TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva, Acessibilidade e Informática

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Formulário treino para ED01

Curso:

Licenciatura em Computação

Código da Disciplina:

D35-7

Nome da Disciplina:

Educação Inclusiva, Acessibilidade e Informática

Natureza:

Obrigatória

Atividade: Questionário online – unidade I

Questão 01: (valor – 0,5) Na idade contemporânea (início do século XIX, em contrário às iniciativas observadas anteriormente pela sociedade, a qual desconsiderava em todos os aspectos, as pessoas com alguma deficiência, surgem as primeiras tentativas de se educar uma criança com deficiência mental. Diante do relato acima, quem foi o precursor dessa ideia e como se deu tal feito?

O médico Jean Marc Itard (1774-1838), que intercedeu na educação de Vitor, um menino

de 12 anos que ficou conhecido como o Sauvage de l’Aveyron.

VICTOR, o Selvagem de Aveyron

Victor foi uma criança com problemas mentais achada em Aveyron e levada para a Paris pós revolucionária (1800), para que pudesse receber cuidados médicos. Aparentemente, vítima de uma tentativa de assassinato e deixada na floresta para morrer. Em Paris, foi diagnosticado pelo famoso médico Phillipe Pinel, como um paciente com danos mentais irreversíveis. Porém, seu discípulo, o Dr. Itard, entendeu que o diagnóstico de seu mestre estava errado no caso de Victor, tomou-o sob sua proteção, disposto a provar sua teoria. Segundo ele, a criança não possuía linguagem porque vivia em um “presente perpétuo”, à deriva em um mundo sem passado ou futuro, e, portanto, sem memória e sem noção da própria identidade, um estado de privação linguística relacionado com a ausência da noção de tempo. Sua interpretação baseava-se na observação de que a criança possuía uma linguagem gestual pela qual se fazia perfeitamente compreender. Embora não desconsiderasse essa forma de comunicação, o médico considerava que apenas um sistema linguístico podia integrar o indivíduo humano no processo de desenvolvimento e para iniciar o processo de recuperação decidiu dar-lhe o nome de Victor. O tratamento começou com o ensinamento de francês como metodologia para o desenvolvimento de sua memória e da capacidade de estabelecer relações a partir da linguagem escrita, uma inversão da ordem natural do processo de aprendizagem. Embora provasse que o senso de memória de Victor era apuradíssimo, seu pupilo chegou a aprender a pronunciar apenas a expressão Oh Dieu e não ficou provado se ele reconhecia como palavras o que estava escrevendo. Não conseguir dar a Victor a habilidade para falar foi a grande frustração de Itard, cuja reputação de médico sofreu um pouco. O caso deste menino ficou literariamente conhecido como o do Sauvage de l’Aveyron.

Fonte: Fernandes (2002)

Questão 02: (valor – 0,5) A segunda guerra mundial foi um período que trouxe resultados contraditórios, no que se refere a história da deficiência. Diante deste contexto, quais as principais características de tal contradição?

Ao mesmo tempo em que exterminou milhares de pessoas com deficiências, além de outros grupos considerados “indesejados” pelo regime nazista (Holocausto), impulsionou um investimento maior dos governos no desenvolvimento de tecnologias para superar as dificuldades vividas por estas pessoas. Após essa Guerra, a presença da deficiência tornou-se muito comum na sociedade. Os sujeitos antes fortes e saudáveis, ao regressar, estavam transformados em deficientes físicos e ou sensoriais, os quais necessitavam voltar a produzir para sua subsistência e a de suas famílias. Este era, certamente, um problema social a ser resolvido. Para tanto, justificou-se grandes investimentos governamentais na área médica. Como resultados surgiram muitas próteses, lentes, aparelhos de surdez, que vieram a beneficiar não somente aqueles oriundos dos campos de batalha, mas todos que necessitassem. Este período é marcado pela perspectiva médico-assistencialista explicitada nos hospitais-asilos. Espaços segregatórios onde deficientes, doentes, prostitutas e mendigos, entre outros indesejados sociais, viviam de forma promíscua sendo que as ações terapêuticas visavam à reabilitação.

Questão 03: (valor – 0,5) Além de outros educadores, o Dr. Jean Marc Itard, também influenciou a educadora Maria Montessori, a qual contribuiu significativamente, para a evolução da educação especial. Com base no relato descrito de que forma se deu tal contribuição e no que consistia o método adotado pela educadora?

Itard também influenciou outra importante educadora, Maria Montessori (1870-1956), que contribuiu para a evolução da Educação Especial, desenvolvendo um programa de treinamento para deficientes mentais. Este método foi amplamente experimentado na Europa e Ásia e consistia no uso de objetos concretos para manipulação de forma sistemática.

Questão 04: (valor – 0,5) Na idade média, foram desenvolvidos vários braços, pernas, mãos, olhos, dentre outras próteses que melhoraram significativamente a vida de muitos deficientes. Quem foi o criador de tais recursos, os quais transformaram significativamente, as vidas de centenas de pessoas?

Ambroise Paré

Questão 05: (valor – 0,5) Observe a afirmação abaixo e a seguir, explique com suas palavras, porque esta é verdadeira.

“...É possível perceber que a legislação é necessária, mas não garante efetivamente os direitos dos sujeitos com deficiências...”

Uma política de vanguarda não garante a acessibilidade aos saberes escolares se não houver uma verdadeira transformação no interior da escola. Se faz necessário concretizar no cotidiano dessa instituição o que já está assegurado por lei. Não basta garantir a acessibilidade, é preciso criar as condições para que a escola se transforme em espaço verdadeiro de trocas que favoreçam o ato de ensinar e aprender. Neste sentido nosso país ainda têm um importante caminho a percorrer para assegurar educação a todos os jovens, crianças, adultos e adolescentes que integram o sistema público de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (288.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com