TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de consoles

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

A primeira geração de consoles teve início em 1972 a 1977, e se caracterizou pela invenção dos consoles de vídeo games por meio da guerra, pois de inicio se tratava de um projeto para fins militares, com o tempo foi-se desenvolvendo consoles para que o usuário pudesse interagir com a TV que naquela época ainda era monocromática, então por meio de várias ideias foi-se aprimorando os consoles, pois antes rodava-se apenas um jogo como o famoso Pong. E com a evolução esse número passou a ser maior, os periféricos utilizados começaram a ser mais sofisticados, interagindo cada vez mais com os seus utilizadores. São exemplos de consoles da primeira geração: Magnavox Odyssey, Pong, Coleco Telstar, APF TV Fun, entre outros. (Live Games, online, 2011).

A segunda geração ocorreu no período de 1976 a 1984 e se caracterizou pela inserção de consoles programáveis, ou seja, ouve uma separação entre hardware (consoles) e software (jogos), o qual eram disponibilizados cartuchos com uma variedade de jogos para determinado console, além disso, foi um marco bastante importante, pois, começou a ter muita concorrência devido o sucesso da Atari, porém por outro lado, os jogos que estavam sendo desenvolvidos eram praticamente os mesmos e com temáticas pouco diferentes, ocasionando o desgaste do público em relação aos jogos, tendo como

consequência uma grande quebra no mercado dos consoles, com o consumidor tendo preferência nos fliperamas, este acontecimento ficou conhecido como Crash de 83. (IGN, online, 2011).

Outro marco da segunda geração é o desenvolvimento de consoles portáteis, de modo que o usuário possua mais flexibilidade ao jogar, porém não foi muito popular devido a baixa quantidade de jogos disponíveis, outro marco foi a introdução das empresas Sega e Nintendo no mercado dos consoles, “salvando” o mercado no final de 1984, dando início a terceira geração de consoles. (Felipe Vinha, online, 2008).

A partir de 1983, chegou ao mercado à chamada terceira geração de consoles. Os aparelhos usavam processadores de 8-bit e já incorporavam os cartuchos de jogos. Na época, eram três os principais fabricantes, a Atari com seu modelo Atari 7800, a marca SEGA com seu console de nome Master System e a famosa Nintendo com seu NES, conhecido no Brasil como "Nintendinho". (Live Games, online, 2011).

A quarta geração de vídeo games deu-se início a partir do ano de 1987 e seguiu de maneira solida até meados de1997. O salto para esta geração foi considerado alto na época, os consoles de 8-bit deram lugar para os potentes 16-bit. Seus principais consoles ainda usavam cartuchos de jogos, mas já neste período começaram os testes para substituição dos caros cartuchos para os CDs. Os principais vídeos games eram o TURBO Grafx-16 da fabricante NEC e Hudson Soft, Sega Mega Drive da marca SEGA, Neo-Geo pertencente à SNK e o Super Nintendo da Nintendo. (Live Games, online, 2011).

A quinta geração dos vídeos games, ocorreu entre os anos de 1993 até 2002 o qual ocorreu o surgimento da quinta geração de consoles de game, que trouxe novas inovações para o mundo dos games, pois surgiu os consoles com arquiteturas de 32 e 64 bits, baseado em um console lançado naquele tempo o 3DO, formado por uma sociedade de 7 empresas que fabricaram este console, contudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com