TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Programa Paralelo

Por:   •  3/8/2023  •  Artigo  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Serviço Público Federal

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Campus Camboriú

[T1] Trabalho I. Estudo de Programa Paralelo e Avaliação de Desempenho

Nome: ________________________________________________

Na primeira atividade da disciplina de arquitetura e organização de computadores, referente aos módulos de história da computação e de arquitetura e organização de processadores, pede-se que você aluno, escreva um pequeno artigo, de cerca de 3 páginas, acerca do estudo realizado em sala de aula sobre a implementação e da avaliação dos resultados da execução do problema da multiplicação matricial sob diferentes estratégias de exploração de paralelismo de dados (SIMD) via SSE3 e AVX e do paralelismo de tarefas (MIMD) utilizando OpenMP. A máquina paralela utilizada pelo professor foi um ultrabook Dell Latitude E7480 rodando Linux Ubuntu 21.10 e GCC 11 que possui a seguinte configuração de CPU e de memória RAM:

[pic 2] [pic 3]

Neste artigo você deve explicar o propósito do trabalho em uma pequena introdução, seguida de um capitulo que descreve o problema da multiplicação matricial e o funcionamento da máquina paralela MIMD com suporte a SIMD utilizada pelo professor. Observe que durante a aula prática, o professor explica de forma detalhada o propósito desta primeira atividade. Também, as respectivas razões no uso da multiplicação matricial como problema estratégico na realização da atividade e do computador paralelo para a execução do problema. Durante a correção deste artigo, o professor fará uma leitura dirigida, no sentido de entender se houve por parte do aluno, atenção durante a aula prática, tanto sobre a percepção do propósito da atividade, como para a razão da escolha do problema e a conexão com os conteúdos teóricos estudados. Durante a escrita da arquitetura paralela do computador utilizado. Faça correlações com o conteúdo teórico estudado, tanto no que trata as organizações antigas e sua evolução até a organização paralela e vetorial utilizada pela atividade.

O documento deve ainda descrever as etapas referente a implementação e execução da multiplicação matricial pelo professor em sala de aula. Trechos do código fonte das diferentes versões implementadas devem ser utilizados para ilustrar e auxiliar na explicação de como o paralelismo de dados (SIMD) é explorado através do uso de instruções SSE3 e AVX. Também, para a exploração do paralelismo de tarefas (MIMD) através do uso da biblioteca Open MP. Não apenas o código fonte, você deve nesta seção do artigo, demostrar de forma prática/aplicada quais foram os resultados no ganho do tempo de execução utilizando as diferentes estratégias de exploração do paralelismo. Por fim, pede-se que uma conclusão seja apresentada. Nesta seção do artigo, não se esqueça de fazer apontamentos construtivos, de como a atividade prática permite compilar e ampliar os estudos e aprendizados sobre os módulos de história da computação e de arquitetura e organização de processadores. Por fim, não se esqueça que o texto deve ser publicado (em PDF) no SIGAA da disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (306.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com