TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação Módulo: 4

Aluno: WOLNEY SILVA NETTO Turma: MBA Online 0819-9_1

Tarefa: Atividade Individual da disciplina Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

Startup escolhida: INFRA SOLAR

Sistemas de Informação – SIs

Estratégias genéricas Diferenciação: como a startup INFRA SOLAR está inserida no ramo de energia renováveis e meio ambiente o valor percebido pelos clientes devem ser superior ao oferecido pelo padrão que utiliza a energia convencional. É necessário que a empresa invista em customização em massa e novos produtos através de P&D. Exemplo: APPs, checkpoint (posto de controle) e sharing hub (compartilhamento).

Custo: a startup INFRA SOLAR deve oferecer produtos que tenha melhor custo-benefícios atendendo a clientes que se preocupam com a sustentabilidade. Exemplo: mobilidade elétrica, smart cities, casa conectada e integração modal.

Enfoque: é necessário que a startup INFRA SOLAR permita explorar atributos como qualidade ou desempenho superior dentro de um nicho específico da sustentabilidade. Exemplos: mobilidade e internet das coisas, computação em nuvem, inteligência artificial e big data.

A implantação de Sistemas de Informação vai proporcionar para a INFRA SOLAR as seguintes vantagens:

1) Melhora da qualidade dos produtos e/ou serviços prestados com foco na sustentabilidade;

2) Velocidade no tratamento das informações para servir no suporte a tomada de decisão para o corpo gerencial da empresa;

3) Agilidade empresarial frente ao novo Mercado de mobilidade, smart cities e energia renováveis.

Modelos de negócio

Business model canvas Parcerias chave: distribuidoras de energia elétrica, fornecedores de materiais e prefeituras.

Atividades chave: desenvolvimento e manutenção de produtos e atividades em renováveis e meio ambiente.

Recursos chave: Energia Solar, Energia sustentável, Energia fotovoltáica, Veículos elétricos, Mobilidade Urbana, Micromobilidade, Sustentabilidade, Eficiência Energética, Fontes Renováveis de Energia e Smart Cities.

Oferta de valor: mobilidade elétrica e controle de consumo de energia elétrica em tempo real.

Relacionamento com clientes: recomendações, produtos on-line.

Canais: infrasolar.com, APPs e canais sociais (Facebook, Instagram).

Segmentos de clientes: pessoas que priorizam produtos sustentáveis.

Estrutura de custos: desenvolvimento e manutenção de plataformas, logísticas, aquisições e reposições de placas solares e patinetes.

Fonte de receita: venda de produtos e assinatura mensal de manutenção

Processos de negócio

Modelo das 5 forças competitivas Impacto da entrada da startup INFRA SOLAR pela avaliação das 5 Forças de Porter:

Rivalidade entre os concorrentes: aumenta cada vez mais pois atualmente cresce a procura por produtos e marcas de empresas que utilizam energias renováveis. Neste nicho, as empresas tendem a ter mais conhecimento e reconhecimentos do que seus rivais (concorrentes). A utilização de produtos apresentados pela INFRA SOLAR como mobilidade e smart cities vem proporcionando vantagens para seus clientes e na população das cidades que a empresa está localizada.

Novos entrantes: a entrada da energia renovável gerou novos negócios para muitas pessoas e empresas. A utilização de produtos com eficiência energética cresce cada vez mais no cenário atual, e o número de empresas vem crescendo de forma similar. O uso de ferramentas como APPs de controle de consumo, checkpoint, big data e sharing hub para mobilidade elétrica são diferenciais para o crescimento neste mercado.

Produtos substitutos: a eficiência energética são uma ameaça e também uma oportunidade a qualquer empresa atualmente no ramo de energia elétrica por permitir facilmente a entrada de produtos e serviços substitutos. O avanço das cidades inteligentes proporciona o surgimento de novos produtos como: patinetes e veículos elétricos para mobilidade urbana.

Poder de barganha de clientes: com o aumento de opções de produtos e serviços sustentáveis no mercado permitiu aos clientes da INFRA SOLAR o não pagamento de altas contas de energia elétrica junto as concessionárias de eletricidade, garantindo assim, a autonomia energética. O uso dos produtos de mobilidade urbana proporciona a não utilização de veículos a combustão.

Poder de barganha de fornecedores: como a utilização de produtos e serviços sustentavel ainda é algo novo no mercado Brasileiro, há pouca opções de empresas especialistas no ramo. Desta forma, a empresa INFRA SOLAR acaba ficando com dependências dos preços oferecidos por estes fornecedores, diminuendo sua margem de lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com