TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECM -Documental digital

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 13

IETEC - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Pós Graduação

Gestão e Tecnologia da Informação/Turma 23

19 de março de 2014

ANÁLISE DE PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE ECM:

ESTUDO DE CASO UTILIZANDO TOTVS-ECM

Kelly De Araújo Guimarães

Analista de Negócios

kelly_araujoguimaraes@yahoo.com.br 

RESUMO

Neste trabalho é proposto o estudo e analise de gerenciamento de processos com o propósito de padronizar processos corporativos para ganhos de produtividade e eficiência. Com este estudo pretende-se abordar não só o conceito de BPM (Business Process Management), bem como as suas vantagens e uma breve aplicação no contexto empresarial utilizando um sub processo de uma empresa, ativa hoje, como exemplo.  

 

Palavras-chave: BPM, Business Process Management, corporativo, ECM, workflow.

                                                                           
                                                                 
2014

Autorização de Divulgação de Trabalho Técnico

AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO

AUTORIZAMOS[pic 1]


A PUBLICAÇÃO DO MEU TRABALHO NA INTERNET,

     JORNAIS E REVISTAS TÉCNICAS EDITADAS PELO IETEC.

NÃO AUTORIZAMOS A PUBLICAÇÃO OU DIVULGAÇÃO DO MEU TRABALHO.[pic 2]

BELO HORIZONTE, _        _/ _        _/_ _        

CURSO:

SEMESTRE/ANO:

TURMA:

TÍTULO DO TRABALHO:

[pic 3]

NOME DOS PARTICIPANTES (LEGÍVEL)                                    ASSINATURA                                    

                                                                                               

         

  1.  INTRODUÇÃO

O Business Process Management (BPM) ou Gerenciamento de Processo de Negocio ou até mesmo Gestão de Processos de Negocio é um conceito que une negocio e TI com foco na otimização dos resultados das empresas através da melhoria dos processos de negócio. As soluções de BPM servem para medir, analisar e aperfeiçoar processos nas organizações, com intuito de melhorar a gestão dos processos. Isso possibilita a padronização dos processos corporativos e ganho de produtividade e eficiência.
De acordo com McDaniel, T.(2001), as empresas com a implementação de uma solução BPM podem conseguir melhorias significativas e rentabilidade de investimento reutilizando atuais procedimentos ou fluxos de informação disponíveis.
Para a otimização de processos numa organização não apenas métodos, técnicas e ferramentas de análises são utilizados, mas, o controle e processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informações são necessárias para a modelagem dos mesmos e chegar num aperfeiçoamento da gestão de negocio e dos processos financeiros de uma empresa.

Este artigo tem como objetivo geral apresentar conceitos básicos sobre BPM e ECM e no final apresentar um breve estudo de caso. Os problemas para estudos serão os seguintes: chegando a conclusão que uma gestão de negócios é imprescindível para uma excelência no desempenho e ganho das empresas nos dias atuais é preciso entender:

Quais os principais pontos entre as visões da gestão empresarial e da TI sobre o gerenciamento de processos de negócio? E as principais barreiras para a implantação da cultura do BPM nas empresas?

Quais as principais fases do gerenciamento de processos de negócios segundo a gestão e a TI?  A partir desses questionamentos uma breve abordagem será feita a seguir.

Diante do cenário descrito acima, demonstra-se útil apresentar uma forma possível de implementação da ferramenta ECM na automatização de processos e satisfazer as necessidades da gestão, controle e automatização de processos de uma empresa, sendo ela de pequena a grande porte.

  1. BPM
  1. CONCEITOS DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO

Antes de definir BPM é necessário compreender o que são processos de negócio. O gerenciamento de processos de negócio compreende a definição, o aperfeiçoamento e a administração dos processos de negócio de uma organização, desde o seu início até o seu final, envolvendo todos os departamentos e fases, até mesmo parceiros e terceiros, com apoio colaborativo e deliberado da tecnologia, a fim de alcançar três pontos de importância crucial para uma empresa dirigida ao cliente e baseada no desempenho:

  1. Clareza na direção estratégica;
  2. Alinhamento dos recursos da organização;
  3. E a crescente disciplina nas operações diárias (SPANYI, 2003).

A Gestão de Processos de Negócios, em inglês Business Process Management (BPM), que veio para solucionar diversos problemas no meio corporativo, abrangendo a intersecção entre gestão e tecnologia. Esse modelo constitui métodos, técnicas e ferramentas para o auxílio ao projeto, controle e análise de processos de negócios, envolvendo recursos humanos, organizações, aplicações, documentos e outras fontes de informação (AALST; HOFSTEDE; WESK, 2003).

BPM se difere de reengenharia de processos, pois não visa mudanças revolucionárias nos processos de negócios, mas sua evolução contínua. Recentemente, BPM ganhou maior atenção no mundo corporativo e pode ser considerado o sucessor da Reengenharia de Processos, pois dirige seu foco na eficiência de processos através da tecnologia de informação e negligenciando os aspectos pessoais de mudanças (AALST; HOFSTEDE; WESKE, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (301.5 Kb)   docx (122.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com