TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre o artigo: Controlaremos games com a mente no futuro, diz chefe do Xbox

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS

Fichamento de Estudo de Caso

Vilmar Pimentel Pereira Júnior

Trabalho da disciplina Game Design,

                                                 Tutor: Prof. Marisardo Filho

Linhares

2018

Fichamento sobre o artigo: Controlaremos games com a mente no futuro, diz chefe do Xbox.

Idéias do autor

A entrevista foi realizada pela EXAME.com ao chefe de divisão da Xbox Phil Spencer, em São Paulo, abordando o tema: o futuro dos games e dos consoles de videogame. Spencer inicia a conversa comentando como os brasileiros de forma geral são receptivos. Após questionado sobre sua opinião sobre futuro dos jogos e a importância da realidade virtual, Spencer diz que irão funcionar, que já têm experiência com o assunto. Ele cita tecnologias como Kinect, sensores e realidade virtual é uma tentativa de inserir o jogador na experiência que o jogo proporciona. Onde jogadores experientes reagem sem notar o controle, ao desejar pular automaticamente já pressiona o botão, tendo esta e as demais ações no subconsciente. Citando as novas tecnologias, ele diz que são principalmente para as pessoas que nunca usaram um controle (pessoas que nunca jogaram videogame), usando dispositivos como o HoloLens para simular os movimentos reais para capturar a entrada do jogador e levar ao dispositivo, deixando a tecnologia “invisível”. Spencer faz uma mensuração de 10 ou 20 anos para que as pessoas consigam controlar o dispositivo com a mente, apenas pensando para realizar as ações. No restante da entrevista, ele lembra que o Xbox também é uma central multimídia, sobre a utilização do Windows 10 no console, e sobre sua opinião sobre o novo Halo 5.

Posicionamento do aluno

O futuro dos games é a realidade virtual. Grande filmes de ficção científica já trouxeram essa idéia e sonho aos telespectadores. Controlar o jogos com a mente, trará a sensação de imersão quase completa. Atualmente, as tecnologias de realidade virtual estão engatinhando através de acessórios grandes e cheio de fios. Porém, conforme o Spencer disse, esses acessórios facilitam a experiência de jogadores iniciantes como adultos e idosos, pois ao invés de memorizar botões, eles irão reproduzir movimentos básicos para interagir com o jogo. Hoje, o dispositivo com melhor simulação de realidade virtual é o conjunto do óculos de realidade virtual com o VIVE, onde o jogador utiliza o óculos com movimentos da cabeça para controlar a câmera e visualizar o cenário do jogo, e os controles VIVE para fazer movimentos com as mãos para simular ações, tendo também botões para operações mais simples. O caminho para o controle mental já foi iniciado, já existem tecnologias, principalmente na área de medicina, que possibilitam o controle de próteses utilizando redes neurais. Talvez, essa tecnologia para games surja em um prazo menor que o estipulado.

Considerações Finais

Não foi exagero do Spencer, dizer que os jogos serão controlados pela mente. Essa tecnologia já está sendo estudada e explorada pelos pesquisadores, mas ainda não temos nada funcional disponível aos consumidores. Spencer deve ser levado em consideração em todas as idéias levantadas, a realidade virtual sem dúvida irá abrangi o público alvo dos games, possibilitando a inserção de novos jogadores no mundo dos games, utilizando ações básicas já conhecidas pelo cérebro, como andar. Também é visto que o Xbox está sendo cada vez mais utilizado para outras ações como conversas multimídia (áudio e vídeo), assistir filmes, navegar na internet, entre outros. Seria interessante se o Spencer falasse mais sobre o HoloLens, é um produto da Microsoft que têm tudo haver com os temas que ele abordou e todos aguardam por mais informações sobre. Todos os jogadores estão ansiosos para experiências cada vez mais imersivas em um mundo virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com