TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dennett - postura física, postura de design e postura intencional

Por:   •  7/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Anne-Gaëlle Calandre

Sistemas Inteligentes 2

Pergunta : Quando Dennett fala em sistema intencional, ele se refere ao método de como descrever comportamento de entidades atribuindo-lhes crenças, desejos e perspicácia/agudez racional. Você compreende como isto pode auxiliar (ou não) na construção de sistemas computacionais? Explique.

O conceito de postura intencional, um conceito muito importante no pensamento filosófico de Daniel Dennett, é um aspecto central para um ponto de vista da intencionalidade.

Há três modos distintos para predizer o comportamento de um objeto: a postura física, a postura de design e a postura intencional, através da qual consideramos um objeto como um agente intencional, dotado de crenças, pensamentos e intenções.

Adicionalmente, do ponto de vista de Dennett, em parte, a naturalização da intencionalidade é o caminho para a possibilidade de construção de computadores que apresentarão comportamento intencional. O conceito de postura intencional é uma possibilidade para a construção de agentes intencionais artificiais.

Os pesquisadores de Inteligência Artificial conseguiram desenvolver sistemas que apresentam desempenho considerável em tarefas complexas, de modo que é razoável considerar que a elaboração e execução de uma intencionalidade artificial é compatível com uma visão cientifica da realidade.

A intencionalidade deve ser encarada, como algo formal e abstrato, cuja existência não é definida em termos de uma estrutura física especifica. Se um sistema de IA instanciar um programa adequado, ele apresentará intencionalidade. Caso esse sistema venha a ser efetivamente construído, poderemos verificar seu comportamento intencional através da interação com o sistema.

Os sistemas projetados pela pesquisa em IA são sofisticados o bastante para só podermos compreender suas ações através da postura intencional. Mesmo que tenhamos um entendimento completo de um computador em termos de circuitos e outros detalhes físicos, não podemos, por motivos práticos, abrir mão de atribuir aos sistemas computadorizados uma certa racionalidade, através de expressões intencionais.

Um problema de projeto em IA começa com uma questão intencionalmente colocada. Os pesquisadores tentam resolver o problema de fazer o sistema executar uma tarefa, como por exemplo o jogo de xadrez, e então definem a questão em termos de vocabulário intencional, considerando que o computador sabe ou decide sobre a melhor linha de ação possível. Mesmo a posse e transmissão de informação de um computador é descrita em termos intencionais.

Uma vez definido o problema, os pesquisadores concedem ao sistema de computador uma capacidade racional, admitindo que se o sistema conseguir resolver o problema, pode-se dizer que em certa medida ele pôde “entender” a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com