TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GOOGLE LOON

Por:   •  30/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 PROJECT

   LOON

André Brandemburg  

Matricula: 20122101062        

Universidade Veiga de Almeida

Ciência da Computação

Tópicos Avançados de Redes

Prof.: Carlos Alberto Alves Lemos

Abstração

Esse paper descreve um apanhado geral do projeto Loon Internet para Todos. O projeto visa levar internet sem fio para localidades remotas, como áreas rurais, com um conjunto de balões de alta altitude equipados com um sistema avançado de transceptores. Essa tecnologia pode evitar o uso de caras infra-estruturas no solo para países em desenvolvimento.

O que é o Projeto?

De acordo com o Google, dois terços das pessoas no planeta estão fora do alcance da internet. Para resolver este problema, vem sendo desenvolvido um projeto inovador chamado “Loon” para providenciar acesso a rede gratuito a regiões remotas, assim como melhorar a comunicação durante desastres naturais ou crises humanitárias. A chave está em um conjunto de balões posicionados na estratosfera formando um cinturão wireless.

[pic 2]

História

No inicio, em 2011, a idéia pareceu meio louca, mas foi anunciada oficialmente pelo Google em 2013. Um experimento piloto foi lançado na Zona Zelândia, 30 balões foram posicionados e os testes bem sucedidos. A expectativa é de milhares de balões voando ao redor do globo.

[pic 3]

Como se movem?

Posicionados em camadas de ventos da estratosfera, cerca de 30km de altitude, duas vezes mais alto que as rotas de avião e mudanças climáticas. A essa altura existem diversas camadas de vento em diferentes direções e velocidade.

A estratosfera se encontra entre 10~60km acima do solo com ventos de acima de 20mph, é a camada perfeita para captação de energia solar por painéis já que não há nuvens. Os balões são manobrados entre as camadas de acordo com dados da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration)  e contam com um GPS para controlar sua posição, segundo os desenvolvedores o algoritmo de navegação é extremamente complexo e determina onde os balões irão.

[pic 4]

Loon Design

O equipamento tem vida útil de 2 anos, custam aproximadamente 10mil US$. Todo equipamento pode ser reaproveitado, visto que o tempo médio na atmosfera é de 150 dias.

Os três componentes principais são:

  1. Invólucro
  2. Painéis Solares
  3. Eletrônicos

Invólucro, parte inflável do balão. É feito de polietileno e preenchido de hélio, é resistente a raios UV e temperaturas como -80 graus Celsius. Possuiu um para queda para descer o balão de forma segura.

[pic 5]

Painel solar.  Cada balão pode ser manter energeticamente sozinho com a ajuda de painéis solares de alta eficiência, produzindo cerca de 100 watts de força durante o dia, isso garante o funcionamento 24h de todos os componentes.  A energia em excesso é armazenada em uma bateria.

[pic 6]

Eletrônicos contam com circuitos, antena de rádio, GPS, sensores e bateria. O sistema é baseado em Linux.

[pic 7]

 

Como funciona a conexão?

As antenas de rádio providenciam a conexão com estações terrestres e de balão em balão. Uma antena especial é instalada nas casas e nas estações, o diâmetro de conexão é em torno de 40km do balão e o sinal se equipara ao 3G (10mpbs). Essas antenas usam bandas ISM de 2.4Ghz e 5.8Ghz. A banda ISM é reservada internacionalmente para propósitos científicos, industriais e médicos exceto telecomunicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (298.8 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com