TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Computação: Alan Turing

Por:   •  13/7/2016  •  Dissertação  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos da Computação

Alan Turing foi um matemático, que, desde pequeno, mostrava suas incríveis habilidades com matemática e questões relacionadas a criptográfia. Ele nasceu em Londres, no ano de 1913. Com 13 anos, Turing entrou na conhecida e independente escola chamada Sherborne, onde desenvolveu o seu interesse por matemática e ciência. Após passar por Sherborne, Turing estudou na famosa Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde estudou de 1931 até 1934. Em 1934, Turing apresentou sua teoria da “máquina universal”, que com o tempo começou a ser chamada de “Maquina de Turing”.

Nos próximos dois anos, Turing estudou matemática e criptologia no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (Institute for Advanced Study in Princeton, New Jersey). Em 1938, após receber o seu mais elevado título academico, conhecido como PhD (sigla para Philosophiae Doctor, em portugues, Doutor da Filosofia), Turing retornou a Cambridge.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing foi um lider participante da quebra de códigos, especificamente a de cifras alemãs. Ele trabalhou em Bletchley Park, que era uma antiga instalação militar secreta localizada em Bletchley, onde Turing e sua equipe decifraram os códigos alemães durante a II Guerra Mundial.

A Máquina de Turing funciona como por exemplo, um leitor de fitas, com uma fita infinitamente extensível. Essa fita é marcada nos quadrados com “1”, “0” ou de forma nula, sem nada no quadrado. Esses quadrados são verificados, um por um, através de uma “cabeça”, sendo essa, capaz de efetuar 3 ações:
Escrever ou apagar da fita, porém apenas no quadrado que está sendo verificada; alterar o estado interno; e mover a fita 0 ou 1 espaços, para a esquerda ou para a direita.

A máquina lê a sua entrada da fita (input), consulta as regras que controlam as suas ações, e dependendo do input e do estado atual, determina a ação que deverá ser efetuada (apagar, escrever ou mover a fita para esquerda ou para direita) e que estado interno deverá ser assumido. Essa máquina descreve um conjunto de ações para cada estado apresentado, ou um diagrama de transição de estado, representando a mesma informação na forma de diagrama.

state

scanned symbol

print

move

next state

a

blank

0

R

b

b

blank

 

R

c

c

blank

1

R

d

d

blank

 

R

a


A potência da Máquina de Turing baseia-se na capacidade de armazenamento de sua “fita”. A sua extensão infinita significa que o dispositivo pode recorrer a um espaço de armazenamento externo ilimitado, produzindo também um output de tamanho ilimitado. Assim, a fita guarda o input para a máquina, agindo como armazenamento temporário para os resultados parciais durante a execução do algoritmo, e é a forma de output da Turing’s Machine.

Essa Máquina de Turing, era tão poderosa, que, poderia ler qualquer conjunto de regras de sua fita e além disso, Turing provou que sua máquina seria uma espécie de computador universal, pois é possível programar uma Máquina de Turing(definir suas transições) para simular qualquer outra Máquina de Turing, ou seja, a primeira recebe na fita uma descrição das transições da segunda, mais os dados a serem usados por esta última, e passa a executar o programa dela. A Máquina de Turing foi de fato importantíssima para o desenvolvimento das áreas da computação, análise de algoritmos e entre outras áreas.


                        
The National Museum of Computing

O The National Museum of Computing possui diversos acontecimentos interessantes da história da computação. Nesse “tour” virtual por qual eu passei pelo The National Museum of Computing, eu achei diversas coisas muito interessantes em relação a história da computação, como por exemplo, a galeria que possui uma cópia do primeiro computador eletrônico criado, chamado Colossus, com um propósito parecido com o motivo da criação da Máquina de Turing, justamente para ajudar a decifrar mensagens criptografadas entre Hitler e seus generais durante a II Guerra Mundial. [pic 1][pic 2]

                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (410.4 Kb)   docx (311.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com