TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Tecnologia

Por:   •  14/8/2015  •  Dissertação  •  5.311 Palavras (22 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 22

A INCLUSÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO

MAMEDE, Fernanda Santinon[1]

770987

TORRES, Paulo César Munhoz[2]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo colaborar com a adequação do processo de inclusão na área educacional, visando demonstrar a análise da formação dos profissionais que atuam nessas instituições de ensino, a fim de expor as dificuldades enfrentadas pela escola e pelos profissionais da educação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Sendo assim, é essencial compreender o papel do professor no estabelecimento de ensino para concretizar a inclusão e dominar as atribuições do professor frente às novas necessidades deste processo de inclusão. A legislação brasileira acredita que os cursos de formação de docentes, desde o magistério à licenciatura, capacitam esses profissionais para atuar em salas de aula com uma demanda diversificada de alunos, mas no cenário atual, a formação dos profissionais da educação é um dos desafios encontrados, visto que esses não estão preparados e capacitados para educar e garantir o acesso e a permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais. O artigo mostra a partir de pesquisa bibliográfica de teóricos renomados e leis que esclarecem esse novo contexto educacional, a importância dos educadores estarem melhor preparados para o processo de inclusão. O trabalho é apresentado de forma colaborativa como uma alternativa para o enfrentamento desses desafios por parte dos professores, pois mesmo com as leis que regem a inclusão escolar sabe-se que ela ainda é muitas vezes enfrentada como um desafio e não como uma nova perspectiva educacional que busca a melhoria da interação entre os indivíduos que concretizam esse processo.


Palavras-chave: Educação Inclusiva. História. Necessidades Educacionais Especiais. Políticas Educacionais. Formação de Educadores.

1 INTRODUÇÃO

A análise da qualificação e da formação dos profissionais da área educacional mostra-se relevante na medida em que oportuniza a reflexão sobre as legislações que asseguram aos alunos o acesso e a permanência no sistema regular de ensino elucidando como está a situação da formação dos profissionais da educação para receber esses educandos, contribuindo com a (re)construção do conhecimento dos educadores, possibilitando, uma reflexão sobre a ação pedagógica.

Segundo Lima (2006, p. 176), “a formação de professores é um aspecto que merece ênfase quando se aborda a inclusão, uma vez que muitos dos professores sentem-se inseguros e ansiosos diante da possibilidade de receber uma criança com necessidades especiais na sala de aula”.

Dessa forma, é necessária a preparação desses educadores no sentido de ajudá-los a desmistificar conceitos e preconceitos, tornando-os mais conscientes, críticos e comprometidos com a construção de uma nova prática educacional.

Em outras palavras, é preciso considerar que o maior desafio da política educacional de inclusão se refere à formação do educador para atuar na inclusão.

Partindo deste pressuposto, esse trabalho aborda a importância da formação e capacitação dos profissionais de educação para trabalhar de maneira qualificada com a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino.

É fundamental ressaltar que, nos últimos anos, um dos assuntos educacionais mais discutidos é a inclusão escolar que defende a escola regular como espaço educacional de todos os alunos. Diante de todo esse processo, ainda há desafios encontrados pelas instituições escolares ao receberem os alunos com necessidades educacionais especiais, considerando a formação dos profissionais da educação.  

É frequente os educadores relatarem não estar preparados e capacitados para receberem alunos com necessidades educacionais especiais.

A Declaração de Salamanca esclarece que “a preparação adequada de todo o pessoal educativo constitui o factor-chave na promoção das escolas inclusivas” (BRASIL, 1994, p. 27).

Sendo assim, um professor capacitado com práticas e métodos pedagógicos atuais voltados para a inclusão na rede regular de ensino otimizará os resultados tão almejados pelo processo de inclusão. O mesmo estará apto a desenvolver seu trabalho de maneira eficaz, aperfeiçoando toda caminhada rumo à inclusão.

De acordo com Nóvoa (2002, p. 36), “a formação dos profissionais envolvidos com o processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais prevê uma nova profissionalidade docente”.

A profissionalidade docente envolve dois momentos que são distintos, porém interdependentes: o primeiro atribui-se ao desenvolvimento profissional, que deve ser estimulado em uma perspectiva crítica e reflexiva que forneça os meios para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e facilite as dinâmicas de autoformação e o segundo momento voltado para a recuperação de um profissional inserido num contexto educacional que está acolhendo novos processos (NÓVOA, 2002, p. 37).

Em outras palavras, esses profissionais irão reelaborar suas práticas e metodologias a fim de que todos tenham acesso e condições de permanência no ambiente educacional desenvolvendo-se de maneira igualitária.

É de grande importância esclarecer que também é necessário um comprometimento não apenas por parte da escola ou só dos educadores em si, mas tem que haver um apoio governamental, pois a inclusão nas leis já existe, mas na prática da escola está mal estruturada para oferecer o melhor a esses educandos que muito necessitam e merecem.

Este trabalho constituiu-se de pesquisa bibliográfica, sendo assim, o mesmo está embasado em um referencial teórico encontrado em livros, revistas, artigos, sites de informações e documentos oficiais. Os dados do trabalho foram coletados através de leituras e análises de textos referentes ao assunto proposto.

Este estudo visa contribuir para a melhor compreensão do processo de inclusão considerando a formação dos profissionais da educação. Este material objetiva apresentar a análise das possíveis dificuldades enfrentadas pela escola e pelos educadores ao atender alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Pretende, também, demonstrar que a escola inclusiva necessita de professores qualificados para receber esses educandos, dessa forma, passa a ser essencial compreender o papel do professor no estabelecimento de ensino para favorecer a inclusão e conhecer suas atribuições face às novas necessidades do processo de inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com