TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Minas Móveis: Novo modelo de negócios

Agosto/2018

[pic 2]



Elaborado por: Livia Mattedi Kafler

Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Turma: [turma]


Tópicos desenvolvidos

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  1. Produção
  2. Distribuição
  3. Logística
  4. Serviços
  1. Considerações finais
  2. Referências bibliográficas

Apresentação e objetivo

O presente relatório visa abordar os conceitos necessários para desenvolver ações estratégicas para a melhoria de quatro processos da empresa Minas Móvel que envolvem:

  • Produção
  • Logística
  • Distribuição
  • Serviços.

A Minas Móvel é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas de informação que obteve um crescimento rápido nos últimos anos, porém, sem rever o modelo de negócios que iniciou a companhia. A tecnologia da informação se tornou ao longo dos anos, uma área essencial dentro das empresas, seja por meio de outsourcing ou equipe própria. As empresas necessitam agilidade para acessar e analisar dados, segurança para as informações confidenciais e sistemas que otimizem os trabalhos e tomadas de decisão.

O intuito da proposta é entender cada processo dentro da empresa e analisar os pontos de melhoria de forma a desenvolver estratégias que façam o serviço da Minas Móvel ficar mais eficiente e competitivo frente o novo mercado que se desenvolve cada vez mais rápido e com inovações constantes.


Desenvolvimento

É clara a importância dos serviços da tecnologia da informação nos dias de hoje. Não só para empresas, mas para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Atualmente a grande maioria da população do planeta utiliza a internet para coisas essenciais no dia a dia. E nesse mercado tão ascendente diversas empresas voltadas ao desenvolvimento de soluções tecnológicas surgem e a necessidade de se sobressair dentre tantos serviços diferentes é grande.

A abordagem a seguir visa identificar quais ações e mudanças deveriam ser realizadas para que a empresa Minas Móvel tenha uma gestão mais enxuta, desenvolvendo de maneira mais eficiente suas atividades, com maiores oportunidades de agregar valores para os clientes.

Administração estratégica e gestão de negócios mais eficiente.

A partir do resultado da pesquisa da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar) pode-se obter uma visão geral do mercado de tecnologia e sua taxa de crescimento ao decorrer dos anos.

A categoria de vendedores apresentou um crescimento considerável, sendo viável o desenvolvimento de aplicativos para apoiar suas atividades e melhorar o atendimento ao cliente.

A vantagem competitiva de uma empresa pode partir de um projeto de melhoria de algum produto ou serviço já existente de forma rápida ou uma inovação tão boa que não seja possível copiar tão cedo. Para qualquer empresa se destacar nos dias de hoje é essencial que ela seja inovadora, ofereça qualidade nos produtos e atendimento e acompanhe as tendências de evolução tecnológica e competitividade do mercado. Dentro desse contexto a empresa Minas Móveis entende a necessidade de se reinventar e aprimorar suas ações estratégicas e tornar seu modelo de negócios mais atualizado com as demandas do mercado.

Produção

Para se destacar no mercado atual uma empresa deve estudar e analisar todas as etapas dentro do seu processo, observando todas as oportunidades de inovação, melhoria de algum serviço ou produto já existe e redução de custo. A Minas Móvel é uma empresa que presta consultoria e desenvolve sistemas de informação para o mercado.

De forma a entender melhor as demandas do mercado por sistemas diferenciados, a empresa deve realizar um estudo dos ambientes internos e externos da empresa. Avaliar qual o mercado que mais necessita de entrada de uma equipe de tecnologia e quais mercados já estão saturados. A partir da pesquisa realizada pela PNAD (analisando o período de 2005 a 2011) mostra que uma das categorias que apresentou grande crescimento de acesso à internet é a de trabalhadores de bens e serviços e de reparo e manutenção.

Entendendo esse mercado, é interessante que a Minas Móveis estude o desenvolvimento de um aplicativo que otimize o trabalho dos funcionários da área de manutenção, como, por exemplo, um aplicativo (para telefone celular e desktop) que facilite a visualização das peças e ferramentas que estão disponíveis em estoque, quais as peças que estão acabando e precisam de reposição, quais as ferramentas necessárias para o trabalhador desenvolver um trabalho específico evitando o risco de esquecer ou levar algo incorreto e, até mesmo algum aplicativo conectado com o a empresa contratante ou com algum outro sistema que emita um alerta sempre que alguma parte do processo necessitar manutenção.

Garantia de um serviço seguro e ágil.

Distribuição

Para o desenvolvimento do aplicativo a empresa Minas Móveis poderá contar com sua equipe própria, pois possui profissionais capacitados para exercer tal atividade e reduzindo assim os custos de contratar uma outra empresa. Esse aplicativo poderá ser utilizado tanto por profissionais da manutenção de empresas e indústrias como por profissionais autônomos que atendem a domicílio.

A distribuição do produto direcionado as grandes empresas e industrias pode ser feito por meio de parcerias, onde a Minas Móveis desenvolveria um aplicativo especificamente voltado para as necessidades e atividades daquela empresa, por um custo menor e em troca do serviço a Minas Móveis seria também a desenvolvedora de pelo menos mais um outro sistema de informação para aquele cliente.

A partir da parceria com grandes empresas, a Minas Móveis se inova e entra em um mercado diferente e até então desconhecido, podendo em pouco tempo ser prestadora de serviços de grandes empresas em todos os setores da indústria. Para realização do approach para as parcerias a Minas Móveis poderá contar com a contratação de uma empresa especializada no assunto e em contratos dessa natureza.

Para o profissional autônomo a Minas Móveis deve investir em um marketing direcionado para eles, entregando um aplicativo compatível com todos os sistemas e de graça, ganhando apenas uma porcentagem pequena do serviço prestado. Para desenvolvimento da estratégia de marketing e como realizar o approach com os profissionais autônomos, a Minas Móveis deverá contratar uma empresa terceirizada especializada em marketing digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com