TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  3/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

JULIANA GOMES FERREIRA DOS SANTOS

 8027435

FUNDAMENTOS EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Trabalho apresentado para a disciplina de Fundamentos da Educação Inclusiva, sob a orientação da Prof., Ana Maria Tassinari, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

SÃO PAULO

2019

 

NEGLIGÊNCIA

 Conhecida como a fase da exclusão total. A sociedade Greco-Romana valorizava a beleza e a perfeição, as pessoas que nasciam com algum tipo de deficiência eram excluídas da sociedade. Já na idade média a deficiência era algo sobrenatural, ou seja, as pessoas eram vistas como seres possuídos pelo demônio, muitas foram vitimas da inquisição, por outro lado, havia pessoas que acreditavam que o mesmo eram “filhas de Deus”, e é esse período que as pessoas com deficiências passam a ser acolhidas por instituições de caridade. Vale ressaltar que no Brasil até o ano de 1800 prevaleceu essa fase.

INSTITUCIONALIZAÇÃO

 É nessa fase que se originou, também, os primeiros avanços da medicina, pois a deficiência passa a ser associada à doença, vista por muitos por contagiosa, sendo assim uma ameaça a sociedade, logo as pessoas com deficiências foram isoladas, tratadas em geral em hospitais psiquiátricos ou manicômios. Vale ressaltar que no Brasil até o ano de 1800 prevaleceu essa fase, mantendo as mesmas características, ou seja, marcadas pelo abandono e pelo descaso com a educação especial. À partir do século 19 começou a ter mudanças referentes à deficiência mental, superando a visão de deficiência como algo sobrenatural ou doença, assim então começa o favorecimento a integração e o desenvolvimento dessas pessoas.

CRIAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

 Também conhecida como fase da integração, que aconteceu no século 20, com as primeiras iniciativas a atendimentos de pessoas com necessidades educacionais especiais. Foram fundados institutos, escolas particulares e instituições que continuam existir até os dias atuais, entre elas as mais conhecidas é a APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional) embora não atenda ao modelo ideal almejado na fase atual, mas representa uma grade conquista, tendo hoje, mais de 1000 associações espalhadas por todo o Brasil, colaborando com a inclusão das pessoas com necessidades especiais no ensino regular.

ATUALIDADE

  Estamos caminhando na busca da inclusão.  Aos poucos, os serviços relacionados à educação especial vão se ampliando e garantindo o acesso a permanência e buscando o sucesso das pessoas com necessidades educacionais especiais no e no ensino regular.

Documentos considerados importantes na Educação Especial:

1) Constituição Federa l de 1988 ; 2) EC A – Estatuto da Criança e do Adolescente. Le i n°8069 /90; 3) Declaração Mundial de Educação para Todos; 4) Declaração de Salamanca, elaborada a partir da conferencia mundial sobre necessidades educacionais especiais.

O futuro da inclusão escolar e m nosso país dependerá de um esforço coletivo, que obrigará a uma

Revisão na postura de pesquisadores, políticos, prestadores de serviços, familiares e indivíduos com necessidades educacionais especiais, para trabalhar numa meta comum que seria de garantir uma educação de melhores qualidades para todos.

BIBLIOGRAFIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com