.1)

[pic 1]

       Figura 1 – Iceberg, analogia comum para descrever a deep web.

VILÃ OU MOCINHA:

                A deep web não é composta somente pelos demônios da humanidade e suas práticas, o grande problema e que pessoas mal intencionadas se utilizam do anonimato que ela proporciona para expor e lucrar como todo tipo de práticas ilegais que se pode imaginar desde pedofilia a venda de drogas, armas, e serviços de assassinos de aluguel.

                A contraponto do que foi citado anteriormente, o anonimato por exemplo pode ser usado para que correspondentes internacionais se utilizem dele para burlar sistemas de censura de países como Coreia do Norte, China, Irã, Cuba, Egito que costumam controlar a internet convencional, para que possam repassar informações para suas respectivas redações. O site Wikileaks e o grupo Anonymous, por exemplo, não teriam se tornado o que são hoje sem ajuda da deep web, para se ter uma idéia em 2011 o grupo Anonymous conseguiu divulgar a identidade de mais de 200 pedófilos, isso sem contar a contribuição do Wikileaks na divulgação de informações e documentos dos governos ocidentais, importantes para a comunidade como um todo, e no grande acervo de materiais de estudo e enriquecimento cultural, histórico e de conhecimento tecnológico disponível a quem interessar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com