TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da educação inclusiva

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO CURSO

                   

Disciplina:  Fundamentos da Educação

Tutor: MARIA AUXILIADORA B DE FREITAS

RA: 1141732

Aluno(a): Thiego Garrito Fosaluza

 

Turma:

Unidade:

Descrição da atividade:

Descreva  cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo.

Negligência /Exclusão

A fase da negligência ou omissão que, pode ser observada em outros países até o

século XVII, no Brasil, pode ser estendida até o início da década de 1950. Durante muito tempo, as pessoas portadoras de algum defeito físico, sensorial ou cognitivo eram rejeitadas, abandonada e por muitas vezes até mortas. As sociedades greco-romanas valorizavam a beleza e a perfeição e por isso não aceitava quem não se enquadrasse nesse perfil. Assim, a segregação era considerada a melhor forma de se combater a ameaça representada por essa população. Nesta mesma ocasião, no nosso país, não existia nenhum interesse pela educação das pessoas consideradas deficientes, persistindo, deste modo, na era da negligência.

Institucionalização

No mundo todo  a  institucionalização dos deficientes mentais, era crescente com a criação de escolas especiais comunitárias e de classes especiais em escolas públicas. Já no nosso país, havia uma despreocupação com a conceituação, identificação e classificação dos deficientes mentais. Podemos dizer que a educação do deficiente mental ainda não era considerada um problema a ser resolvido. No Brasil, a fase de institucionalização se dá a partir do Sec. XIX, com “a criação do “Instituto dos Meninos Cegos” (hoje “Instituto Benjamin Constant”) em 1854, e do “Instituto dos Surdos-Mudos” (hoje, “Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES”) em 1857.

Criação de Serviços Educacionais

 A partir do Sec. X são criados programas de serviços educacionais e de reabilitação para deficientes físicos nos Estados Unidos, Inglaterra e Franca. Como só atendiam pessoas que possuíam sequelas da guerra, a ONU passou a discutir a questão da deficiência, e vários países criam políticas educacionais e sociais para resolver o problema. No Brasil, apenas a partir de 1960, é que se começa a criar uma política educacional visando a Educação Especial.

Atualidade

Nos países desenvolvidos, a educação inclusiva vem se desenvolvendo desde o início do século X. Já no nosso país, a política de educação inclusiva dá seu primeiro passo em 1988, com o artigo 208 da Constituição Brasileira que garante o atendimento aos indivíduos que apresentam deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (82.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com