TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa UniDois

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

A empresa UniDois comercializa chocolates que compra de determinados fornecedores. Ela possui uma relação de clientes cadastrados em seu sistema de banco de dados que mantém dados sobre seus nomes, endereços, cidades, estados, número de telefone, dentre outros. Além disso, possui informações referentes aos seus fornecedores, como razão social, endereço, cidade, estado e CNPJ. O banco de dados armazena também dados característicos dos produtos que comercializa, como, por exemplo, descrição dos produtos, preço, data de fabricação, data de validade etc.

Questão:

Baseado nas informações a seguir e no conteúdo teórico estudado, qual(is) técnica(s) de análise estruturada de sistemas você utilizaria para apresentar ao usuário a modelagem do sistema que ele deseja ser construído e por quê?

O cliente (Unidois) já possui um sistema em funcionamento. Ele tem um banco de dados atualizado de seus clientes e fornecedores e sobre suas vendas.

Nesse caso, o sugerido ao cliente seria uma pesquisa de campo para reduzir gastos e aumentar lucros e assim agradar também o consumidor final. Para isso pode ser usado uma verificação de documento, dessa forma poderá saber o que é vendido e com que frequência. Em seguida pode ser feito um questionário com seus clientes, para descobrir se estão satisfeitos e quais produtos gostariam de ter a disposição.

Com os dados em mãos, deve-se fazer os requisitos de usuário e de sistemas. No Requisito de Usuários funcional será definido o que fazer de forma narrativa, para que o cliente entenda claramente, já que este não conhece os detalhes técnicos.  O não-funcional estará definido a parte qualitativa, como as datas de validade por exemplo, estabelecendo assim quanto tempo o produto poderá ficar em estoque. Por fim, os requisitos de Sistema serão feitos de forma padronizada.

Feito isso, pode passar para outra etapa. Implementar a Técnica de Analise Estruturada. Para este caso, a melhor técnica para se aplicar seria o DFD (Diagrama de Fluxo de Dados).  Essa técnica é constituída por elementos básicos utilizados para estabelecer um padrão de visualização de uma situação a ser analisada. Tais elementos podem ser definidos como processos, que são utilizados para descrever o que o sistema deverá fazer; entidade externa, que envia ou recebe informações do sistema; fluxo de dados, que demonstra como ocorre o fluxo de dados entre os processos existentes no modelo; e por fim os depósitos, que indicam um conjunto de dados armazenados.

Essa é a melhor técnica para o cliente pois apresenta o que o sistema fará e de que forma será feito por meio de uma representação de fluxo de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com