TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Gestão da Qualidade

Por:   •  9/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

                                                                               

Avaliação Integrada: AV2 – Tecnologia em Gestão da Qualidade

3º SEMESTRE

1º Semestre de 2012 - Data: 30/05/2012 - Manhã

Caderno de Questões

INSTRUÇÕES:

  1. Você está recebendo um caderno de questões, e também um gabarito de respostas.
  2. Após o término da avaliação, o caderno de resposta ficará em seu poder, e o gabarito de respostas deverá ser entregue ao professor (a) que aplicou a Avaliação Integrada;
  3. A avaliação integrada é composta de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, com respostas de “a” até “e”. Somente existe uma resposta certa;
  4. Após a identificação da resposta correta, transporte-a para o gabarito de resposta que lhe foi entregue;
  5. Todo gabarito de resposta estará identificado por aluno, curso e RA. Não o recebendo, solicitar ao professor, gabarito de respostas em branco, o qual deverá ser preenchido com os dados do aluno, curso, RA;
  6. O gabarito de respostas não poderá ser rasurado em hipótese alguma, não existindo forma alguma de substituí-lo;
  7. Atenção especial deve ser dada as Instruções do gabarito de respostas;
  8. Tanto o professor como os alunos deverão assinar o gabarito de respostas e, mesmo existindo o RA identificado no gabarito, o aluno deverá preencher os campos identificados pelos números, caso o mesmo não esteja preenchido;
  9. Horários:

9.1. O início será às 08:00 horas;

9.2. O término será às 11:30 horas;

9.3. O aluno deverá permanecer no mínimo 1 hora na sala de aula, não podendo sair antes;

9.4. Em função da saída ser a partir das 09:00 horas, a entrada de aluno retardatário será até às 09:00 horas;

  1.  Saída para ir ao sanitário, somente acompanhado por um inspetor de alunos, que será acionado pelo professor;
  2.  Em função do sistema de leitura ótica, solicitamos cuidado ao manusear a folha, principalmente as bordas com impressão para o sistema de leitura;
  3. Gabarito em Sala, da avaliação, será apresentado no dia 28/11/2011, em sala de aula;
  4. Todos os alunos regularmente matriculados, independentes de terem aproveitado/dispensado disciplinas ou estarem cursando em regime de adaptação, devem realizar a avaliação integrada;
  5. Os alunos, em regime domiciliar no período de avaliações (oficialmente protocolados nas Secretarias das unidades correspondentes, no período definido pelo Manual do Aluno), impreterivelmente terão direito, as reposições de todas as atividades no período, segundo determinação da coordenação do curso, conforme normatizado pela área de registros acadêmicos;
  6. Todo e qualquer recurso referente à avaliação deverá ser solicitado pelo aluno num prazo de 24 horas, após a divulgação da nota, obedecendo-se estritamente o previsto no MANUAL DO ALUNO. Nenhuma questão será anulada em virtude de NÃO abordagem do tema pelo professor, pois todo docente tem conhecimento do conteúdo programático do curso e todos os docentes participaram da elaboração (envio de questões integradas) da avaliação integrada.

BOA AVALIAÇÃO!!

TEXTO INTRODUTÓRIO – Estudo de Caso

A empresa “Qualy Alpha S/A” estava com sua certificação vencida por negligencia e abandono do Sistema de Gestão da Qualidade, por uma exigência do mercado que acarretou em uma queda nas vendas a diretoria resolveu reativar o sistema de gestão da qualidade.

A ação inicial foi realizar uma auditoria interna na organização em 2009, pois o sistema havia sido desativado e extinto em meados de 2005, ou seja, havia quatro anos sem uma avaliação ou ação de melhoria. Para este fim, foi contratado organismo certificador para realizar uma auditoria de processos e avaliar a real situação da empresa e treinar uma equipe de auditores internos para a realização das próximas auditorias.

 O relatório de auditoria apontava as seguintes não conformidades:

  1. Não foi evidenciada a revisão da documentação da qualidade (quando não existia estava desatualizada);
  2. A certificação da empresa ainda estava na versão 2002 da norma NBR ISO 9001:2008;
  3. Não havia sistemática para a comunicação com o cliente;
  4. Não existia a figura do Representante da Direção;
  5. Não existia um comitê de qualidade;
  6. Não foi evidenciada uma sistemática para a aquisição de suprimentos;
  7. Os processos não possuíam controles estatísticos;
  8. Os empregados quando não eram treinados, desempenhavam funções totalmente diferentes das quais foram contratados;
  9. Não havia mapeamento da sequência ótima do processo, ou seja, não se sabia onde estavam os gargalos;
  10. Não foi encontrado evidencia de mapeamento de estoques;

Foi elaborado um plano de ação para a reestruturação do sistema de gestão da qualidade onde uma consultoria iria iniciar os trabalhos de treinamento e conscientização dos empregados, também foi determinado que um programa 5’s fosse implementado antes, para a reorganização dos materiais e processos.

Toda a documentação deverá ser revisada e adequada a norma vigente em ate seis meses concomitantemente com os trabalhos de mapeamento dos processos e de estoques.

Iniciar CEP (controle estatístico de processo) montando indicadores do produto, do processo e do sistema de gestão da qualidade no prazo de um mês.

Realizar pesquisa de satisfação com os clientes para a revisão dos requisitos e por fim realizar uma nova auditoria interna na metade do segundo semestre para juntas dados sobre as melhorias implantadas.

  1. No Japão pós-guerra as empresas estavam em escombros e um grupo de engenheiros americanos foram convidados a participar da reconstrução do pais dentre eles estava Juran, que criou alguns princípios para trilogia criada por juran para a questão das vareabilidades de processo de modo a atingir melhores resultados. Assinale a alternativa que apresente corretamente a trilogia Juran.

  1. planejamento da qualidade, atendimento ao cliente e satisfação do cliente;
  2. Satisfação do cliente, atendimento ao cliente e melhoria continua;
  3. Adequação ao uso, atendimento as especificações e satisfação do cliente;
  4. planejamento da qualidade, controle da qualidade e melhoria continua;
  5. planejamento da qualidade, atendimento aos requisitos e controle da qualidade;
  1. Para realizar o controle dos processos a “Qualy Alpha S/A” necessita realizar a coleta, analise e compilações de dados, para realizar essa atividade foram utilizadas as sete ferramentas básicas da qualidade. Assinale a alternativa que apresente corretamente as sete ferramentas básicas da qualidade.
  1. Fluxograma, Folha de verificação, Defeito zero,        Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa Efeito, Diagrama de Dispersão e Carta de Tendência.
  2. Fluxograma, Kanban, Histograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa Efeito, Diagrama de Dispersão e Carta de Tendência.
  3. Fluxograma, Folha de verificação, Histograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa Efeito, Diagrama de Dispersão e Carta de Tendência.
  4.  Planejamento, Controle, Melhoria, Defeito zero, Fluxograma, Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Pareto.
  5. PDCA, Planejamento, Controle, Histograma, Fluxograma, Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Pareto.
  1. O 5’s foi baseado em uma pratica já utilizada pelas donas de casa japonesas e envolvia toda a família. Assinale a alternativa que apresente corretamente os 5’s.
  1. KANBAN, SEIRI, SEITON, SEISOU, SEIKETSU.
  2. SEIRI, SEITON, SEISOU, SEIKETSU, SHITSUKE.
  3. POKA YOKE e KANBAN. SEIRI, SEITON, SEISO.
  4. SEIRI, SEITON, JUST IN TIME, POKA YOKE, MUDA.
  5. JUST IN TIME, KANBAN, POKA YOKE, KAIZEN.        
  1. No fim dos trabalhos os gestores da empresa “Qualy Alpha S/A” puderam analisar quais foram os custos de Fabricação e os custos de comercialização, além de outros gastos indiretos, aluguéis, energia e os custos totais da qualidade, que são a soma dos Custos de Prevenção, Custos de Avaliação, Custos das Falhas Internas e Custos das Falhas Externas.  Assinale a alternativa que apresente corretamente quais os gurus da qualidade que abordaram o assunto.
  1. Crosby e Deming.
  2. Juran e Feigenbaun.
  3. Ishikawa e Crosby.
  4. Ishikawa e Deming.
  5. Juran e Crosby.
  1. No equipamento de controle do processo de secagem das madeiras o operador tem disponível uma tela de led onde é mostrado o gráfico das Temperaturas em função dos Tempos de aquecimento da estufa de secagem. Utilizando-se do gráfico apresentado na tela qual o valor da Temperatura, quando o tempo for de 100 minutos.

[pic 2][pic 3][pic 4]

  1. 200 ⁰C
  2. 220 ⁰C
  3. 240 ⁰C
  4. 250 ⁰C
  5. 25   ⁰C
  1. Para constatar se o produto estava conforme o especificado no Plano de Controle o inspetor da qualidade do processo, realizou a inspeção em 5 (cinco)  produtos .

 A característica inspecionada conforme o plano foi o comprimento L, dado em milímetros (mm), com a especificação de aceitabilidade de 1000,0mm + - 0,5 mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (325.4 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com