TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Crianças E A Percepção Da Mensagem Comunicativa Em Programas Televisivos - Estudo De Caso: Carrossel

Pesquisas Acadêmicas: As Crianças E A Percepção Da Mensagem Comunicativa Em Programas Televisivos - Estudo De Caso: Carrossel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  4.587 Palavras (19 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 19

As Crianças e a Percepção da Mensagem Comunicativa em Programas Televisivos.

Estudo de Caso: Carrossel1

Adriana Rabassa2

Isabelle Lopes3

Fernanda Gomes4

Margareth Michel5

Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS.

Resumo: Este trabalho aborda a influência da TV no comportamento e na vida das crianças, tendo em vista a necessidade de compreender como o fazer publicitário interage com seu desenvolvimento. Com base em pesquisa bibliográfica, são estudados os conceitos de desenvolvimento infantil, publicidade e propaganda voltada para a criança e a influência da comunicação de massas neste público, realizando ainda, um estudo acerca da telenovela Carrossel e a forma como ela atinge o telespectador, devido a sua intensa repercussão entre o público infantil, que acabou gerando até mesmo a preocupação de pais e educadores. Para realizar esse estudo, foi necessário realizar pesquisa em diversos meios como jornais, revistas, além de buscar referencial em autores já consagrados pelo assunto em questão, tais como Soifer (1991), Ferrés (1998), Piaget (2003), entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Carrossel; Crianças; Publicidade; Racismo; Bullyng.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo estudar a influência da TV no comportamento e na vida das crianças, tendo em vista a necessidade de compreender como o fazer publicitário interage com seu desenvolvimento. Parte de pesquisa bibliográfica, buscando esclarecer os conceitos de desenvolvimento infantil e sua relação com a educação e com a escola, bem como com sua socialização. Trabalha com o conceito de desenvolvimento humano especialmente e partir da perspectiva de Piaget (2003), e faz sua relação com a publicidade e propaganda voltada para a criança e a influência da comunicação de massas neste público. Assim traça uma linha do Desenvolvimento Humano relacionando-o com a formação do pensamento e a influência da TV e de sua programação Infantil nesse contexto, utilizando autores como Soifer (1991) e Ferrés (1998), entre outros.

Para compreender melhor o fenômeno, realiza ainda, um estudo de caso descrevendo o Objeto de Estudo - a telenovela Carrossel e a forma como ela atinge o telespectador, devido a sua intensa repercussão entre o público infantil, que acabou gerando até mesmo a preocupação de pais e educadores. Ao analisar o caso, trás para cena as ações de marketing na novela carrossel, à luz de dados estatísticos, e por fim, encaminha as reflexões e a pesquisa - Carrossel na Escola, no contexto de uma pesquisa mais ampla, encaminhada pelo grupo.

Desenvolvimento Humano

O conceito de desenvolvimento humano é complexo e passa por várias áreas do conhecimento. Barnes (2000) afirma que esse conceito se origina no pensamento clássico, especialmente nas idéias de Aristóteles, que acreditava que o alcance da plenitude das capacidades humanas é o sentido e o fim de todo desenvolvimento. O conceito de desenvolvimento humano tornou-se um conceito que pode referir-se ao desenvolvimento do próprio ser humano, estudado pela Psicologia e pela Educação, assim como pode estar ligado à noção de desenvolvimento econômico (integrando aspectos como a qualidade de vida, bem-estar individual e social e felicidade inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948).

No caso desse estudo, o conceito relevante é o que está vinculado à Psicologia e que se refere ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico das pessoas, do nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, caracterizada pelas formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando, conforme o indivíduo vai amadurecendo e algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

Assim, torna-se relevante estudar o desenvolvimento humano para conhecer as características comuns de uma faixa etária, pois para compreender o indivíduo implica saber quem ele é, isto porque existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada uma dessas faixas e os fatores que as influenciam. Os fatores principais são a hereditariedade (a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra), o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica (que torna possível determinado padrão de comportamento), e a maturação no meio (conjunto de influências e estimulações ambientais que influencia e pode alterar os padrões de comportamento do indivíduo).

Os aspectos fundamentais do desenvolvimento humano são o físico-motor que se refere ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica; o aspecto intelectual que é a capacidade de pensamento, raciocínio; o aspecto afetivo-emocional representado pelo modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências; e o aspecto social que é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. É importante destacar que todos estes aspectos relacionam-se permanentemente. São muitos os estudiosos que tem o desenvolvimento humano como objeto de estudo, mas para o desenvolvimento desse trabalho, será adotada a teoria do desenvolvimento humano de Piaget.

Piaget (2003), afirma que o desenvolvimento humano divide-se em quatro estágios, sendo eles:

a) Primeiro Período: Sensório motor, do 0 aos 2 anos de idade.

b) Segundo período: Pré-Operatório, dos 2 aos 7 anos de idade.

c) Terceiro Período: Operações concretas, dos 7 aos 11/12 anos de idade.

d) Quarto período: Operações formais, dos 11 ou 12 anos em diante.

Para ele, um período de extrema importância no desenvolvimento da criança é o Pré-operatório, onde o surgimento da linguagem gera mudanças afetivas e sociais da criança, e em decorrer disto, o pensamento se acelera e a criança passar a desenvolver sua visão crítica das coisas. Também é neste período, através do uso da linguagem, que a criança passa e interagir e se comunicar. (PIAGET, 2003)

Formação do Pensamento

Logo após o nascimento, a criança desenvolve um mecanismo de projeção, ou seja, ela se vê no outro e tem a mãe como uma continuação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com