TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Artigo

Por:   •  27/3/2021  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento do artigo: “Inclusão de Crianças Autistas: um Estudo sobre Interações Sociais no Contexto Escolar”

1 - Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias, Salomão, Nádia Maria Ribeiro, & Agripino-Ramos, Cibele Shírley. (2014). Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(1), 117-130. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000100009

2 -

a) O tema da pesquisa é a interação social de crianças autistas no contexto escolar.

b) A pesquisa tem o objetivo de analisar as interações sociais de crianças com espectro autista nos contextos de escolas regulares, considerando a mediação das professoras.

c) Os dados que evidenciam a importância do estudo nessa área são os aspectos relacionados à etiologia, às possibilidades terapêuticas e à inserção em escolas regulares que são inconclusivos.

d) Observações e filmagens, todos autorizados pelo comitê de ética. Sim, pois pela transcrição dos dados coletados por filmagens evidenciam as interações sociais de 4 crianças autistas com o restante de sua turma escolar com a mediação das professoras.

e) Sim, assim como cita do estudo. “Ao analisar as crianças autistas, observou-se que seus comportamentos de iniciativa foram dirigidos mais frequentemente às ações (129) do que às pessoas (23), e, em segundo lugar, em termos de frequência, foram observadas iniciativas dirigidas a objetos (70)“.

f) Foi constatado com os resultados obtidos que “para que a criança autista participe mais ativamente das interações que permeiam a rotina escolar, é preciso que a professora antes de tudo observe, para assim adotar estratégias que favoreçam a interação social e, sobretudo, os comportamentos de iniciativa”. O estudo avança no conhecimento sobre quais dessas estratégias devem ser adotadas. “No presente estudo, as professoras utilizavam poucos modelos, e menos ainda associados às dicas verbais, o que, de acordo com o estudo mencionado, poderia favorecer a aquisição da linguagem em crianças autistas, dependendo do seu nível de comprometimento.”.

O estudo levanta que são precisas novas investigações que considerem os comportamentos interacionais das crianças com autismo em termos de tempo de duração e não apenas de frequência, considerando que a baixa ocorrência não equivale à ausência desses comportamentos, mesmo porque muitos desses comportamentos ocorrem de forma breve, como o olhar, por exemplo. E também destaca que a importância de um número maior de estudos que possam subsidiar orientações a pais e profissionais, principalmente no que se refere à inclusão escolar de crianças autistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com