TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE QUALIDADE NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.873 Palavras (16 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 16

Gestão de Tecnologia da Informação

GESTÃO DE QUALIDADE NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA FUNDAÇÃO HEMOMINAS

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

RESUMO: A Fundação Hemominas tem por finalidade garantir à população a oferta de sangue e hemoderivados de boa qualidade, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Política Estadual de Saúde. Atualmente, está se preparando para certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que foi reconhecida em 2001 pelo Ministério da Saúde como instituição competente e autorizada a operacionalizar o desenvolvimento de Acreditação Hospitalar no Brasil. Uma importante questão que se apresenta nesse processo é que a falta de padrões e requisitos pode impactar na qualidade do atendimento. A GTC (Gerência de Tecnologia de Informação e Comunicação) ficou responsável pela gestão, dos padrões e requisitos estabelecidos pela ONA.  O presente estudo buscou avaliar resultados da implementação desses critérios (padrões e requisitos) com foco na área de Tecnologia da Informação, descrever os macroprocessos que compõem a GTC e analisar os mapas de processos e indicadores de qualidade do macroprocesso. A pesquisa permitiu observar que fica muito mais fácil identificar problemas e estabelecer ações de melhorias em processos, quando já existem padrões e requisitos estabelecidos.

Palavras Chaves: técnicas de gestão, qualidade, tecnologia da informação e comunicação.

ABSTRACT: Hemominas The Foundation aims to ensure the public supply of blood and blood products of good quality, in line with the guidelines established by the State Health Policy currently is preparing for certification of the National Accreditation Organization (ONA), which was recognized in 2001 by the Ministry of Health as the competent institution authorized to operate the development of hospital accreditation in Brazil. An important question that arises in this process is that the lack of standards and requirements can impact the quality of care. This study sought to evaluate results of implementation of these criteria (standards and requirements) with a focus in the area of Information Technology, to describe the macro-processes that make up the GTC and analyze process maps and indicators of quality of macroprocess. The research has observed that it is much easier to identify problems and establish actions to improve processes, with existing standards and requirements.

Keywords: management techniques, quality, information technology and communication.

        [pic 1]

1. INTRODUÇÃO

A Fundação Hemominas, tem por finalidade garantir à população a oferta de sangue e hemoderivados de boa qualidade, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Política Estadual de Saúde. Entre suas principais funções estão em assegurar unidade de comando e direção às políticas estaduais relativas à hematologia e hemoterapia, planejar, coordenar e executar a produção de hemocomponentes e a captação, preparação, preservação e distribuição de tecidos biológicos, realizar pesquisas e implantar novas técnicas e descobertas científicas relacionadas à coleta de sangue e outros tecidos biológicos, coordenar a distribuição dos hemocomponentes, hemoderivados e outros tecidos biológicos à rede pública.

O desempenho dos processos envolvidos e os resultados provenientes das ações de melhoria a serem implantadas, contribuirão para que a instituição possa alcançar sua visão de futuro que é “ser reconhecida como organização de excelência mundial em serviços de saúde”. Este processo contribuirá para a melhoria nos serviços prestados aos usuários, pacientes que necessitam de transfusão de hemocomponentes, os doadores de sangue e à sociedade em geral.

Uma importante questão que se apresenta é que a falta de padrões e requisitos pode impactar na qualidade do atendimento aos clientes externo, doadores, pacientes e a sociedade como um todo.  Nesse processo, a GTC (Gerência de Tecnologia de Informação e Comunicação) ficou responsável pela gestão, dos padrões e requisitos estabelecidos pela ONA.  

A GTC é composta por quatro  macroprocessos de apoio à gestão já definidos internamente: Administração de Sistemas, Gestão de Infraestrutura da Informação, Gestão do Suporte e Gestão do Portal Hemominas. Estes processos são muito importantes e estratégicos no âmbito da Instituição, considerando que a Fundação Hemominas, bem como qualquer outra organização, necessita da tecnologia da informação para efetivar e manter o seu processo produtivo em condições adequadas de funcionamento e garantir um bom atendimento aos doadores e pacientes que procuram as unidades regionais diariamente.  A gestão da informação na instituição é um fator importante para a gestão dos demais processos organizacionais.

2. PROBLEMA DE PESQUISA

O presente estudo foi realizado na Fundação Hemominas, na Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação, escolhida para realização deste trabalho em virtude da importância da tecnologia da informação para garantir um bom atendimento aos doadores e pacientes que procuram as Unidades Regionais diariamente.

2.1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

A infraestrutura de TI é hoje parte da realidade de qualquer corporação que faça uso da informática como ferramenta de trabalho. Com a gradativa redução dos custos de equipamentos de informática, empresas adotaram a implantação de infraestrutura de tecnologia da informação.

O ambiente corporativo com a evolução e modernização das tecnologias em geral teve que adequar sua infraestrutura para melhoria de: transmissão de voz, dados, imagens, sistemas de automação e controle, sistemas de segurança, etc.

Com uma maior necessidade de precisão organizacional, com auxílio de sistemas de informação, as empresas ganharam maior eficiência em seus processos, recursos e atividades com a obtenção de resultados previamente estabelecidos.

Rápidas tomadas de decisão, nos tempos de hoje, são feitas pela gestão e processamento das informações que serão possíveis através do ágil e confiável processamento de dados, produzindo informações consistentes e de vital importância gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (285.4 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com