TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Seminário: Gestão De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Seminário  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 4(gestão de pessoas)

PASSO 2.LER O ARTIGO A SEGUIR INDICADO, FOCALIZANDO A LEITURA PENSANDO NAS ESTRATÉGIAS DE MELHORIAS QUE A EQUIPE RECOMEDARÁ PARA A EMPRESA EM PLANO DE AÇAO:

A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

É preciso, conscientizar os funcionários da importância do uso dos EPIs, luvas, máscaras e roupas adequadas para o ambiente em que eles atuam. Fazendo essa ação específica, a organização está mostrando reconhecimento ao trabalho do funcionário e contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida. Ao invés de obrigar os funcionários a usarem, é melhor realizar esse tipo de trabalho de conscientização, pois o retorno será bem mais positivo.

A segurança do trabalho também é importante que a empresa forneça máquinas adequadas, em perfeito estado de uso e de preferência com um sistema de travas de segurança. É fundamental que as empresas treinem os funcionários e os alertem em relação aos riscos que máquinas podem significar no dia-a-dia. Caso algum funcionário apresente algum problema de saúde mais tarde ou sofra algum acidente, a responsabilidade será toda da empresa por não ter obrigado o funcionário a seguir os procedimentos adequados de segurança. Caso o funcionário se recuse a usar os equipamentos que o protegerão de possíveis acidentes, a organização poderá demiti-lo por justa causa.

As prevenções dessas lesões/acidentes podem ser feitas através de:

* Estudos e modificações ergonômicas dos postos de trabalho.

* Uso de ferramentas e equipamentos ergonomicamente adaptados ao trabalhador.

* Diminuição do ritmo do trabalho.

* Estabelecimento de pausas para descanso.

* Redução da jornada de trabalho.

* Diversificação de tarefas.

* Eliminação do clima autoritário no ambiente de trabalho.

* Maior participação e autonomia dos trabalhadores nas decisões do seu trabalho.

* Reconhecimento e valorização do trabalho.

* Valorização das queixas dos trabalhadores.

É preciso mudar os hábitos e as condições de trabalho para que a higiene e a segurança no ambiente de trabalho se tornem satisfatórios. Nessas mudanças se faz necessário resgatar o valor humano. Nesse contexto, a necessidade de reconhecimento pode ser frustrada pela organização quando ela não valoriza o desempenho. Por exemplo, quando a política de promoção é baseada nos anos de serviço e não no mérito ou, então, quando a estrutura salarial não oferece qualquer possibilidade de recompensa financeira por realização como os aumentos por mérito.

Se o ambiente enfatizar as relações distantes e impessoais entre os funcionários e se o contato social entre os mesmos for desestimulado, existirão menos chances de reconhecimento.

A importância do reconhecimento porque a partir do momento que a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com