TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Artigo e Questões

Por:   •  24/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento

 

Movimento na infância: combustível para o desenvolvimento.

 Barela, J. A. & Avigo, E. L. Movimento na infância: combustível para o desenvolvimento. Por escrito: Revista temática sobre a infância e a educação. Ano 9, no 10, p. 48- 53, 2015 (artigo online)

O movimento é fundamental a sobrevivencia, pois sem movimento não há vida. Diversos são os tipo de movimentos, que são percebidos em acoes voluntarias altamente organizadas. Mais importante, entretanto, é que o movimento constitui nossa única forma de sobrevivencia e para isso devemos produzir acoes motoras adaptativas, invariaveis, complexas que constituem nossa expressao como indivíduo. A capacidade de produzir acoes motoras adaptativas é vital para o ser humano e tambem crucial para o nosso convivio em sociedade.

Aquisicao de habilidades motoras: influencia de muitos fatores

Durante muitos anos recebemos explicacoes sobre a aquisicao e o desenvolvimento de habilidades motoras baseadas em uma visao maturacional. A aquisicao de movimentos que compoem o nosso reportorio motor basico, as habilidades motoras fundamentais, foram atribuidas primariamente do ambiente(Gessel,1933). Essa atribuicao decorreu principalmnete do fato de acreditar que habilidades motoras tais como sentar, engatinhar, andas, correr, saltar, arremessar, chutar entre outras, não precisavam ser ensinadas: em um belo dia ``apareciam`` no repertorio motor das criancas.

Modelo de desenvolvimento motor: influencia de muitos fatores

Desde o nascimento, o ser humano apresenta diversos movimentos.

Uma classe destes moviementos é a dos reflexoes, predeterminados à especies humana. Entretanto, muitos dos movimentos (a maioria) que compoem o reportorio motors na infancia não são prederminados, depedem do ambiente para que possam ser realizados. Clark (1994) sugeriu que nosso organismo, dada a constituicao e organizacao, tem uma pré-disposicao para que certos movimentos sejam adquiridos e venham a fazer parte do reportorio motor. O processo de evolucao tem propiciado caracteristicas estruturais e funcionais para que estas habilidades motoras ``aparecam`` naturalmente, porem se o ambiente demandar mudancas, temos flexibilidade em alterar nosso repertorio incorporando ou deixando de adquirir certas acoes motoras. Um bom exemplo para ilustara o que mencionamos anteriormente é o uso que criancas muito pequenas fazem dos aparelhos eletronicos. Dessa forma, as habilidades motoras adquiridas ao longo do processo de desenvolvimento decorrem de uma constante, continua e complexa interacao entre indivíduo e o ambiente no qul o mesmo esta inserido.

Considerando os objetivos deste texto, a atencao sera direcionada para os periodos de habilidades motoras fundamentais e das habilidades especificas no contexto. Esse direcionamento ocorre durante estes periofos e as influencias ambientais são muito importantes. Assim podemos definir  nosso envolvimento na promocao das praticas de atividade fisica e esporte, mantendo um estilo de vida ativo ao longo dos próximos anos e, possivelmente , ao longo da vida.

Barreira da competencia motora

Anteriormente mencionamos que umas das caracteristicas mais importantes no processo de desenvolvimento é a caracteristica cumulativa: novas aprendizagens decorrem e são possíveis com base nas experiencias anteriores. No caso do desenvolvimento motor, na eventualidade de ocorrer alguma deficiencia de desenvolvimento aquisicao e compentencuas motoras futuras podem ser comprometidas. Diferentemente, o desenvolvimento motor pleno em um dado periodo desenvolvimental motor no estagio subsequente. Portanto, qualquer prejuizo no desenvolvimento motor vivenciado nos primeiros anos pode ser desastroso e um impeditivo para aquisicoes motoras futuras.

1) Comente como os hábitos da atualidade, já a algum tempo, vem influenciando “nossas” experiências motoras. Como essa realidade pode afetar sua futura atuação profissional?

Com o atual nivel de tecnologia e facilidades nas atividades diarias, casa vez mais o ser humano vai deixando de se movimentar

Baldanza (2006) comenta que a internet é tida como a potencializadora deste processo de comunicação no ciberespaço, uma vez que, além de apresentar interação e sociabilidade à distância, ela também criou maneiras para suprir as necessidades da mesma. Ou seja, a internet, assim como outros meios de comunicação – telefone e carta manuscrita – possui uma interação com ausência do corpo físico, entretanto ela também criou ferramentas que suprissem as demandas deste corpo (tonalidade de voz, emoções, gestos e expressões corporais) os quais são fundamentais para a comunicação face a face, e foram substituídos por recursos escritos e representações corporais (emoticons, smiles, e winks), também chamados de corpos virtuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com